segunda-feira, 25 de julho de 2022

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 Educação ambiental de fato e direito - 46 - Intuição X instinto. Educação Ambiental tem, como dever mostrar situações socioambientais dos seres vivos no contexto do ambiente aonde estão inseridos; é provável que vendo-se esta fotografia 1, sem testemunhar a sequência da ação deste indivíduo (cavalo) chegassem a conclusão que o animal está simplesmente bebendo água; Mas não é comum um animal entrar numa represa para beber água, podendo fazê-lo, com segurança, na beira da água; no caso do equino é comum ver-se o animal entrando na água para se refrescar; Mas, neste caso, e isto nos chama a atenção de imediato, o cavalo entrou na água para comer as plantas aquáticas que tem as raízes no chão, embaixo da água, mas as folhas flutuam na água para processar a fotossíntese; o cavalo não só come a planta, mas tem o instinto de arrancá-la com talo e tudo; há outra curiosidade no seu comportamento: no momento o semiárido estava coberto de plantas verdes, ração variada; analisando à luz do momento, o cavalo entrou na represa do açude para 3 ações: beber água mais limpa e mais fria no meio da represa; refrescar-se; e comer as plantas aquáticas, o que se enquadra numa série de associação de ideias não comuns a um irracional. Mas o cachorro da foto 2 que "enxerga" um osso no desenho, não VER.

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