Por que não tem água na lagoa com os 50mm de chuvas nessa área em 2.014? A lagoa é uma depressão natural no terreno que armazena água diretamente das nuvens; isto é, não tem bacia hidrográfica para captação de água das chuvas; essa lagoa só toma água se chover mais de 200mm em um mês, ou se durante 5 ou 6 meses cair mais de 900mm de chuvas, ou com uma chuva de 100mm em 24 horas, ou 100L/m2.
O volume de barro, terra levado para o açude, pela erosão, é 60% do volume de água das chuvas que se acumulou no açude; na parede de terra do açude há erosão e deveria-se fazer um encapamento com pedras e cimento, ou se plantar capim, apropriado, com muitas raízes cabeleira, para deter a erosão na parede do açude.
Com pouca chuva no semiárido a parede do açude está se desmanchando pela erosão; Já está provado de captar e armazenar água das chuvas no chão, á céu aberto, em barreiros, açudes, barragens nessa área do NE é suicídio, não só porque as chuvas de baixa precipitação não enchem os açudes, por causa do grande arrastamento de terra e matéria orgânica assoreando, com a água corrente, mas, pela fuga extraordinária do líquido da represa.
Com os 50mm de chuvas em 2.014 o açude teve menos de 5% da sua capacidade preenchida com lama; os 50mm, ou 50L/m² em uma bacia hidrográfica de 3 km²; o açude recentemente construído jamais encherá; foi superdimensionado para a área da bacia hidrográfica e para a nova condição de chuvas no semiárido, cuja média de 500m será reduzida para 300mm em 2.014. Apenas 5% da água da chuva precipitada na bacia do açude chegou, com lama e bagaço de plantas secas, ao açude; Essa matemática da engenharia brasileira, no semiárido, nunca fecha.
Embora tenha chovido mais de 50mm do final de janeiro ao meado de fevereiro/14, esse pequeno lago é tudo o que ajuntou no açude da fazenda; a esquerda da pequena represa se vê a mancha que a água ocupou no dia 17 de fevereiro, com a chuva, e 3 dias depois ( 20-02-14) já tinha evaporado; 50mm de chuvas significam 50 litros por m², 500.000L/hectare, 50.000.000 (cinquenta milhões) de litros por km²; a bacia do pequeno riacho desse açude tem 4 hectares, e mesmo assim a água que chegou no porão do açude não chega a 100.000 litros; as obras que se faz no semiárido para captar e armazenar água da chuva estão defasadas no tempo, no espaço, e são incompatíveis com o proposto: armazenar água das chuvas no seu tempo para se ter água para os animais beberem no verão de até 240 dias, sem chuvas. Armazenar água a céu aberto, com as novas condições climáticas, é mesmo uma estupidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário