terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Vida somente com água.

Com o tempo, esses sedimentos se transformaram em xisto preto.
Embora as trilhas sejam incrivelmente bem preservadas, é difícil dizer como eram os organismos que as formavam. Os pesquisadores acreditam que agiram como amebas coloniais ou mofo. Eles se agrupam para formar uma lesma quando os recursos desaparecem, uma formação que lhes permite migrar para um ambiente que fornecerá o que eles precisam.
Esta não é a mais antiga evidência de vida na Terra, que é bacteriana.
"A vida em nosso planeta pode ter quase 3,8 bilhões de anos ", disse Abder El Albani, autor do estudo e professor da Universidade de Poitiers, na França, por e-mail. "Mas por quase 2 bilhões de anos foi bacteriano. Mesmo que seu lugar exato na árvore da vida ainda seja uma questão de discussão e mereça pesquisas adicionais, os Gabonionta são os primeiros organismos macroscópicos multicelulares descobertos até agora.
Mas esse organismo mais complexo surgiu durante um tempo interessante.
Os pesquisadores estudaram os sedimentos em que encontraram os rastros do "Gabonionta", como estão chamando os organismos. Eles foram encontrados sob o que teria sido uma coluna de água rasa cheia de oxigênio.
Anteriormente, a Terra era um lugar mais difícil, com uma atmosfera de dióxido de carbono e uma falta significativa de oxigênio.
Mas o oxigênio prevaleceu durante o tempo do Gabonionta, que provavelmente usou a respiração aeróbica para viver, transformando coisas como gorduras e açúcares em energia. A mobilidade permitiu que esses organismos fossem mais complexos.
"O que importa aqui é sua incrível complexidade e diversidade em forma e tamanho, e provavelmente em termos de padrões metabólicos, de desenvolvimento e comportamentais, incluindo a recém descoberta evidência de motilidade", disse El Albani.
    Mas isso por si só leva a outro mistério. Cerca de 2,083 bilhões de anos atrás, houve uma queda significativa no oxigênio na Terra, levando a um longo período de condições adversas que teriam interrompido ou limitado esse tipo de evolução de organismos complexos, disse El Albani.
    Então, esse organismo complexo e seu movimento levaram à evolução de um movimento melhor e mais sofisticado, ou foi interrompido pela falta de oxigênio atmosférico? Só o tempo, e mais pesquisa, dirá. Por enquanto, o Gabonionta não tem analógico nos últimos tempos, disseram os pesquisadores.

    Um comentário:

    1. É claro que de acordo com a presença de água na Terra, que só existe depois de um bilhão de anos da criação da Terra; água no estado gasoso, criando os microrganismos, ou criando condições atmosféricas para serem atraídos de outros corpos siderais, e chegavam à Terra por fragmentos, meteoros, como naves espaciais se locomovendo desses planetas, estrelas, para a Terra; depois dos microrganismos foram criados os vegetais com fotossíntese,e autótrofos, capazes de converter os elementos da atmosfera em vida vegetal; depois os animais - auto movimento, porém os vegetais e animais de vida mais complexa, de médio porte, so foram criados com as chuvas, água no estado líquido, há 2,5 bilhões de anos; Por isso a água no estado líquido, que é o segundo estado da água na Terra (no tempo) é o QUARTO ELEMENTO DA NATUREZA.

      ResponderExcluir