quarta-feira, 23 de julho de 2025

Vídeo número 3.842

Vídeo número 3.839

Vídeo número 3.840

Vídeo número 3.838

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 A Tecnologia a servir a Vida, de fato.Tudo o que o Homem moderno chama de progresso é fator de desintegração da vida, produzindo resíduos e lixos estranhos na Natureza; o plástico de petróleo, por exemplo, tem como resíduo o micro plástico, que já está no sangue dos animais e na seiva da planta; Todavia esse material sintético não sofre danos, nem corrosão, na água da chuva em temperatura de até 24ºC, com pH entre 6 e 8; nos trópicos (capricórnio e câncer) a energia luminosa e calorífica do Sol danifica, ataca essa matéria plástica, sintética exposta diretamente à luz solar; todavia, na lei da física a cor preta absorve Luz e a cor branca reflete luz. As regiões produtoras de alimentos no BR estão em climas tropicais com temperaturas acima de 25ºC com 6 meses de muita umidade, índice pluviométrico acima de 1.200L/m2, e no restante do ano a umidade do AR de deserto seco; enquanto em ambiente controlado de temperatura, umidade do Solo e do Ar; ventilação, Luz se produz um quilo de soja, em 2m2 de SOLO, com 200 litros de água doce em 80 dias, na lavoura de soja se produz 2.500kg por hectare(10.000m2) em 100 dias (do plantio ao grão seco) de chuvas; 80% da água da chuva precipitada na lavoura foi, assim, desperdiçada, lembrando que a fuga de água do Solo no Brasil é de no mínimo 3L/m2/dia; Lavoura tecnológica tem de criar mecanismos para que a água seja DOCE (sem sal, lixo, petróleo, esgotos, cristalina) com pH entre 5 e 8; o Homem tem usado cobertura morta (folhas, capins secos) para reduzir a perda de água por evaporação do solo, mas nos parece lógico que a produção de material sintético, para isso, é seguro e duradouro. A Planta, autótrofa, é o quinto elemento da Natureza, tal é seu comprometimento com o equilíbrio do clima; a Planta escolhe o lugar para nascer e viver de acordo com os valores das variáveis atmosféricas de Luz solar, ventilação, Água, gases atmosféricos; de acordo com o SOLO que estar sob nossos pés; Criar uma cobertura vegetal que nos forneça alimentos, remédios, respiração aeróbia, CLIMA nas terras emersas (fora dos Oceanos) necessita do controle de 2 Elementos: ÁGUA DOCE e SOLO; e já que os 4 Elementos da Natureza são INTERDEPENDENTES, e o VEGETAL é o quinto Elemento, a tecnologia foi utilizada, no Tanque arquitetado para arborização nos desertos secos e semiáridos onde chove pouco, ou nada.

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 Comunicação; produzindo Educação Ambiental que abrange todas as formas de conhecimento humano.

22 de julho de 2024 
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A Informação; A Palavra; A PALAVRA. A intelectualidade da gente é o reflexo da vida inteligente manifestada pelo Espírito sobrenatural que não pode ser criado pela Natureza. O Espírito é adimensional, eterno, indivisível, onipresente e universal; e mesmo que a Terra se exploda, o Espírito permanece vivo – não nasce, não morre, não tem sexo, nem idade; a Palavra dinâmica e infinita de Deus é transmitida todos os dias aos cristão, filhos de Deus por MEIOS que nem sempre sensibilizam os 5 sentidos físicos da matéria; Ver é diferente de enxergar; Ouvir é diferente de escutar;
Este Informativo tem no seu conteúdo a força da Palavra escrita, conduzindo uma informação científica em forma de mensagem. Hoje, a Palavra falada e escrita é difundida através dos diversos meios eletrônicos, mecânicos, gráficos de comunicação, podendo chegar instantaneamente a todos os povos da Terra. O homem corpo, mente e espírito é a fonte e o receptor da palavra falada e escrita. A evolução da Humanidade, através dos tempos é consequência da versatilidade de difusão, penetração da Palavra, o elemento de comunicação mais importante entre os homens e entre Deus e o Homem.
Inicialmente o Homem se comunicava por gestos; no 2º momento juntou os sons que podiam ser produzidos, reproduzidos nas cordas vocais, língua, dentes e boca; no 3º momento criou as imagens gráficas, desenhos; no 4º momento se fez entender pelos sons – a palavra falada; só recentemente (relativamente) o Homem criou as letras, os números, o alfabeto que seriam a Palavra Escrita. Pode-se dizer que a palavra escrita é o ponto culminante da evolução do homem. Para se entender como e quando surgiu cada uma dessas etapas de comunicação entre seres racionais, observamos a criança desde o seu nascimento: (o desenvolvimento intelectual da criança retrata fielmente as etapas de evolução da humanidade) 1-Nasce gesticulando; 2-Chora, ou ri (para se comunicar); 3-Com alguns meses balbucia, sem nexo, algumas palavras; 4-Aos 2 anos de idade aprende muitas palavras; 5-Aos 3 anos de idade, fala tudo; 6-Mas somente aos 6 anos de idade a criança pode ter iniciação à Palavra Escrita.
A palavra é uma faca de dois gumes: O Homem é, por natureza, um ser sociável. A sociabilidade do Ser Humano é criada e alimentada pelo exercício de ver, falar e ouvir. Os sentidos intelectuais do homem são visão e audição. Jesus Cristo disse que a palavra que sai da boca do homem pode ser veneno, mas Deus, Espírito, se caracteriza e se materializa na Palavra – o Verbo. A palavra é a mais potente arma da Humanidade, podendo ser construtiva ou destrutiva, o que significa ser “utilizada” ou “usada”. Cultura é o exercício da intelectualidade que nasce com a gente, provavelmente em 70 bilhões de neurônios. O exercício da Palavra, se usada ou utilizada, é que vai determinar se atrofia ou amplia a cultura de cada indivíduo, e consequentemente o retrocesso ou avanço intelectual da Humanidade. O surdo-mudo não fala, não ouve, mas a audição e a fala estão no tato, gestos, visão, que, exercitados, tornam-se intelectuais. Os cegos não veem pelos “olhos da cara que a terra há de comer”, mas veem melhor pelo tato, paladar, olfato e audição, intelectuais, imortais. Os animais irracionais têm visão e audição para o “instinto” e não para o intelecto, cultura.
O Homem se torna irracional, instintivo, quando “usa” (ao invés de utilizar) a Palavra. Exemplos: agredir seu “semelhante” com mentiras, falso-testemunho, calúnias, Etc e tal. Somente a VERDADE fica; a mentira tem pernas curtas.

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Post de Literatura


Severino Medeiros
Educação Ambiental engloba todas as formas de conhecimento humano.
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Severino Medeiros
Para o Bem da Vida e independência hídrica do Seridó-RN solicitamos mostrar esta Postagem aos políticos - deputados, prefeito(a)s, vereadores(a)s, e sugiram um debate sobre o problema e a solução, nesta Página FACEBOOK; ainda é tempo de sustar o apocalipse
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Severino Medeiros
Dispomos de informação com relação a montagem do PROJETO, assim como com relação a disponibilidade todo MATERIAL utilizado. Uma cisterna para ARMAZENAR 1 milhão de litros de água doce no estado líquido, tal qual vem das chuva. Forrada(camisa) e coberta com lona, manta
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Severino Medeiros
Somos a Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio Ambiental da Região Nordeste, FEMeA, 1.992
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Severino Medeiros
Pequeno Projeto aplicado no ano 2.005 no município de Riachuelo-RB
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Severino Medeiros
Não existe outra opção científica para se captar e se armazenar e se armazenar água doce no estado líquido, em qualquer lugar onde chove mais de 200mm/ano, em quantidade e qualidade para o abastecimento urbano e produção de alimentos; Maquete do PROJETO aplicada em Tenente Laurentino Cruz-RN
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Severino Medeiros
Me chamou a atenção (ratificou) o açude engolido pela cidade, como acontece com outras cidades, a exemplo de Cruzeta, Cerro-Corá, no Seridó; Os açudes são construídos para captar e armazenar água da chuvas(no tempo da chuvas de 90 a 120 dias) de 500 a 800mm/ano, para disponibilizar dessa água, doce, líquida, para o abastecimento urbano, água para o gado beber e fazer irrigação de lavoura e ração do gado, no verão seco que pode durar 200 dias; os primeiros açudes do Seridó RN, no século 19 eram construídos junto á sede da fazenda, núcleos de muitas cidades, a exemplo de Currais Novos; a civilização humana(quando o Homem deixou de ser nômade) se ficou junto aos rios por ser fonte de alimentos(peixes), ter água doce, corrente, no estado líquido como caminho (embarcações) para o deslocamento, e água de beber, e para se plantar alimentos em suas várzeas; os rios do Seridó, temporários, tinham água corrente no seu leito no período das chuvas, exceto no tempo de El ñino quando chovia de 250 a 350mm/ano; mesmo com oferta de chuvas abaixo de 400mm, a oferta de chuvas de 400 litros por m2 precipitada na calha do rio, uma camada de areia com até 8m de espessura absorvia integralmente essa água, permitindo aos índios Tapuias escavarem cacimbas de água doce abundante, no leito do rio; no rio Açu, junto á Lagoa do Piató (hoje, seca) os tapuias, Janduís faziam agricultura nas várzeas férteis e extensas, com água doe das cacimbas do AÇU, mas também plantava milho, feijão, e batata doce na areia dos rios, graças ao lençol freático de água doce, e como a areia é desprovida de nutrientes minerais, 10 litros de estrume de animais em cada cova; Os Tapuis do RN foram os únicos índios agricultores do BR, já que os Potiguares, no litoral e zona da mata RN tinham nas dezenas de lagoas grande fartura de peixes, e nos mangues os camarões(potiguar= comedor de camarão); muito peixe no Mar, e uma infinidade de frutas e amêndoas, nativas, silvestres; um povo que não tem passado não tem futuro; em 2.025 as reservas de água acumulavam 61% em Jan/2025 e 50% no final da estação chuvosa; O Seridó RN tem 8 reservatórios com menos de 10% da sua capacidade de armazenamento, enquanto o açudes que foram engolidos pelas cidades acumulam água no estado-lixo, sem nenhum dúvida, imprópria para a Utilização no banho, lavagem de roupa, lavar e cozer os alimentos, Beber; Mas no Seridó, em 2.025, sem El ñino e sem La ñina choveu em média 400mm, ou 400 MILHÕES de litros de água doce, por km2; água sem barro, veneno, petróleo, lixo, esgoto, excrementos e restos mortais de bichos, matéria orgânica; Igarne reconhece déficit hídrico no RN, por IGNORAR que é possível matar a seca RN afogada, e apagar o fogo do aquecimento global; durante vários anos D. Manoel Delson Pedreira da Cruz, Franciscano, Bispo de Caicó-RN acolheu nosso Material científico; siga-nos em desemebrasil.blogspot.com, mais de 6,1 milhões de visualizações; sugiram sua apresentação nos estabelecimentos de ensino
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