sábado, 31 de março de 2018

Foco: água doce no estado líquido


17)Os 4 Elementos da Natureza foram registrados com exatidão no Tempo e no espaço, inclusive no Livro Bíblico do Gênese:
1)          Energia luminosa e calorífica do Sol – Gen 1,3 - há 3,5 bilhões de anos a Luz do Sol teve acesso á Terra, depois que as atividades vulcânicas foram reduzidas drasticamente;
2)          Gen 1,6-7 – ATMOSFERA com água no estado gasoso e 12 gases em suspensão na pressão Atm, que finalmente tocou o chão há 3 bilhões de anos, condição para a vida microscópica;
3)          Solo orgânico mineral – Gn 1,11,12, 24, 26; Gn 2,7;
4)          Chuvas, água no estado líquido- Gn 2,5, há 2,5 bilhões de anos.

A Vida só existe para quem a conhece.


18) atribuir a seca nordestina á escassez de água, falta de chuvas é ESVAZIAR a ciência, ESCRAVIZAR  a consciência e promover o contrassenso.

Sobre água; sobre vida.


19) ECOLOGIA: Ciência que compreende a observação, a pesquisa, o estudo, a manutenção  para o EQUILÍBRIO da vida estabelecida no ambiente.

Enunciado sobre a água e sobre a vida.


33)O volume médio de chuvas que cai por ano nos mais de 8.511.000 km² do Brasil é de 1.500.000m³ por km²;
Matematicamente essa água dar para abastecer os 7,6 bilhões de pessoas da Terra durante 113 anos.

sexta-feira, 30 de março de 2018


20) MEIO AMBIENTAL:   Porção   física     observada,
     ou em estudo, que caracteriza o estabelecimento
       dos Reinos Animal e vegetal em Harmonia com
         os  quatro Elementos da Natureza e suas
                     Variáveis Atmosféricas.


21) As variáveis atmosféricas/climáticas envolvidas com a formação de nuvens são as mesmas envolvidas com as precipitações (chuvas), porém com valores absolutos diferentes: temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, ventos, evaporação de água, e todas relacionadas com a luz Solar no tempo e no espaço; parcialmente relacionadas com outros elementos físicos mais constantes – relevo, cobertura vegetal, água na litosfera, ou hidrosfera. 


SE VIVER NÃO BEBE, SE BEBER NÃO VIVE.
A ÁGUA DA CHUVA H2O É LÍMPIDA, INCOLOR, INODORA, PORÉM QUANDO SE PRECIPITA NO CHÃO ADQUIRE ELEMENTOS ESTRANHOS; PODE-SE CAPTAR ESSA ÁGUA DERETAMENTE DA NUVEM, e ARMANZENANDO-se-A TAL QUAL VEM DA NUVEM, em quantidade e qualidade.  

A água das chuvas no semiárido NE é a mais pura do Brasil; tem pH 6,4 (nem ácida, nem alcalina); a baixa poluição atmosférica(comparada a outras áreas do BR) é totalmente varrida para o chão por 5mm de chuvas, com a limpeza durando 72 horas; no semiárido de 800.000 km² a menor oferta de chuvas é de 400.000 m³ por km², ao ano =
320.000.000.000 (duzentos e quarenta bilhões de m³ de água); captando-se e armazenando-se 20% dessa água não haveria a famigerada seca. Mas 80% da água das chuvas desaparecem 72 horas após a chuva, 20% viram LIXO/secam

Quadro água 3.
As plantas  e os animais têm em média 65% de água no corpo, porém o Homem tem 82% de água no sangue, e 92% de água na massa encefálica; tem de ser água doce com pH entre 6 e 8.


O Homem é o  ser vivo mais dependente de água doce no estado líquido; as chuvas são o único processo de suprimento da água doce no Brasil; toda água da Terra veio, ou vem de um regime de chuvas;
Tem áreas da Amazônia que recebem mais de 4.500mm de chuvas por ano.
O semiárido NE e os Pampas gaúchos são as áreas do Brasil que recebem menos chuvas por ano; a oferta média de chuvas no semiárido foi de 500mm ao ano, mas hoje recebe de 250mm a 600mm ao ano, ou seja, de 250 litros por m² a 600 litros de água das chuvas por metro quadrado, média de 400mm ao ano que corresponde a 400 milhões de litros por km², ou ainda, uma lâmina de água de 40cm cobrindo 800.000 km².


Enunciado da água


27) Toda água da Terra veio, ou vem de um regime de chuvas – nos Oceanos e mares, nos lagos, nos rios, nos lençóis subterrâneos, na atmosfera; o 1º estado da água foi o gasoso, o 2º estado da água foi o líquido (chuvas) e o terceiro estado é o sólido; Hoje, na Terra, tem rios com água corrente que se originam do desgelo das montanhas; todos os rios perenes tiveram origem em fontes de água oriundas dos lençóis subterrâneos, reabastecidos pelas chuvas periódicas.

Enunciados da água


26)Existe a vida de água doce nas terras emersas e a vida de água salgada nos oceanos e mares – uma não sobrevive no ambiente da outra. São raras as espécies de plantas, ou de animais que podem estar nas duas águas, como é o caso do peixe salmão. O sal é da terra, do chão; a água da chuva não tem sal. Todo açude no semiárido que acumular água por mais de 400 dias sem se renovar com água das chuvas fica salgado; se o lençol de água subterrânea passar milhares de anos sem receber (drenagem) água das chuvas fica salgado, ou seca.



A gente come, bebe e respira água doce: são 50 litros de água para as atividades domésticas, por dia,  sendo 3 litros para beber, sem  falar na ingestão de água nos alimentos, nos sucos de frutas.
São 1.000 litros de água doce por dia para produzir 1 quilo de alimentos das refeições diárias, no NE, que pode ser reduzida a 1/3 controlando-se a evaporação excessiva de água na lavoura.
E para respirar? Os 6 m³de oxigênio da respiração diária são fornecidos por 200m³ de massa vegetal verde, e são 5 litros de água, por dia, por m³de massa vegetal.

Enunciado da água 27


27) Toda água da Terra veio, ou vem de um regime de chuvas – nos Oceanos e mares, nos lagos, nos rios, nos lençóis subterrâneos, na atmosfera; o 1º estado da água foi o gasoso, o 2º estado da água foi o líquido (chuvas) e o terceiro estado é o sólido; Hoje, na Terra, tem rios com água corrente que se originam do desgelo das montanhas; todos os rios perenes tiveram origem em fontes de água oriundas dos lençóis subterrâneos, reabastecidos pelas chuvas periódicas.


Com chuva não dá praia no NE.

Para as cidades BR a chuva é sempre desastre, e não dá praia.
TRIBUNADONORTE.COM.BR
A chuva intensa que caí na capital potiguar nesta quinta-feira (29) tem feito a Prefeitura do Natal redobrar a atenção no acompanhamento de possív
Comentários
Damião Medeiros As cidades brasileiras não foram planejadas para o País das chuvas que é o BR; totalmente impermeabilizadas, e ocupando os espaços do escoamento e armazenamento da água - várzeas, baixadas, aterramento de rios, e do Mar; além disso muito lixo doméstico excretado da cabeça (cérebro) dos cidadãos(???)
Gerir
Responder1 min

quinta-feira, 29 de março de 2018

Não morra à míngua de secura. Reaja.

