Mesmo que Jesus Cristo tenha ABOLIDO, invalidado a religião judaica - Lc 16,16 e Ef 2,13-15, a HISTÓRIA desse povo que deu origem á CIVILIZAÇÃO Humana - Lc 3,23-38+ deve ser promovida. Gn 15 – Deus apareceu a Abraão em visão, na cidade de UR dos caldeus, firmando a promessa e Aliança. Entre a promessa estava a de que Abraão e Sarai, depois Sara (sua mulher e irmã por parte de pai) teriam um filho, ela já idosa e ele com 10 anos mais.
Gn 16 – Abraão teve um filho com a escrava de Sara, que se chamou Ismael. Sara viveu 127 anos – Gn 23,1, e seu túmulo ainda existe na Palestina.
Gn 17 – O senhor Deus apareceu a Abraão para confirmar a promessa e aliança.
Gn 18- O Senhor Deus apareceu a Abraão em forma de anjo, juntamente com 2 Anjos, comeram(sem necessidade fisiológica)na Tenda de Abraão Junto com Abraão e Sara. Depois da refeição Deus foi para um lado e os dois Anjos se Dirigiram a Sodoma para anunciar a Lot, sobrinho (e irmão de criação) de Abraão, que a cidade seria destruída, aconselhando Lot para se retirar com sua família.
Gn 19 – Os dois anjos chegaram à tarde em Sodoma e encontraram Lot sentado à porta da cidade, quando Lot os convidou para pernoitarem em sua casa. Os Anjos, em forma humana (homem) eram muito bonitos e conseqüentemente os homens de Sodoma tentaram invadir a casa de Lot para ter relações sexuais (anal, pederastia) com os Anjos – Gn 19,4-9, quando os anjos lhes infringiram cegueira a todos os agressores. Por conselho dos anjos Lot saiu ao amanhecer com suas duas filhas, mas não conseguiu convencer sua mulher e seus genros a acompanhá-los – Gn 19, 23-29.
Isaac filho de Abraão e Sara – Gn 26 – 22ª descendência de Adão/Eva - Lc 3,23-38 e em outros livros do VT.
Gn 24 – Casamento de Isaac e Rebeca. Abraão já muito velho queria que seu filho Isaac casasse com uma mulher de sua família(Abraão nasceu em Ur dos Caldeus - Mesopotâmia). Mandou um dos seus servos(sem Isaac) para a sua terra em busca da noiva e obrigou o servo jurar que cumpriria a missão: mandou o servo colocar a mão na sua coxa e fazer o juramento. Rebeca era filha de Nahor, irmão de Abraão. Laban irmão de rebeca sentiu que se tratava de uma missão divina e disse ao servo de Abraão: aí está Rebeca, levai-a contigo para a casa do meu tio Abraão. O servo deu a Rebeca os presentes mandados por Abraão, mas Laban e sua mãe acharam por bem que Rebeca só viajaria dias depois.
Gn 25 – Morte de Abraão: Seus descendentes: Ismael filho da Egípcia Hagar e de Abraão; Isaac filho de Abraão e Sara. Rebeca mulher de Isaac era estéril, mas Isaac implorou ao Senhor Deus que lhe desce descendência; Deus lhe disse: Rebeca tem no ventre duas Nações – Esaú e Jacó. Um será mais forte que o outro e o grande(primeiro, primogênito) servirá ao menor(Jacó). Eram gêmeos – o primeiro é o que saiu primeiro no nascimento. Esaú saiu primeiro e seu irmão Jacó saiu com a mão agarrada ao calcanhar de Esaú.
Note bem: Esses dois personagens deram origem a duas Nações – Israelenses e palestinos (árabes) que ainda hoje brigam pela terra.
Gn 25, 19- 33 – Esaú e Jacó, os filhos de Isaac. Esaú era o primogênito e por direito deveria governar o povo de Israel quando Isaac morresse, mas trocou esse direito de primogenitura com Jacó – Gn 25, 34 em diante.
Gn 26 houve outra fome na terra (na terra dos israelitas); a primeira fome foi no tempo de Abraão. Isaac foi para a terra junto dos filisteus (por causa da seca). Deus apareceu a Isaac e disse-lhe para não ir para o Egito (onde não havia seca por causa do Nilo), que lhe daria as terras dos filisteus. O povo do lugar lhe perguntou a cerca de Rebeca e Isaac disse que era sua irmã e por intermédio dela poderia conquistar o rei Abimelek – Gn 26, 10-12. Isaac ficou rico e o povo filisteu ficou enciumado com isso; entupiram seus poços. O Rei filisteu pediu para Isaac sair do lugar, pois estava mais poderoso (em riquezas) do que os filisteus.
Gn 27- Esaú casou-se com duas mulheres. Isaac envelhecera e deveria passar seu governo para o primogênito (sem saber do acordo feito entre Esaú e Jacó). Rebeca tinha preferência por Jacó e arranjou uma forma de transferir o governo para Jacó – Ver a narrativa. Gn 27,41: Esaú tratou Jacó como inimigo por causa da troca de primogenitura.
Gn 28 – Jacó fez as pazes com o irmão Esaú. O QUE É VERDADE A GENTE MOSTRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário