Educação Ambiental; imprescindível. Para viver do que a terra produz é necessário manter a Terra viva.
Terra viva é 365 dias do ano com os 4 Elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas na medida certa para gerar e manter a vida quanto mais diversificada melhor.
Durante o ano 4 estações cada uma com 3 meses de duração com características próprias quanto a luz solar, umidade do Ar, ventilação, umidade do Solo, gases atmosféricos em porcentagens diferentes em cada estação, em cada dia;
As plantas e os animais escolhem o lugar para nascer e viver de acordo com as variáveis atmosféricas; exemplo: os insetos surgem na lavoura em grande quantidade a nível de PRAGAS quando o Homem planta sua lavoura na estação úmida.
No Reino vegetal há plantas que vivem por dezenas de anos, outras que tem vida curta como é o caso da lavoura de milho e feijão que duram 90 dias do plantio a colheita dos grãos secos.
Durante a estação chuvosa, úmida, as plantas de vida longa botam folhas novas, flores, frutas, sementes, multiplicando a massa orgânica do corpo por dezenas de vezes, se comparada á massa orgânica na estação seca; as plantas de vida curta germinam (as sementes) na estação úmida, quando também se reproduzem.
É durante a estação úmida que os animais se reproduzem e tem a massa do corpo multiplicada substancialmente;
Os animais e vegetais tem mais de 60% de água no corpo; os vegetais coletam água do solo úmido por intermédio das raízes, porém a água das chuvas vindas das nuvens é fundamental para lavar o corpo da planta desobstruindo os poros para a fotossíntese, respiração e transpiração, quando, nesses processos, as plantas colhem água da atmosfera.
Os animais e vegetais necessitam de água todos os dias de suas vidas. Porém é na estação úmida, com duração de 3 a 5 meses, com maior oferta de água, que as PLANTAS utilizam 70% do volume de água que necessitam, por ano, para o metabolismo e como ELO na permuta de água com o ambiente.
No Reino animal há insetos que duram poucos dias, se reproduzem e crescem na estação favorecida com água.
Podemos concluir, por exemplo, que os vegetais na zona da mata nordestina são diferentes dos vegetais no sertão nordestino; estamos falando de diversidades de espécies, porte, densidade e volume de massa vegetal por área.
O agricultor, lavrador tem de criar condições de cultivar a terra para que ela produza o tempo todo; o pecuarista deve diversificar a criação de gado que nos fornece carne, leite, ovos, mel de tal forma a se dispor desses alimentos todos os dias; exemplo: a abelha somente produz mel se tiver flores, e como a maioria das plantas florescem na estação úmida, devemos selecionar plantas que florescem em tempos diferentes, disponibilizando umidade, Luz solar, SOLO para atender cada planta.
Já podemos concluir que o agricultor tem de ser um cientista; do contrário a humanidade passa fome e morre.
A maior parte da humanidade está nas cidades, áreas urbanas, onde não se cultiva a terra, e todos dependem do alimento produzido no campo, na zona rural.
O agricultor tem de produzir milhares de vezes mais do que a massa de alimentos que ele consome, e assim alimentar todo mundo; como nem todos os alimentos são produzidos no mesmo clima, no mesmo lugar, o brasil tropical é privilegiado com diversidade de climas, de solos, de umidade, de culturas agrícolas. Embora tudo o que a gente come venha das plantas, as terras cultiváveis no Planeta representam menos de 20%, onde o clima é favorável, e tem Solos orgânico/minerais; o SOLO está sob nossos pés e facilita a criação, produção; outro Elemento, a água doce, cuja fonte são as chuvas, está acabando na Terra, por conta da ação nefasta do Homem moderno, e como é o Elemento mais importante da vida, toda a humanidade deve se esforçar para multiplicar a água doce, com o que tem.
Nessa dissertação sobre a produção de alimentos surgiram várias questões a ser resolvidas pelo Homem ciente e consciente, juntando o conhecimento empírico e científico; o conhecimento empírico adquirido na prática, na observação do dia a dia; o conhecimento científico depende de investigação intuitiva, objetiva, adaptando os elementos da nutrição humana aos elementos do clima para aumentar as áreas de terras cultiváveis, produzir sempre mais, na mesma área, até o limita lógico suportável, lembrando que número de humanos já chega a 8 bilhões de pessoas, e todos costumam comer mais de uma vez por dia, todos os dias, de 1.000 a 2.500 calorias por dia, dependendo da massa corpórea, das atividades físicas e mentais, da idade.
Como sugestão; Incluir insetos e algas na alimentação humana. NB: para se ter 2.500 calorias na alimentação a massa de alimentos diversificados não é menor que 1 kg; multiplique 1kg de alimentos, por dia, por 8 bilhões de pessoas da Terra; o volume (m3) e massa (toneladas) é descomunal.
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