Isolamento é prisão e vice-versa; isolemos o NOVO-coroa-vírus e libertemos a gente; se tem que trabalhar, ou onde quer que vá, proteja-se, com segurança, evitando que o microrganismo tenha acesso aos olhos, narinas, boca, sem interromper a função respiratória aeróbia da gente, principalmente, com material sabidamente eficiente e apropriado na máscara - Carvão ativado que prende o corona, sem atrapalhar a respiração.Equipamentos de Proteção Individual
Durante o trabalho em áreas laboratoriais é necessário que a equipe utilize roupas protetoras, tais como: aventais, uniformes ou jalecos próprios, para evitar a contaminação das roupas de uso próprio. As roupas protetoras não devem ser usadas em outros espaços que não sejam os do laboratório.
Nestas áreas é necessário que haja um local, dentro do laboratório, próximo a porta de acesso do laboratório, para alocar jalecos e outros equipamentos de proteção individual (EPI).
Não se permite calçados que deixem os dedos expostos.
Óculos de segurança e protetores faciais ou visores (barreira de acrílico ou plástico rígido, que protege o terço médio e inferior da face) devem ser usados para a proteção de olhos e face na execução de procedimentos que produzam salpicos ou contra o impacto de objetos.
O uso de gorros ou toucas descartáveis proporciona barreira efetiva para o profissional, contra gotículas ou aerossóis, ou ainda, queda de fios de cabelo sobre a superfície de trabalho.
Observações básicas:
- As luvas são equipamentos de proteção descartáveis, não devendo ser lavadas e reutilizadas. Não devem tocar superfícies “limpas” (teclados de computador, telefones, etc), e não devem ser usadas fora do laboratório.
- As luvas esterilizadas são indicadas para procedimentos invasivos ou quando haja necessidade que sejam estéreis.
- O tipo de luva deve ser determinado de acordo com o material a ser manipulado.
- O avental ou o jaleco deve ser sempre usado, independente da utilização de roupa branca, pois o mesmo constitui uma barreira de proteção para as roupas pessoais.
- O jaleco ou avental deve possuir mangas longas, com punho ajustável, podendo ser de tecido ou descartável (o tipo será determinado pelo material a ser manipulado).
- Após o uso o jaleco ou avental deve ser acondicionado em sacos plásticos e somente retirado para lavagem.
- A máscara é um equipamento de proteção das vias aéreas superiores e deve também ser escolhido de acordo com o material a ser manipulado, por exemplo, em atividades de manipulação de agentes biológicos patogênicos com alta probabilidade de geração de aerossóis pode ser necessário a utilização da máscara submicron, com 95% de eficiência.
- As toucas com elástico são as mais indicadas, pois protegem os cabelos e as orelhas com conforto.
- Os protetores oculares ou óculos de segurança mais indicados são aqueles que possuem vedação periférica.
- Após o uso, os óculos de segurança e os visores devem ser desinfetados com substância desinfetante adequada, que não ataque o acrílico e, posteriormente, lavados com água e detergente neutro.
Saiba mais:
Equipamentos de Proteção Individual
Luvas
Nenhum comentário:
Postar um comentário