quinta-feira, 4 de abril de 2019

Educação Ambiental 170

De cima do sangradouro do açude campo grande se vê ilhas aparecendo no meio da represa, e até árvores secas que estiveram submersas durante 29 anos.
Por que não tem água na lagoa com os 50mm de chuvas nessa área em 2.014? A lagoa é uma depressão natural no terreno que armazena água diretamente das nuvens; isto é, não tem bacia hidrográfica para captação de água das chuvas; essa lagoa só toma água se chover mais de 200mm em um mês, ou se durante 5 ou 6 meses cair mais de 900mm de chuvas;
O volume de barro, terra levado para o açude, pela erosão, é 60% do volume de água das chuvas que se acumulou no açude; na parede do açude deveria-se fazer um encapamento com pedras e cimento, ou se plantar capim, apropriado, com muitas raízes cabeleira, para deter a erosão.
Com pouca chuva no semiárido a parede do açude está se desmanchando pela erosão;
Com os 50mm de chuvas em 2.014 o açude teve menos de 5% da sua capacidade preenchida com lama; os 50mm, ou 50L/m² em uma bacia hidrográfica de 3 km²; o açude recentemente construído jamais encherá; foi superdimensionado para a área da bacia hidrográfica e para a nova condição de chuvas no semiárido, cuja média de 400m foi reduzida para 300mm/ano. Apenas 5% da água da chuva precipitada na bacia do açude chegou, com lama e bagaço de plantas secas, ao açude; Essa matemática da engenharia brasileira, no semiárido, nunca fecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário