segunda-feira, 22 de setembro de 2025

26227

 

Post de Severino


Severino Medeiros
A água é solvente e substrato da Natureza; quando a água da chuva se precipita no chão, na litosfera, adquire elementos estranhos, e não tem água doce potável - vira água no estado lixo; e logo foge daqui como o diabo da cruz. Respiração aeróbia, necessidade fisiológica; o vegetal é autótrofo - sintetiza os Elementos da Natureza em matéria orgânica - VIDA; Tudo o que a gente come vem direto, ou indiretamente das plantas; somos seres vivos de água doce; somos seres vivos de água doce - comemos, bebemos e respiramos água doce. A selva de pedras é incompatível com os elementos da Natureza. A água da chuva NÃO tem esgoto, veneno, petróleo, excrementos de bichos, restos mortais de bichos, resíduos minerais, industriais, barro, minerais; Hoje a água da chuva é ácida(pela poluição) MAS o pH da água de se beber tem de ser entre 6 e 8, correção feita com minerais alcalinos, a exemplo do carbonato de cálcio. Vamos transcrever a Maquete do Projeto de Captação e Armazenamento de água da chuva, sem fuga, sem contaminação, que pode ser executado em qualquer lugar, água para o abastecimento urbano e/ou produção de alimentos; na segunda imagem o projeto em tamanho real, ainda em construção, cujas dimensões tem a ver: relação aritmética entre o volume de chuvas, em mm, litros X m2 E o volume de água, em m3, que se deseja captar e armazenar, tomando por base - 100m3 de água por pessoa, ao ANO, no abastecimento urbano; 1m3, ou 1.000litros de água para se produzir 1 quilo de alimentos diversos; 100mm de chuvas = 100 litros de água precipitada por m2. Maquete - área de captação de água impermeabilizada + cisternas de armazenamento dessa água forradas e cobertas e 2 Cercas de proteção; no BR há indústrias de lonas plásticas, geomembranas e mantas PVC para todos os FINS. Lonas de preferência branca.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Modelo reduzido do projeto de Captação e Armazenamento de água da chuva; construção em andamento.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Cisterna forrada e coberta (fechada) com lona.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Canal de transposição de água com camisa de lona.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Horta, hortaliças cultivadas com o mínimo de água; um tanque de lona que pode receber também uma membrana de plástico como cobertura para reduzir a perda de água do Solo.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
300mm de chuvas = 300L/m2= 300.000m3 (300.000.000 litros) de água por km2; 300.000:100= 3.000 pessoas abastecidas com água doce, por ANO, com água captada e armazenada em 1km2 - fonte de água doce PRÓPRIA
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Frente Parlamentar ambientalista do Rio Grande do NortePrefeitura Municipal de Riachuelo - RN; Prefeitura municipal de São Paulo do Potengi, RN; Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Ifrn Jucurutu; Universidade Federal, Rural do semiárido; Caern - Companhia de Águas e Esgotos do RN; Igarn- Instituto de Gestão das Águas do RN; secretaria de agricultura e abastecimento do RN; Instituto Federal de Ciência e Tecnologia em São Paulo do Potengi - RN; secretaria de meio ambiente de SP do Potengi - RN; somos todos responsáveis.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Severino Medeiros
Somos todos responsáveis; A seca NE: 1) quando a água da chuva se precipita no chão vira LIXO; e 2) foge daqui como o diabo da cruz.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa