Postado também no Twitter.
- a escassez de chuvas no semiárido traz um benefício; no Brasil que chove normal a dengue está matando; é o país derrotado por um mosquito;
- o solo do semiárido NE é o mais versátil do Brasil; tem solo de todas as cores, densidades, texturas, fertilidades, espessuras, composições;
-toda água que fica parada, armazenada no chão, sem renovação - açudes, lagos, subterrânea, por mais de 1.000 dias, fica salgada; é lei física imutável.
-Mesmo que o semiárido receba menos de 200mm (200L/m²) de água das chuvas, por ano o leito seco dos rios temporários seria, tecnicamente, um depósito seguro para se guardar água doce das chuvas, mais uma solução desconhecida até então.
-Por causa da impermeabilidade do terreno da caatinga o sertão NE tem a maior densidade de rios (no caso, temporários) da Terra; por isto mesmo não tem água subterrânea doce até 100m de profundidade.
-Sabe-se que a Humanidade situou-se junto dos rios; no semiárido não é diferente: junto dos rios temporários com água doce corrente 4 meses por ano, e nos lençóis freáticos do leito dos rios por mais 6 meses por ano; Hoje, rios mortos.
1 comentário
Curtir
Comentar
1 comentário
- Damiao MedeirosInformações, inéditas na literatura ambiental BR, mas imprescindíveis no conhecimento humano.
- Curtir
- · Responder
- · 1 min
Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário