Post de Questão de Ciência
No fim do século 18, quando a medicina ainda ignorava a existência de microrganismos e usava práticas perigosas como sangrias e pílulas de mercúrio, Samuel Hahnemann criou a homeopatia. Baseada em ideias como “semelhante cura semelhante” e diluições infinitesimais, a prática contraria os conhecimentos atuais de física, química e biologia. Mas, mesmo sem respaldo científico, ela persiste até hoje, reconhecida por órgãos oficiais e presente em universidades brasileiras.
No recém-lançado livro “Cultura homeopática – uma investigação sobre a comunicação do desconhecimento”, Lenin Bicudo Bárbara faz uma análise sociológica desta estranha “longevidade” da homeopatia. Ele investiga como ideias místico-esotéricas sobreviveram por mais de dois séculos, explorando o conceito de agnotologia – o estudo da produção cultural da ignorância – e mostra como os próprios homeopatas recorrem a autores como Foucault e Bourdieu para driblar critérios científicos.
A obra também revela como a homeopatia se enraizou no Brasil, desde o século 19 até hoje, aproveitando brechas institucionais, alianças religiosas e deficiências do sistema de saúde. É uma leitura essencial para entender como uma doutrina sem eficácia comprovada conquistou espaço, respeito e sobreviveu ao avanço da ciência. Leia o texto completo do físico Marcelo Yamashita no site.
Todas as reações:
757519 comentário
16 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar
Mais relevantes
Severino Medeiros
"No Século 18 não se conhecia os microrganismos" primeiros seres vivos estabelecidos na Terra viva, que engloba 4 Reinos - monera(algas e bactérias), vírus, fungos e protozoários(protistas); Charles Darwin não os conhecia, mesmo tendo no seu corpo animal elementos dos 4 Reinos, uns benéficos ao equilíbrio do corpo, outros maléficos causando-lhe doenças e mortes; se não existissem os microrganismos não existiram os reinos Vegetal e Animal; todos os Reinos Vivos, com seus metabolismos de duas etapas - assimilar e desassimilar, compreendem o Ciclo Alimentar (e não cadeia) fechado onde todos são alimentos e se alimentam de todos; os microrganismos sugiram na Terra em condições ambientais inadequadas para os Reinos animal e vegetal; foram os primeiros seres vivos e serão os últimos; Mas há um "trunfo" para o surgimento de vida na Terra após o apocalipse: Somos, todos, originalmente microrganismos como o espermatozoide da vida sexuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário