Seca no NE dar status; fome, miséria são estigmas; somos 2 famélicos ainda vivos; mas o Deputado Federal José Medeiros, que já foi senador por Mato Grosso afirmou na tribuna do Congresso que sua família fugiu de Caicó-RN depois que 2 dos seus irmãos morreram de fome; somos 3 heróis que conseguimos furar o balão mantido pela indústria da seca, alcançando a condição de RACIONAIS.
Antes da fama, cantor perdeu sete irmãos para a fome e catou lixo na adolescência
“Sete dos meus irmãos morreram de fome” É com essa frase impactante que
Dorgival Dantas resume o sofrimento vivido na infância. Nascido em 1971, na pequena cidade de
Olho-d’Água do Borges, no interior do
Rio Grande do Norte, o cantor e compositor enfrentou uma realidade marcada pela pobreza extrema, pela dor e pela escassez.
“Passei dias só com água e açúcar para enganar o estômago”, relembrou Dorgival em entrevistas. Desde os 14 anos, buscava formas de ajudar a família: foi vendedor ambulante, catador de lixo e até raspava barba com navalha, qualquer esforço valia na tentativa de levar comida para casa.
Sem ter sequer uma sanfona própria, aprendeu a tocar com o pai e começou a compor em pedaços de papel, cadernos escolares e até papel higiênico. Aos 17 anos, entrou para o
Grupo Show Terríveis de Natal e, mais tarde, trabalhou com a dupla Sirano & Sirino. A virada veio em 2006, com o álbum “
O Homem do Coração”, que consolidou seu nome no cenário nacional.
Com sucessos como “
Você Não Vale Nada”, “Declaração” e “Por Quê?”, Dorgival virou referência no forró e teve músicas gravadas por estrelas como Jorge & Mateus, Aviões do Forró e Michel Teló. Em 2024, foi nomeado
Embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte, um reconhecimento à sua trajetória de superação e ao seu papel como representante da cultura nordestina.