Damião Medeiros medeirosseverino8@gmail.com

Anexos16:29 (Há 41 minutos)
para astrocruz4
grande reservatório de água forrado (impermeabilizado) com lona; VALA retentora de água subterrânea e de nutrientes minerais para hortaliças, sem irrigação, sem gotejamento 
2 anexos
 
 

Damião Medeiros medeirosseverino8@gmail.com

17:10 (Há 0 minutos)
para astrocruz4
Lona para os Projetos de nossa propriedade intelectual - lona plástica e/ou manta PVC, levando-se em conta a pressão exercida pelo conteúdo do tanque, ou da cisterna - água presa, água corrente, terra (tanque e vala); existe manta PVC para armazenar lixo (caso do aterro sanitário de Ceará Mirim - RN) que passa 400 anos enterrada em segurança;
Sobre o Projeto de Captação de água diretamente das nuvens e armazenada tal qual vem das nuvens, água para o abastecimento urbano com total higiene (ver maquete 5): uma área de captação de água da nuvem no tempo das chuvas e junto à área de captação tantas cisternas quanto necessário para captar o volume de água captada; esse conjunto recebe duas cercas: cerca de arame farpado 2m de altura 8 fios de arame para evitar o acesso de gado;cerca de tela de náilon, malha fina, com 4m de altura(interno à cerca de arame) para evitar o acesso de insetos alados, rastejantes e pequenos (outros) animais - ratos, cobras, lagartos, roedores. PARA O CASO DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, na Serra de Santana, população de 5.000 habitantes, 20m³ de água para o abastecimento urbano, por ano, por pessoa; 5.000 x 20 = 100.000 m³ por ano; oferta de chuvas em 2.018 = 500mm, ou 500L/m²; 100.000m³ : 0,5m³= 1.000.000:5= 500.000 m2 de ÁREA DE CAPTAÇÃO DESSA ÁGUA, FORRADA COM LONA NO TEMPO DAS CHUVAS;  para facilitar a coberta das cisternas a largura deve ser de 5m; exemplo 100 x 5 x 6= 3.000 m³; 100.000m³ : 3.000m³= 100:3= 33 cisternas de 3.000m³ que pode ser dividida em 5 ou mais projetos para facilitar a transposição da água entre o Projeto e a cidade; é absolutamente seguro: todos os anos chove em Ten. Laurentino; se a oferta de chuvas é reduzida para 250mm ao ano, e a população é a mesma, a área de captação (do mesmo volume de água) 1.000.000m²; se a oferta de chuvas é 500mm e a população crescer para 10.000 habitantes a área de captação tem 200.000m² e 66 cisternas de 3.000m³. Cada município RN pode ter SUA ÁGUA doce, limpa para o abastecimento urbano: água sem lixo, sem excrementos, sem petróleo, sem veneno da lavoura...( os médicos vão morrer de fome, já que assim não há doenças).   e para  a agricultura? Com o Tanque Retentor de água subterrânea e nutrientes minerais (E VALA retentora) são 10m³ para encher cada tanque na construção,e depois as chuvas fazem a reposição da água pelo resto da vida, e o planta (árvore) do TANQUE se mantem bem suprida de água; logicamente deve se ter um Projeto de Captação e armazenamento água para a agricultura; a diferença com o outro Projeto de Água para o abastecimento urbano - não precisa da cerca de náilon. o Projeto de Captação e Armazena;a água doce no estado líquido estará disponível em quantidade e qualidade enquanto houver chuvas no lugar, com mais de 100mm por ano. Apresente suas dúvidas quanto ao PROJETO DE CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS NO SEU MUNICÍPIO - Tenente Laurentino Cruz-RN, e nunca mais fale em seca; não morra à míngua com a seca RN, nem deixe sua terra explodir de secura; divulgue a ideia.

