
Modelos climáticos mostram chuvas abaixo da média nas regiões Nordeste e Sul no próximo trimestre
.

O Laboratório Lapis divulgou uma análise meteorológica das chuvas no Brasil para o período de janeiro a março, além da previsão climática para o próximo trimestre.
.

Durante o trimestre de janeiro a março deste ano, a chuva acumulada ficou abaixo de 500 mm no Centro-Leste do Brasil. Já nas regiões Centro-Oeste e Norte, as chuvas ficaram acima de 500 mm. Além disso, no oeste de Alagoas e de Sergipe, bem como no centro da Bahia, a chuva acumulada ficou entre 50 e 100 mm (cor amarela, no mapa), sendo os menores volumes de chuva para o trimestre, em todo o País.
.

As chuvas ocorreram em razão de frente frias, deslocamento de cavados, vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAN’s), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), da disponibilidade de calor e umidade, bem como da atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
.

E o que podemos esperar do clima para os próximos meses no Brasil? Segundo informações do Laboratório Lapis, obtidas a partir do modelo europeu de previsões meteorológicas à médio prazo (ECMWF), os índices de precipitação acumulada, para o trimestre de abril a junho, indicam chuvas próximas da média histórica. Uma exceção é a costa leste do Nordeste e a região Sul, com previsão de chuva abaixo da média para o período.
.

O mapa foi gerado no software livre QGIS, usando dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS). Este mapa é um dos produtos de satélites gerados com a aplicação do método “Mapa da Mina”, do Laboratório Lapis. Para conhecer como funciona o mesmo método usado pela equipe interna do Lapis, baixe o e-book gratuito mais completo do Brasil “Como definir o QGIS: o guia definitivo para mapeamento”:
https://mapadamina.org.br/qgis