A Lagoa do Piató é um lugar encantador localizado em Assu, Rio Grande do Norte. Vamos explorar um pouco mais sobre essa lagoa:
Localização: A Lagoa do Piató está situada no vale do Baixo Assú, no interior da Floresta Nacional de Açu, na margem esquerda do rio Piranhas 1. Ela se encontra entre as coordenadas geográficas de 37° log W.G e 5° 30’ lat.s. Com uma extensão máxima de aproximadamente 18 km e um volume de água de 96 milhões de metros cúbicos, a Lagoa do Piató era considerada uma das lagoas mais piscosas do Rio Grande do Norte 1.
História: A Lagoa do Piató já esteve seca por cerca de 50 anos, mas voltou a encher depois que o canal foi desobstruído nos anos de 1972, graças ao empenho de Edgard Montenegro, então auxiliar do governo Cortêz Pereira 2.
Natureza e Beleza: É um lugar onde você entra em contato com a natureza. Além disso, você pode ver as árvores históricas “Boabas”, que foram trazidas pelos desbravadores há muitos anos e se desenvolveram bem no sertão do Rio Grande do Norte. Essas árvores são raras no estado 3.
Atividades Turísticas: Infelizmente, devido às secas recorrentes dos últimos anos, a lagoa está atualmente seca e não serve para atividades turísticas. Os restaurantes ao redor também estão fechados ou fechando 3. O maior lago, reservatório de água doce, no sertão do Nordeste desde a última era glacial; ás suas margens NASCI, me banhei e bebi de sua água; sua fartura de peixes e produção de lavoura me alimentaram, me sustentaram; O berço de tanta vida, tantas riquezas, me entristece vê-la seca, morta pela ação do Homem que interrompeu o fluxo da água em sua principal artéria - O Rio Açu; O Homem local já não tem água pra beber, para pescar, plantar, para o lazer; o mais grave é saber que o mínimo de chuvas na área é de 400mm/ano, 400.000m3 de água por km2, porém a autoridades governamentais não tem conhecimento, capacidade, interesse em utilizar tecnologia acessível para ressuscitá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário