terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Solução - Sexta Lição.


A Solução;a cada dia de nossas postagens alternamos os elementos da seca artificial, e a solução para erradicação da seca se faz com informação científica paralela, com o título de LIÇÃO de educação ambiental, sem a qual teríamos de criar grande textos explicativos em cada postagem com fotos.


 

Atmosfera.        Sexta Lição.

A atmosfera é a parte mais dinâmica da Terra. O ar atmosférico tem 3 movimentos gerados pela variação de temperatura na litosfera e hidrosfera. Por sua vez a temperatura na troposfera tem tudo a ver com a luz solar incidente na Terra e refletida pelos corpos que constituem a terra.

A variação de temperatura na terra(superfície) depende da hora do dia e da noite, depende da estação do ano, do lugar, do relevo, da cobertura vegetal, da cor e textura do solo, do terreno, do nível de vida.

Alguns corpos da terra, inclusive os corpos vivos têm capacidades diferentes, exclusivas para absorver e refletir luz, a partir da luz incidente do Sol. A Luz do Sol é energia luminosa e calorífica. Alguns corpos absorvem e refletem calor, outros absorvem e refletem luz.

Nas terras emersas, Continentes, os corpos que as constituem tem cores e formatos diversificados, que no conjunto absorvem e refletem luminosidade e calor, mas individualmente tem sua ação de absorção e reflexão de calor e luminosidade. Isto tem de se levar em consideração quando se trata de um grande corpo - um lajedo, por exemplo.

Os oceanos cobrem 71% da superfície da crosta terrestre, têm lâmina de água com até 10km de espessura. Por isso a absorção e reflexão da luz solar são diferentes em cada parte do Oceano, além de que a cor da água do oceano pode ser variável com a presença de vida na superfície, o que significa absorção, reflexão diferentes de Luz Solar.

Os Continentes, terras emersas, têm uma grande variedade de formatos e cores dos corpos amorfos, inanimados, e corpos vivos do reino vegetal e do reino animal, de modo que os 29% de terras emersas têm mais absorção e reflexão da luz solar do que os Oceanos. Consequentemente tem uma vida animal em espécies, variedade e massa semelhante à vida animal nos Oceanos, mas a vida vegetal nas terras emersas é 10 milhões de vezes maior, em variedade de espécie e massa orgânica, do que nos Oceanos.

Por isso, as terras emersas são contempladas com mais chuvas,por área, o que significa mais água doce no estado líquido, vida.

Atmosfera.

Durante o dia no NE a água do Oceano chega a 23°C e a temperatura no sertão chega a 40ºC. à noite a temperatura no Oceano e no sertão baixa para 21°C.

Durante o dia o Ar ascendente é intenso na atmosfera sobre o Oceano, e mais intenso é na atmosfera sobre as terras emersas do sertão. O Ar ascendente acontece no NE a partir de 5ºC, mas como a temperatura na água do Oceano e no Continente é maior que 20ºC significa que o Ar ascendente sempre existirá.

Ar ascendente significa água conduzida da litosfera e do Oceano para suprir a umidade do Ar na atmosfera, mas também para formar nuvens. Embora o Ar ascendente tenha menor intensidade sobre a água do Oceano, do que no Continente, o volume de água deslocado do Oceano é muito maior do que da litosfera.

90% das nuvens são formadas de água evaporada(levada do Oceano pelo ar ascendente) do Oceano. Os Oceanos cobrem 71% da superfície da crosta terrestre.

O ar ascendente é quente e acontece, no oceano e na litosfera, com maior intensidade durante o dia com Luz do Sol(calor).

Á noite a temperatura da água do Oceano baixa 2 ou 3 graus centígrados e baixa 20 graus centígrados no sertão. Á noite o ar ascendente é neutralizado(ascensão interrompida)pelo Ar DESCENDENTE que vem da atmosfera para o chão. O Ar ascendente pára na atmosfera quando a temperatura é de 5°C, o que pode ser a 1km de altitude à noite.

Se as nuvens são formadas na atmosfera do NE devido à umidade levada da litosfera e do Oceano pelo ar ascendente, significa dizer que as nuvens que chegam à noite no sertão são formadas a centenas de quilômetros, sobre o Oceano, durante o dia.

No sertão a densidade de ar frio descendente da atmosfera do NE é muito maior, mais pesado do que o ar ascendente durante o dia. Enquanto o ar ascendente é oriundo do oceano e litosfera do NE, o ar descendente na atmosfera do NE pode ser gerado a centena de quilômetros, conduzido ao NE pela dinâmica atmosférica.

Durante o dia no NE não tem ar descendente da atmosfera e a umidade do Ar é baixa na litosfera.

 

Atmosfera.

A maior pressão atmosférica está ao nível da água dos Oceanos. É de 1,293kg/cm². É o peso do Ar Atmosférico sobre a superfície da crosta terrestre na cota zero, na altitude zero. A pressão atmosférica decresce à medida que aumenta a altitude, podendo ser nula(ar rarefeito) a 3km de altitude.Um pessoa em pé ocupa uma área no espaço, com ombros e cabeça, de 600cm², suportando uma pressão atmosférica de 700kg; seria esmagada se seu corpo não fosse(94%) de gases da Atmosfera.

Durante à noite a umidade relativa do Ar no alto sertão NE, a 300km do Oceano, passa de 70%, inclusive no verão, sem chuvas. É o Ar descendente que traz o sereno da noite capaz de umedecer, com o orvalho, as folhas das plantas. O acúmulo de água do orvalho nas folhas cria o chuvisco capaz de umedecer uma pequena camada de chão embaixo das árvores equivalente a 1/4 a 1/2 litro de água por m² de chão.

A água do orvalho da noite conduzida da atmosfera para a terra pelo ar descendente é um elo do ciclo da água: a água é levada durante o dia pelo ar ascendente da litosfera e do Oceano e à noite volta à terra pelo ar descendente. Circulação: oceano-atmosfera-litosfera. Essa água do orvalho da noite pode perfeitamente ser captada em superfície metálica polida ou plástica - das 19 horas às 5 horas do dia seguinte.

O vento é o 3° movimento do AR ATMOSFÉRICO, criado pela diferença (potencial)de temperaturas entre duas áreas adjacentes, da área fria(potencial) para a área mais quente. Durante o dia no NE o vento vem do oceano por que a água do oceano durante o dia tem temperatura de (até) 20 graus centígrados menor do que no sertão.

Durante o dia o vento muda de intensidade à medida que o Sol esquenta mais a terra. A alta temperatura de 40°C nas terras emersas, sertão, e a temperatura de 23 ou 24ºC na superfície da água do Oceano funcionam na geração do vento como um exaustor em que os 40°C do sertão sugam, arrastam o AR do Mar para o sertão em deslocamento horizontal na superfície do relevo e vegetação.

Vento: movimento horizontal.

Atmosfera.


O vento é o movimento horizontal do Ar atmosférico que no deslocamento acompanha o relevo terrestre, mas nesse deslocamento horizontal pode não acompanhar as depressões do terreno. Como acontece com o Ar descendente e ascendente, verticais, o vento tem tudo a ver com a variação de temperatura.

O vento pode ser geral dos Polos N/S para os trópicos e dos trópicos para o Paralelo Equador. O vento também é particular em cada lugar, com direção e intensidade impostas pelo relevo, pela cobertura vegetal e por outros corpos com absorção e reflexão de luz solar exclusiva, no mesmo lugar, ao mesmo tempo.

No semiárido nordestino o vento é arredio e descontrolado durante o verão de Sol intenso por conta da grande variedade de formas e cores dos corpos e do terreno do sertão.

Os redemoinhos do sertão é vento circulando e deslocando-se em parafuso, levantando do chão para cima, terra, folhas de plantas, insetos e destelhando as casas. Esse corpo independente de vento é criado por temperaturas diferentes, ao mesmo instante, em uma área menor que 1.000m², em 4 áreas, por Ex: um pequeno bosque, um lajedo, uma área sem vegetal, um pequeno açude ou chão molhado.

A temperatura da água do Oceano no NE baixa 3 graus centígrados das 18 às 24 horas por causa da ausência do Sol, à noite. No mesmo período a temperatura do sertão NE baixa 20 graus centígrados. Com essa variação de temperatura nos 2 ambientes o vento vai abrandando à medida que a diferença entre as duas temperaturas diminui.

ÁS 24 horas as duas temperaturas - no Mar e no sertão são iguais; o vento Pára e pode tomar sentido contrário - do sertão para o Mar.

Com a presença de nuvens densas, em bloco extenso, o ar atmosférico em baixo da nuvem é pressionado no chão como vento de tempestade que se desloca à frente do bloco de nuvens, arrastando a nuvem em grande velocidade, principalmente se não tiver obstáculos como elevações e vegetação alta e fechada.

No sertão NE há serras com 1.000m de altitude, onde chove mais do que no sertão baixo. O orvalho da noite também é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário