A vida na Terra é diversidade; estamos em uma área onde
existem 2 espécies de plantas a nível de árvore e arbusto, que são o marmeleiro
e a jurema, nesse cerrado nordestino que teve mais de 100 espécies a nível de
árvores e arbustos, e 4 espécies de plantas rasteiras a nível de relva e
gramíneas, quando existiram mais de 100 espécies nativas. A jurema nessa área
era árvore de grande porte, enquanto que o marmeleiro é arbusto; CHARLES
DARWIN, cientista que estudou a vida animal e vegetal na Terra, em todas suas
nuanças, quanto a reprodução, habitat, desenvolvimento, classificação afirmou
que as espécies mais adaptadas às condições ambientais conseguem viver mais e
se firmarem no espaço e no tempo. Aqui onde estamos o estudo de Darwin não se
aplica, porque 194 espécies de plantas desapareceram pela ação do Homem, em
pouco tempo de 100 anos, e que ao
eliminar as espécies vegetais eliminou mais de 90% dos animais da fauna, e todo
o clima foi afetado drasticamente para pior, a tal ponto de que os vegetais e os
animais que foram extintos já não teriam condições de nascer e viver aqui; o
vegetal é tão comprometido com aas condições do clima, do ambiente que pode ser
considerado o quinto elemento da Natureza; ao se eliminar uma massa vegetal tão
significativa, que escolhera esse lugar para nascer e viver por milhares de
anos, e hoje reduzida a 2%, todos os elementos da Natureza e suas variáveis
atmosféricas foram alterados; entre as duas plantas, jurema e marmeleiro, qual
a mais adaptada a nova situação climática/atmosférica; a jurema é leguminosa e
tem recursos biológicos para colher o gás nitrogênio do Ar, principal nutriente
das plantas, porém alguns insetos, a exemplo do bicho pau devora as folhas da
jurema, afetando a fotossíntese, prejudicando
seu desenvolvimento; Além disso a jurema é boa lenha para carvão, e para os
fornos das olarias e padarias; ninguém come as folhas do marmeleiro, e não
serve para lenha, mas, 30 dias sem chuvas, ou
30 dias após a última chuva do ano perde suas folhas; da mesma forma que
mais de 90% das plantas e animais nativos não conseguem nascer e viver aqui, o
Homem que provocou essa catástrofe no seu ambiente, não sabe e não pode mudar
esse quadro dantesco, tornando-se alienígena no seu meio, até o esgotamento
total dos recursos e extinção de todas as espécies dos reino animal e vegetal.
Um trabalho de educação ambiental encontra em qualquer lugar
da zona rural( foto 1) ou urbana (2) uma infinidade de informações para
pesquisa; Aqui nesse ambiente na área
rural, no campo, vamos nos deter em 2 itens mais graves em termos de degradação
ambiental, criadas pelas atividades modernas do Homem local (3) tão comuns em
muitas partes da Terra, MAS o Homem não se dá conta do mal que faz (4) o mal
que representa; a cobertura vegetal que se vê, relva, gramíneas, pasto do gado(5)
de pequeno ciclo de vida surgem
com as primeiras
chuvas do ano e desaparecem com até 180 dias de existência (6) deixando o solo
NU(7) sujeito ás intempéries (8) na
maior parte do ano; essa massa vegetal (9) em 1m2 não pesa 500gramas, meio
quilo, e pior, 60% dessas plantas nativas o gado não come, seja por causa do
odor desagradável10) ao olfato do animal, ou sabor intragável ao paladar; meio
quilo por m2, 5.000kg por hectare, quando aqui existiu uma cobertura vegetal de
mais de 200 espécies de plantas (11) com 4.000m3 de massa vegetal por hectare,
e se 1m3 tiver cerca de 800 kg, são 3.000 E 200 toneladas de massa orgânica
vegetal por hectare,
movimentando (12) e trocando entre o corpo das plantas e o ambiente externo
milhares de toneladas de água para o solo, para a atmosfera, e com as outras
formas de vidas. O outro item é o pequeno buraco no chão, chamado barreiro, que
quando cheio tem uma represa ocupando (13) uma área insignificante de 80m2, e
com a lâmina média de água, tem de 40m3, que seca com 10 dias de verão; é uma
obra hídrica inútil, infantil, sem futuro (14) que caracteriza seu autor como
desprovido de racionalidade e senso crítico. Cada metro quadrado da superfície
do Planeta Terra (15) tem seus
valores eco ambientais dos reinos (16) animal, vegetal e dos
microrganismos (17).
- Eliminando o solo.
Causa de mortes.
A planta escolhe o lugar para nascer e viver de acordo com os
4 Elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas.
Uma das 16
modalidades de obras da indústria da seca patrocinada, executada e imposta pelo
Grupo 666, lavagem de dinheiro da Petrobrás, com lixo-líquido.
Pasto verde, vaca
morta, urubus no processo do Ciclo Alimentar da vida – nada se perde, tudo se transforma.
Criando deserto seco,
sem vida, com tecnologia do absurdo.
Quando de vida ainda
resta; quanto de mortes tem.
O raio, descarga elétrica entre nuvens, ou entre nuvens e o
chão, é uma das formas naturais de se incorporar, no SOLO, o gás nitrogênio,
principal nutriente das plantas.
Terras úmidas e férteis transformadas, pela ação nefasta do
Homem, em deserto seco e sem vida.
O Homem é o centro e a
razão de tudo o que acontece, ou deixa de acontecer na Terra – é instintivo e
intuitivo.
O Homem nasce
irracional como todos os animais, porém nasce com os ingredientes para ser
racional perfeito; é só uma questão de exercícios de qualidade culturais e
intelectuais.
Educação Ambiental
engloba TODO o conhecimento Humano.
Perfeito, em termos de
informação de EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Açude com 40m3 de
lixo-líquido, um entre dezenas de milhares no RN, e milhões em todo a área
chamada de semiárido.
Pequena porção Mata
atlântica, ainda intacta na zona da mata nordestina que vai de Ceará-Mirim – RN
á divisa BA/MG.
Cerrado nas regiões Centro Oeste e Sudeste do BR. Apesar de
um volume de chuvas médio acima de 1.500L/m2/ano, o solo é pobre a massa
vegetal é baixa se comparada a outras áreas do BR.
Claro e evidente.
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