quinta-feira, 18 de setembro de 2025

26214

 Seria ridículo se não fosse comicozinho: Publicação do Jornal Tribuna do Norte, de Hoje "Acredite. A área do Núcleo de Geração e Transferência de Tecnologia em Produção Animal do Semiárido (Nutesa) que possui aproximadamente 1,8 hectares, em Mossoró, pode ser um assentamento do MST. O terreno pertencente à Ufersa. O espaço está ocupado desde abril deste ano por integrantes do movimento. Para José Vieira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), a provável perda do polo compromete diretamente o futuro da produção sustentável no estado.

Sem futuro
“O local é uma unidade criada para apoiar pesquisa, ensino e extensão em produção animal no semiárido. Ele ressaltou que o espaço tem relevância pelos trabalhos voltados ao melhoramento genético de bovinos, ovinos e caprinos, à nutrição animal, à forragicultura, ao uso de espécies adaptadas à seca e à biotecnologia reprodutiva. Perder um polo como esse compromete diretamente o futuro da produção sustentável no estado”, pontuou.
Damião Medeiros
1,2,3 e 4) imagens da agropecuária no RN; 5) reportagem do Jornal Tribuna do Norte, de Natal, RN, dando conta de que há uma disputa entre 3 instituição - MST, Faern e Ufersa por um pedaço de terra seca de 1,8 hectare em Mossoró; Em Mossoró um projeto agrícola chamado MAISA, do século passado, faliu, tendo sido ocupado por dezenas de assentamentos do Incra e do Banco do Nordeste, sem futuro; desde a criação da escola de agricultura de Mossoró há dezenas de anos, e depois transformada em Ufersa o semiárido NE cresceu de 500.000km para 1.000.000km2, desembocando para deserto sem vida; O RN em crise hídrica, alegando seca, quando na realidade recebeu 21 bilhões de m3 de água da chuva em 2.025; vários açudes que encheram em 2.024 e 2.025 estão secos; gado morrendo de fome e alazão de sede; No Seridó RN pecuaristas matando (Parelhas RN) seu gado ao tentar alimentá-lo com fezes de galinhas(forro do piso) das granjas; Indústria RN já caiu 16%; Turismo em queda, já não há comprador pra tanto Sal; Estado em situação de penúria, morrendo na chama quente do aquecimento global, mas governo tentando emplacar o forró RN no exterior; Meio caminho andado para o Fim do Mundo.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Damião Medeiros
6.000 km de rios secozinhos. 300 km de rios com a calha de areia recheada de esgotos.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Damião Medeiros
Amaldiçoados INFILIZ!
Nenhuma descrição de foto disponível.