[Atualização] Onda de calor excepcional atinge o Atlântico Norte e Sul. O que significa para o clima?
.
As temperaturas em áreas do oceano Atlântico Norte e Sul disparam, com uma onda de calor marinha “excepcional” acontecendo na costa norte e leste da América do Sul.
.
As temperaturas globais da superfície da água do mar (TSM) têm sido anômalas este ano, mês após mês, de forma impressionante. O mesmo acontece com o oceano Atlântico Norte, onde as temperaturas permanecem muito acima do normal, para o final de agosto (31/08). A temperatura média da superfície do Atlântico Tropical Norte neste momento é de 27,3 °C.
.
No Brasil, a onda de calor marinho no Atlântico Norte provoca estiagem em grande parte do Brasil. Além disso, os riscos são altos para espécies marinhas, como peixes, corais e plantas marinhas, muitas já adaptadas para sobreviver dentro de certas faixas de temperatura. A água mais quente pode estressá-las e até mesmo levá-las à morte.
.
Este conteúdo foi aprofundado no Livro “Um Século de Secas”, que destaca principalmente os impactos do fenômeno El Niño para as atividades hídricas e agrícolas do Semiárido brasileiro. Conheça a história completa da influência do El Niño no clima do Nordeste brasileiro: http://letrasambientais.org.br/sobre-livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário