segunda-feira, 3 de junho de 2024

22488

  Quem é esse personagem ilustre que pousou para foto; em grande parte do Brasil é chamado de bicho-pau, mas em nordestinês é mané mago; "mané" pode ser manoel ou otário, bobo; "mago" significa magro; é o mais nordestino dos gafanhotos, e diferente de qualquer outro e só aparece no verão, e portanto não come a lavoura do homem, nem o capim da ração do gado; come apenas as folhas da jurema e da algaroba, ambas leguminosas, certamente por causa da porcentagem de nitrogênio dessas plantas; tem cor verde e tem duas atividades básicas: comer e fazer sexo; suas atividades começam alternadamente ao nascer do Sol, e vão até ás 12 horas da noite; de zero hora em diante dorme; a foto foi feita com o mané mago dormindo, pois se tentássemos em outro horário não conseguiríamos; tem olhos grandes com visão de 180 graus; tem uma antena que capta qualquer ruído,e assim se mantém sempre alerta; o bicho não tem nada de "mané"; que injustiça!

Nenhuma descrição de foto disponível.


22487

 Um das características do brasileiro é criar pouco, copiar mal e corromper tudo; recentemente a literatura ambiental, que sabidamente é a letra do samba do criou doido, criou "a seca relâmpago" que dura até 8 dias sem chuvas; inundação, enchente que dura 1 mês e o"apagão" que, repetitivo, dura 1 minuto. A estação chuvosa nas regiões do BR tem 90 dias no semiárido e mais de 200 dias na Amazônia; raramente chove fora da estação chuvosa, que é seca que dura até 270 dias no semiárido; as enchentes: os rios do semiárido passam até 10 anos sem água corrente no leito, na Amazônia tem rios que nunca secam; A déficit hídrico com rios secos matam mais gente que as enchentes de lixos e esgotos urbanos; o apagão (interrupção de Luz, falta de energia)foi causa de críticas aos governos anteriores, hoje, parece normal por durar pouco, mas, tempo suficiente para danificar equipamentos eletrônicos e elétricos e morrer gente nas salas de cirurgias no escuro. Tempo de trevas.

22486

 Educação Ambiental; Mais um personagem do reino animal com sistema de locomoção alado; conhecido em todo mundo como libélula, mas no nordeste é chamado de zigue-zique, provavelmente por voar em ziguezague; seria uma corruptela de uma palavra indígena local; o mais curioso é que ele pousou no chão e se deixou fotografar, quando normalmente é muito arisco não permitindo qualquer aproximação e só é visto pousado, por pouco tempo, em galhos secos de plantas, estacas de cercas; põe seus ovos na água, tocando-a com a cauda que na realidade é um leme que dar as bruscas mudanças de rumos durante o voo; Sua semelhança com um helicóptero poderia ter servido de inspiração para o primeiro idealizador dessa máquina voadora, que foi Leonardo Da Vinci. No NE o ziguezigue é uma das experiências do sertanejo com relação ao inverno; no verão eles estão sempre junto á água armazenada, mas curiosamente, e diferentemente de outros insetos, não se aproxima de poços de esgotos urbanos; Quando está próximo do início da estação chuvosa eles aparecem em bandos nas estradas, longe das "aguadas" o que significa que a umidade do ar passa de 70%, anúncio de chuvas em breve; quando maior o bando, mais intensa e "grossa" será a invernada; normalmente as libélulas preveem a chuva com 72 a 96 horas de antecedência; é um dos muitos serviços de meteorologia do sertanejo, só que o tempo da previsão é muito curto, não dando tempo de preparar o "roçado"; mas normalmente o agricultor planta no "seco": se chover, nasce a semente; se não chover o calor do Sol na Terra "queima", torra a semente;

Nenhuma descrição de foto disponível.


domingo, 2 de junho de 2024

22485

 O que parecia progresso, na realidade era desastre.

Anexo: CD gravado com textos e imagens, ciência ambiental - o Homem, o ambiente e a vida na Região Nordeste; algumas correspondências recebidas por esta FEMeA.
Ilustríssimo Senhor Reverendo Coordenador da Pastoral da terra da Diocese de Caicó-RN.
A parte consciente da Humanidade está em polvorosa diante da recente divulgação, pela mídia, da catástrofe climática ambiental que se avizinha, fruto do que o Homem chama de “desenvolvimento sustentável”, que apenas reafirma o que está registrado na Bíblia Sagrada, restando somente o “tempo de Deus” para o desfecho final, mas, certo de sua misericórdia, estou divulgando, desde 1.994, um Trabalho Didático Científico que ensina o povo nordestino a ter “qualidade de vida” UTILIZANDO os recursos naturais desta Região. Acompanho desde 1.999 o fictício processo de desertificação do Seridó - RN/PB, e, por sentimentos éticos, patrióticos, cristãos, e laços afetivos(meu avô paterno é o fundador de S. José do Seridó),não posso ficar indiferente ao desperdício do dinheiro público, nessa área, em idéias absurdas, fantasiosas(acompanhei recentemente no globo ciência da TV globo)com relação a um problema que não existe. O material didático do anexo é apenas uma amostra do acervo arregimentado pela FEMeA em 17 anos; é a primeira vez que este material é apresentado no Seridó; em Nov/Dez 06 estive divulgando em Mossoró e Serra do Mel, inclusive na ESAM. Acredito que a Igreja Católica é a única instituição religiosa comprometida com os problemas sociais (uma preocupação de Jesus Cristo)e por isso vai acolher bem este material, habilitando-se a receber o meu apoio incondicional para se erradicar esse câncer – a seca cultural nordestina, inicialmente no RN e, no exemplo, no restante da Região.Espero que o material seja apresentado por V. Sa. Rev. a outros órgãos envolvidos com a produção de alimentos(agropecuária)dessa sub-região do RN, porque: Mt 5,15 – quando se acende uma lâmpada não é para pô-la embaixo do alqueire, mas sobre a luminária, e ela brilhe para todos que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz aos olhos dos homens a fim de que, vendo as vossas obras, eles glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.
Paz e Bem!
_______________________________________
Damião S. de Medeiros.
Em tempo!
Aguardo retorno destas informações.

Damião Medeiros
1) aos olhos instintivos do Reino Animal na cacimba tinha água, porém utilizando o olfato e o paladar era lixo: salgada (cloreto e nitrato de sódio) mais 70 elementos químicos orgânicos estranhos à água; e para o OME? 2) o Potengi, o rio grande do norte foi caudaloso e perene durante milhões de anos; foi temporário durante milhares de anos, e agora (a partir de 1.950) passa 3 a 5 anos sem água corrente no leito - rio seco, ou morto, e tudo na sua bacia hidrográfica SECA, MORRE; qual a causa? o OME. 3) e no açude tem água?

22484

O que parecia qualidade de vida, na realidade é qualidade de morte.Anexo: CD gravado com ciência ambiental; correspondências recebidas por esta Fonte.
Excelentíssimo, Reverendíssimo Senhor Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Campina Grande-PB.
Na expectativa de que o CD de ciência ambiental que enviamos a V. Exa. Revma. em setembro 2007 seja incompatível com o programa de leitura dos computadores dessa Diocese, estamos remetendo outro CD (anexo) com algumas informações do CD anterior, acrescidos outros dados; este material foi divulgado em Dioceses PB-RN-CE-PI.
Temos consciência de que V. Exa.Revma. tem em mãos o antídoto (Informação científica) para erradicar a seca, a fome e a miséria no Estado da Paraíba, o que depende, primeiramente, da divulgação, e em seguida a execução das idéias apresentadas por nós.
O nosso RGN (sabemos que o senhor é norte-riograndense), por exemplo, atingiu um grau de degradação ambiental secular que se converteu em uma catástrofe sócio-ambiental: A maioria dos reservatórios do sertão tem água salobra/salgada e os que armazenam água doce têm (na água) microorganismos (algas) e minerais nocivos ao organismo humano (e não são eliminados no tratamento convencional); a água que abastece a Grande Natal (+20 cidades) está poluída, degradada com o material das fossas (70% da Grande Natal não tem esgoto), ácidos, gases e minerais; o açude Armando Ribeiro Gonçalves que abastece 60% do RN e produz 60% da agricultura irrigada não sangrou (renovar a água) em 2.007 e não vai sangrar entre 2.012 e 2.020, o que vai aumentar o teor de sal na água e aumentar a concentração de lixo e veneno. As autoridades do RN contam com o lixo da transposição (?) do RSF que chegaria, apenas, no oeste RN, atingindo ¼ do RN com 400 litros/dia (dessa mistura) por quilometro quadrado. A arquidiocese de Natal, (que luta pela transposição do RSF) conhece o nosso trabalho (solução do problema) científico e não seria contemplada com o projeto lula-lá.
Os documentos do anexo provam que várias instituições do Brasil aprovam a idéia de se captar e se armazenar, racionalmente, 5% da água doce das chuvas para o abastecimento urbano e para se produzir alimentos durante os 365 dias do ano; os textos e imagens gravadas no CD mostram, em nível experimental e prático, que a idéia funciona realmente; não existe outra solução para o Nordeste se libertar da fatídica e demoníaca seca cultura; a Igreja Católica é a única instituição religiosa que se envolve, de fato, com os problemas sociais do nosso povo(uma preocupação do próprio Jesus Cristo); temos divulgado, maciçamente, este material com a Igreja.O que falta?
Diante destes fatos ficamos a conjeturar: porque a Igreja ainda não se conscientizou de que este trabalho científico é o único que pode, se executado (na prática), reverter este processo degradante. A Igreja tem força (CNBB)e goza de fé de oficio para convencer o Governo Brasileiro a investir nesta idéia, suspendo já a execução de obras, a exemplo da transposição do RSF, que além de estúpida, inoperante, vai consumir uma grande soma de dinheiro público, com um único objetivo prático: alimentar as empreiteiras que patrocinam as campanhas políticas.
Se V. Exa.Revma. desejar poderemos remeter outros dados; temos interesse em participar de qualquer projeto que visa sanar os problemas sócio-ambientais do Nordeste, porque temos um compromisso com o nosso Deus e com o nosso País. Sou portador da única informação científica que trata do ambiente, da vida e do homem nordestinos.
Alem disto não posso evoluir sozinho.
Com os meus protestos de elevada estima e distinta consideração,
__________________________________________
Damião de Medeiros, responsável.

1) correspondência (LIÇÃO de Educação Ambiental) dirigida ao Então Bispo de Campina Grande-PB, em junho de 2.007, hoje, arcebispo de Natal-RN; Campina Grande cada vez mais seca, e nesses 10 anos (2.007 - 2.017) Natal já conhece racionamento de água; Foto 1) Poderia um ser racional imaginar que tem água no buraco? A chuva é água incolor, cristalina, inodora, com pH 6,4, mas quando se precipita na litosfera VIRA LIXO; há tecnologia para se captar água das chuvas em qualquer lugar do NE,diretamente da nuvem, porém se a comunidade acadêmica e o o governo BR Não SABE, não conhece, não entende, o OME se contamina usando o PUS da foto 3 (no balde); isto é qualidade de morte com todas as letras, por ignorância.