Publicação de Geografia Online
Damião Medeiros
O rio Potengi que deu o nome á capitania, á província e ao Estado nasce na Serra de Santana, a 500m de altitude, em Cerro-Corá e tem a foz em Natal - RN; tem 176km2 de extensão; na época dos colonizadores era temporário (água corrente no leito na época das chuvas); Potenji significa rio de camarões, por ser um braço do Mar, com mangues, a terra de Antônio Felipe Camarão, o Poti; potiguar significa "comedor de camarões", para quem nasce na faixa de terras próximo ao Mar, entre Canguaretama e Touros - RN; quem nasce no interior do RN é norte-rio-grandense; hoje o rio Potengi passa até 8 anos sem ter água corrente no seu leito; é duplamente morto porque a maior parte do seu corpo é recheado com esgotos e lixos; não existe qualquer iniciativa do governo e comunidade acadêmica para se ressuscitar o Rio Potengi, o RGN.
- Responder
Filipe Ricardo
O Rio de Janeiro deveria se chamar Rio Grande do Meio.
- Responder
Gustavo Rasera
Perfeito ter chamado de invasores, descobridores é que não foram, já que já havia gente! 

- Responder
Joaquim Filipe Mósca
Foram descobridores de terras que eles não conheciam, para eles foi uma descoberta. E para os povos indígenas foi outra descoberta, de gentes estranhas chegados em grandes barcos. Houve uma descoberta recíproca.
Se acaso se descobrisse vida noutro planeta isso causaria uma grande comoção. Usei aqui, propositadamente, a palavra "descobrisse", de des-cobrir, destapar, revelar o que antes estava coberto.
Invasores? Mas invasores de quê? Existia alguma unidade política, algum estado constituído quando os portugueses chegaram a esses terrotórios? E o que era expectável que fizessem? Chegaram, "descobriram" e voltavam para solo europeu e esqueciam a aventura?
- Responder
Feres Mohanna
e agora estamos conquistando o territorio do Rio Grande do Leste em terras portuguesas.
- Responder
Avraham Nachshoni
Para o meu espanto me deparei com o termo invasores , como se quem escreve nao fosse parte dessa invasao . Quando os brasileiros vao assumir serem eles , antigos ou novatos , responsaveis pela colonizacao ? A partir do momento que a familia real passou a viver no Brasil , o Brasil toma um rumo de metropole e Portugal passa a decair . Antes disso , todo aquele que nasceu no Brasil de certa forma ja nao era portugues . Essa tentativa de nao assumir a responsabilidade pelo passado da nacao leva a banalizacao da verdade historica .
- Responder
- Editado
João Teixeira
A todos os que usam termos fora de época e com más intenções... pensam abandonar esse território já que ao contrário de mim estão a ocupar terreno invadido? É que se foi ocupado isso faz de vocês o quê? Invasores... Cresçam e arranjem tema melhor para tentar mostrar inteligência.
Já agora... nas nossas vidas existem momentos menos conseguidos e outros que fazem parte do crescimento. Não por isso apagamos a nossa existência. Eu tenho orgulho no país que o Brasil é e faz dele grande o quê? A sua historia povos e o povo é todo esse conjunto do qual todos vocês são parte ativa. Tenham orgulho. Olhem a vossa volta. Têm todos os motivos para ter orgulho das raízes e da historia também.
- Responder
- Editado
Adeva Dos Santos
Nos Estados Unidos tem duas Carolinas, duas Dacotas, dois Washington's.
- Responder
Duarte Nuno Januário
Os “invasores” são os antepassados dos brasileiros, que criaram essa nação. Ou seja, os portugueses de então.
Os portugueses de agora, são os descendentes dos que não saíram de Portugal. No entanto, os portugueses de hoje sentem muito orgulho no legado dos portugueses de então, “pais” do que atualmente é o Brasil.
- Responder
Marcelo Oliveira Da Silva
Todo resto é Rio Grande do Meio e a Lusitania vira Rio Grande de Fora. Feitooo!
- Responder
Petronio Farias
" Quando os invasores....." O nível que chega a cultura woke, termo extremamente infeliz empregado no texto, desrespeitando a história de um dos elementos que compõem o povo brasileiro. Eles trouxeram cultura e civilidade a uma terra selvagem, contribuindo de forma decisiva o que somos hoje, este país gigante é diverso. Parabéns aos nossos colonizadores.