Publicações do Feed de Notícias
Chance de chegada do La Niña este ano é cada vez mais remota
.
A chance de o La Niña chegar ainda este ano é cada vez continua remota. O gráfico mostra que a condição de neutralidade no Pacífico continua firme, tendo havido até um leve aquecimento das águas da superfície daquele Oceano no mês de setembro.
.
“Desde agosto, quando houve o atraso na chegada do La Niña, temos chamado atenção de que ainda não há consistência para que o fenômeno se estabeleça no Pacífico este ano. É necessário que as temperaturas do Pacífico tropical fiquem mais frias que o normal, por pelo menos três meses consecutivos”, explica Humberto Barbosa, fundador do Laboratório Lapis.
.
A condição de neutralidade do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) significa que não estão ativos nem o El Niño (aquecimento anormal das águas do Pacífico) e nem La Niña (resfriamento anormal). As temperaturas da superfície do mar no Pacífico estão próximas da média.
.
Destaca-se também o forte aquecimento das águas superficiais no Atlântico Norte e em áreas do Pacífico Norte. No Atlântico Sul, predominam águas mais aquecidas em grande parte do litoral brasileiro, com exceção da região Nordeste.
.
Em função disso, a Amazônia atualmente enfrenta alto risco hidrológico, maior do que durante a seca do ano passado. Rios da bacia amazônica registram níveis mínimos históricos para esse período. Áreas do Centro-Oeste e Sul também enfrentam seca. A seca intensa piora as queimadas provocadas pela ação humana, nos biomas brasileiros.
.
Existem 03 fatores que dificultaram a previsão da chegada do La Niña este ano:
.
1. Um La Niña de intensidade fraca é mais difícil de ser previsto por modelos climáticos do que eventos fortes.
.
2. Outros fatores atmosféricos de curto prazo, como a Oscilação Madden-Julian (MJO), complicam as previsões sazonais;
3. As atuais condições oceânicas globais nunca haviam sido observadas antes. Com isso, as previsões baseadas em eventos do passado sobre como o ENOS poderia se desenvolver este ano não são tão confiáveis.
.
Este conteúdo foi aprofundado no post completo: https://www.letrasambientais.org.br/.../mapeamento-mostra...
Todas as reações:
1Letras Ambientais1
22
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Damião Medeiros
Com a loucura do clima em andamento qualquer tentativa em prever acontecimento ou comportamento climático, meteorológico atmosférico, sísmico é mera adivinhação, com tendência a ilusão. Uma coisa é certa: a Terra está queimando, secando a água DOCE que deve chegar a 1% da água da Terra no ano 2.100 EC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário