sexta-feira, 7 de junho de 2019

467 - revelando a seca no mundo, e aqui.

  1.  Quer dizer: a seca e a desertificação no Brasil são frutos do analfabetismo científico; está sobejamente comprovado na prática e na teoria. A cidade de Belém-PA ficou conhecida como a Capital Mundial da Água Doce; Hoje, a Grande Belém tem problemas no abastecimento de água; é pouco?
    Gerir

     Apesar de toda tecnologia que os EEUU (nas Américas) e o Estado de Israel (Oriente médio) dizem ter; têm desertos secos desde a última Era Glacial, que só crescem em área e aridez desde a ocupação pela civilização humana.
    Gerir

     A Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro escrito oficial das terras tupiniquins, retrata um verdadeiro Paraíso Terrestre; trata-se da zona da mata NE, na BA, que hoje tem o maior bolsão de miséria do NE; Se Adão/Eva (citada no Bíblia) conhecesse o Brasil, há cerca de 7.530 anos, não teria ficado na Mesopotâmia (Paraíso?) - entre os rios Tigre, Eufrates, Gion e Fison (segundo a Bíblia); o Gion e o Fison já não existem; o Tigre e o Eufrates estão poluídos e secando.


  2.  Deserto seco, desertificação de pouca vida se caracteriza pelo desequilíbrio de 2 dos 4 Elementos da Natureza; semiárido hídrico se caracteriza pelo desequilíbrio de um dos 4 Elementos da Natureza - a ÁGUA; Porém há desertos e semiáridos naturais que são úmidos, o que significa dizer que o(s) elemento(s) natural(is) em desequilíbrio não SÃO a ÁGUA, como é o caso das caatingas do sertão NE que é semiárido natural PORQUE não tem solo há 400 milhões de anos; junto ao litoral NE existem as dunas e os tabuleiros litorâneos que são semiárido PORQUE não tem solo de sedimentação - prevalecendo os terrenos de areia desprovida de nutrientes minerais, e estão sempre em movimento (instáveis) pela ação eólica.É mais uma informação científica inédita para se criar uma literatura ambiental no BR, já que a literatura em voga, COpiada dos USA em 1.992 é a letra do samba do crioulo doido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário