sábado, 17 de agosto de 2019

Se tudo está errado nunca pode dá certo.

Por que não tem água na lagoa com os 50mm de chuvas nessa área em 2.014? A lagoa é uma depressão natural no terreno que armazena água diretamente das nuvens; isto é, não tem bacia hidrográfica para captação de água das chuvas; essa lagoa só toma água se chover mais de 200mm em um mês, ou se durante 5 ou 6 meses cair mais de 900mm de chuvas; Mas pesquisas nessa área comprovam que há 200 anos essa lagoa permanecia cheia de um ano para outro, ou seja, não secava; pesquisa comprovam que a média de chuvas nessa área do agreste era de 700mm, variando de 500 a 1.200mm ao ano - não era semiárido, enquanto isso, hoje, precisa chove 900mm ao ano, durante 6 meses para que a lagoa permaneça com água até, no máximo, 90 dias após a última chuva; é que todos os  vetores de fuga da água foram potencializados com o desmatamento incondicional, bestial, já que a cobertura vegetal é o quinto elemento da natureza.
O volume de barro, terra levado para o açude, pela erosão, é 60% do volume de água das chuvas que se acumulou no açude; na parede do açude deveria-se fazer um encapamento com pedras e cimento, ou se plantar capim, apropriado, com muitas raízes cabeleira, para deter a erosão.
Com pouca chuva no semiárido a parede do açude está se desmanchando pela erosão; é areia.
Com os 50mm de chuvas em Jan/Fev 2.014 o açude teve menos de 5% da sua capacidade preenchida com lama; os 50mm, ou 50L/m² em uma bacia hidrográfica de 3 km²; o açude recentemente construído jamais encherá; foi superdimensionado para a área da bacia hidrográfica e para a nova condição de chuvas no semiárido, cuja mínima de 400m foi reduzida para 300mm/ano. Apenas 5% da água da chuva precipitada na bacia do açude chegou, com lama e bagaço de plantas secas, ao açude; Essa matemática da engenharia brasileira, no semiárido, nunca fecha.
Vem a doce, potável das chuvas, mas o Homem não tem conhecimento para utilizá-la como a Mãe-Natureza esperava do único ser vivo com inteligência (?????) na Terra. Morre à míngua, por ignorância, e extravagância;

Um comentário:

  1. Entendemos que a mensagem desta postagem deu o recado que ratifica a afirmativa de que a seca NE é fruto do analfabetismo científico BR.

    ResponderExcluir