quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Seca 785





Um comentário:

  1. O que mais me choca nesse trabalho de pesquisa ambiental é ver uma escola abandonada na zona rural do semiárido; no semiárido NE existem milhares de escolas na área urbana, e muitos programas de formação profissional, a exemplo do PRONATEC, que ensina o Homem da cidade a fazer bolo, panificação, bordado, corte e costura, Etc, mas até as escolas técnicas de agronomia estão nas cidades, sem CAMPUS para a aplicar as práticas agrícolas; para nós, que nascemos e sobreviemos até à adolescência em área rural do semiárido, sempre achamos absurdo não haver uma forma oficial de ensinar o Homem do campo a apreender as práticas rudimentares, como "primeiras letras", no que se refere ao trato com a "terra", com a criação de gado voltada para a realidade ambiental, mas principalmente CONHECER o tratamento da água de "se beber" no que se refere à captação e armazenamento da (pouca) água das chuvas no semiárido; formas racionais em se UTILIZAR a água, ao invés de usá-la, gastá-la, consumi-la, destruí-la na agricultura; e pior: 90% dos nordestinos do campo, incluindo os técnicos agrícola não tem NOÇÃO básica dessas técnicas essenciais á existência da vida no semiárido. 77% dos norte riograndenses estão na zona urbana, já que o DESCONHECIMENTO no trato com os elementos climáticos transformaram terras úmidas em semiáridos, e os semiáridos em desertos secos, de pouca vida, tornando impossível a convivência com a seca artificial na área rural.

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