quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O Homem é produto do meio?

 O Homem é produto do MEIO, produto do Ambiente?  Essa frase definiu um tema discutido em muitos trabalhos científicos na civilização humana; vendo--se o Homem como um animal, hominídeo, primata instintivo, a definição é válida a partir da condição até citada na Bíblia; Tu és pó da terra e ao pó retornarás (quando morreres); hoje já temos consciência de que não somos apenas um animal, mas, hoje sabemos que temos uma parte sobre natural (que a Natureza não pode criar) - Psíquico/mental/espiritual, extraterrestre,  vida inteligente e portanto o Homem FAZ o Meio, cria o AMBIENTE.


















2 comentários:

  1. O Vídeo mostra 1 dos 2 milhões de unidades de açudes, barreiros no NE, a maioria na área chamada de semiárido; seriam reservatórios de água para captar e armazenar água das chuvas para disponibilizar essa água para o abastecimento urbano e produção de agropecuária no verão sem chuvas; uma das 16 modalidades de obras da indústria da seca; todos os anos chove no minimo 400 milhões de litros por km2, porém os açudes somente tomam água se tiver chuvas com precipitações maiores que 50mm para fazer a água correr no riacho, chegado ao reservatório, e mesmo assim uma chuva de 50mm ou mais a cada 8 dias,ou menos, o que significa dizer ACUMULAR a água, lembrando que a fuga da água nesses reservatórios é de 6 a 10mm por DIA, ou seja, em 8 dias foge uma lâmina de água do reservatório de mais de 50mm, ou 5 cm, que equivale a uma chuva de 50mm que se perde em 8 dias. Nas duas primeiras fotografias 4 DOCUMENTOS que dão conta da existência desse nosso TRABALHO científico que existe desde 1.992, o que por si mesmo comprova que nem todos os nordestinos são produto do MEIO. Nas outras fotografias várias sub regiões do NE, ou diferentes meios, ambientes que pela definição de "Homem produto do Meio" seriam diferentes Homens nordestinos. Mas o Homem pode fazer o Meio?

    ResponderExcluir
  2. As imagens 1 e 2 da caatinga do sertão NE em 8 dos 9 Estados do NE, que somam 250.000 km2, semiárido natural NE porque não tem SOLO, e portanto não seira semiárido HÍDRICO, inicialmente, naturalmente. o sertão de 500.000 km2 tem outras sub regiões que não ERAM semiárido;as fotos 3 e 4 de terreno arenoso vermelho é da área chamada de Mato Grande, sertão do RN, onde existiu uma vegetação densa, de médio porte, que já foi celeiros de alimentos do RN, e hoje só produz ventos (eólicas); As fotos 5 e 6 de terreno plano, arenoso, esbranquiçado é no sertão de Mossoró-RN; no sertão 3,4,5 e 6 NÃO existe caatinga, e somente é considerado semiárido hídrico a partir do final do Século XIX quando o volume de chuvas, médio, caiu para 500mm ao ano, podendo variar de 300 a 1.000mm ao ano; 7 e 8 é a chã da serra de Santana; a serra está em 5 municípios do RN e na chã existe 2 - Lagoa Nova e Ten Laurentino Cruz; a chã, plana, terreno arenoso, pode ter mais de 100km2, repleta de fruteiras - cajueiros, jaqueiras, mangueiras, pinha, laranja, limão, e Pasmem! Chove menos do que no restante do sertão baixo de caatingas e do Mato grande, e não tem riachos, rios porque 100% da água das chuvas precipitadas são drenadas no terreno arenoso; a chã está em altitude variando de 500 a 700m. 9 e 10 nas grotas, abas da Serra de Santana a vegetação é de cerrado (mais de 500 espécies de árvores e arbustos) onde não há caatingas; outras serras tem caatingas nas abas, nas grotas, mas, não nas chãs; 11 e 12 - dunas de areia entre o Mar e a zona da mata RN, que a exemplo da caatinga Não tem SOLO e por isso a vegetação de pequeno porte, raríssimas e espécies e área sem vegetação, mas recebe a maior oferta de chuvas do RN, água totalmente drenada no terreno arenoso, com raríssimos riachos. 13, 14 e 15 Zona da mata Nordestina que vai de ceará-Mirim RN á divisa BA/MG, que hoje tem 90.000 km2, onde o Brasil nasceu, terra do Pau-Brasil e outras madeiras nobres da Mata atlântica; Pero Vaz de Caminha descreveu a ZMNE como o paraíso terrestre, hoje, um bolsão de miséria, tráfico e consumo de drogas; Se o Homem é produto do MEIO, cada uma dessas sub regiões teria seu Homem nordestino? Ou seja, diferentes Homens, inclusive culturalmente?

    ResponderExcluir