Educação ambiental científica

medeirosseverino8@gmail.com

11:54 (Há 16 minutos)
para astrocruz4
Tanque Retentor de água subterrânea e de nutrientes minerais para o cultivo de uma árvore frutífera (no caso bananeiras e acerola), de acordo com a planta do tanque: um buraco no chão de 2x2(boca) e 2,5m de profundidade; forra-ase com uma lona ou  manta PVC, uma camisa: coloca-se um cano PVC de 40mm (esgoto) em forma de L  de 3+3,5=6,5m ligando-se o fundo do tanque ao exterior; até  á metade (1,25m enche-se com folhas secas, capim seco + estrume de gado (esponja) e futuramente decomposta em adubação, e nessa esponja de matéria orgânica coloca-se 5.000 litros de água doce; preenche-se o restante do TANQUE com a massa de terra do plantio devidamente adubada e molhada, de modo fique 50cm acima do nível do terreno, ou seja, o TANQUE terá 2x2x3= 12 m³; essa camada de terra terá 2x3x1,75m para as raízes da árvore (sustentação, coleta de água e de nutrientes minerais) que adulta tenha copa de 3 a 5m de altura; árvores maiores exigem uma massa de terra (para as raízes) de maior volume, digamos 15m³ o que deve ser feito elevando-se 1m acima do nível do terreno: exemplo: constrói-se uma parede (leirão) de terra em torno da boca do TANQUE e completar o tanque 2x2x3,5m= 14m³; os 5.000 L de água na espoja, mais 2.000L de água no preparo da terra do enchimento, igual a 7m³ de água; a área da boca do TANQUE é de 4m² para o plantio de uma muda de cajueiro, mangueira, que ocupa área de 40x40cm; coloca-se uma máscara de espuma plástica (de colchão) pintada com CAL, de modo que a evaporação de água se limita à área do tronco da muda - 40x40cm, ou seja, a máscara reduz a área de evaporação tanque de 2,00x 2,00 = 40.000 cm² para 40x40= 1.600cm²; se a evaporação de água do chão do NE é de 5L/m² ao dia, a evaporação na área da planta, na boca do Tanque é de 8L/m² ao dia, quando os 4m² sem a máscara evaporaria 4x5= 20L/dia; à media que a água vai evaporando dos 40x40cm (e utilização) pela muda de planta, a água armazenada no fund(esponja) vai suprindo a umidade na boca do tanque; uma árvore com 1m³ de massa vegetal - raízes, caule, ramos, folhas armazena 650 litros de água no corpo; durante as chuvas a água drenada na boca do TANQUE de 4m², digamos, 300mmde chuvas, é de 300 x 4=1.200L, enquanto a evaporação dos 40x40cm e  consumo da planta nova , muda pequena é + ou - 8+2= 10L por dia, ou 365 x 10= 3.650L por ano, e assim 3.650 - 1.200 = 2.450 litros de água que deve ser introduzido no tanque pelo cano em "L", juntamente com a  adubação dissolvida, se for o caso. Como se pode constatar nesse pequeno relatório é a primeira vez no BR, e provavelmente em toda TERRA que se faz agricultura de grande porte (árvores frutíferas) sem irrigação, sem gotejamento; com o Tanque Retentor o agricultor é senhor do espaço (pode-se fazer o tanque na caatinga, nas várzeas salinizadas, na areia da praia, nas abas da serras), senhor da ÁGUA utilizada na cultura, senhor da ventilação(pode ser controlada com barreiras apropriadas) da luz solar (com véu para reduzir a intensidade de luz,cor) Há também sistema de VALAS para o cultivo de cana-de-açúcar, capim elefante, milho, feijão, hortaliças SEM IRRIGAÇÃO.

Damião Medeiros medeirosseverino8@gmail.com

12:06 (Há 4 minutos)
para astrocruz4
observe que a máscara impede a evaporação de água do Tanque, fora dos 40x40cm, limita a intensidade de luz solar fora dos 40x40cm do chão, no tronco da planta, não impede que a água da chuva seja drenada no tanque, e ainda absorve água, armazenando-a, mantendo o frescor sobre a área do tanque.

Se a informação da ONU for verdadeira eu repasso.

ONU Meio Ambiente
As #florestas são aliadas no combate à mudança do clima e na restauração do balanço ecológico do planeta. Também são cruciais para absorver carbono, limpar o ar, manter o fluxo dos rios e estabilizar os solos. As árvores ainda ajudam a reciclar nutrientes para a agricultura e servem de habitat para várias espécies de animais.
Nas grandes cidades, é comum surgirem ilhas de calor, que fazem com que a temperatura urbana seja maior do que a dos arredores. Nestes casos, o plantio de árvores e a conservação de áreas verdes podem auxiliar no equilíbrio da temperatura.