Educação ambiental engloba toda relação do Homem com o Meio, o Ambiente, mas, tendo um espírito, essência de Deus, cidadão do Universo, precisamos conhecer e Saber que diferente dos outros seres vivos da Terra somos resultado de um Planejamento que AINDA não foi concretizado;De acordo com a História da Civilização Humana, Homo Sapiens, tudo começou quando o homem (Homo Erectus) deixou de ser nômade e se fixou na terra para cultivar seu alimento na agricultura e na criação de animais que lhe forneciam couro (pele), carne, leite, ovos e mel de abelhas, a cerca de 7.500 anos, exatamente quando Caim e Abel foram gerados. A Bíblia judaica/cristã registra esses pontos.
Para melhor esclarecimento vamos analisar o que consta na Bíblia sobre o agricultor Caim. Gn 4,3 no fim da estação de plantio veio a colheita dos frutos cultivados por Caim (por ordem de Deus), que num gesto de OBLAÇÃO a Deus, Caim colheu os primeiros (e melhores) frutos levando-os à presença de Deus, que disse a Caim: se tu tivesse trabalhado bem Eu te daria recompensas, mas como trabalhastes mal, o castigo vai bater no teu coração.
Note bem: 1) Quando Deus criou o Céu, a Terra, o Sol, Etc. Ele dividiu o tempo em dias/noites de 24 horas(obedientes aos movimentos do Sol e da Terra) e dividiu o ano em 2 estações(que o homem acha ter mais duas) – seca a úmida, tudo de acordo com os movimentos do Sol e da Terra, um ano de 360 dias, cada estação com 180 dias. Hoje se sabe que são 365 dias e 4 horas. A existência de Todos os seres vivos da Terra obedece à mesma nomenclatura do tempo. Pode-se identificar a idade de uma árvore analisando o corte do tronco, ou do caule. A existência dos animais está intimamente ligada aos mesmos elementos climáticos, mas a longevidade do homem está intimamente ligada ao grau de evolução psíquica (inclusive a idade do seu corpo).
2) Caim não consta ( Lc 3,23-38 como filho de Deus por vontade própria, mais o pecado(desobediência) de seus pais.
3) o que teria feito Caim, agricultor designado por Deus, para que sua oferta não fosse aceita por Deus? Consultando o Livro do Profeta Ezequiel (Antigo Testamento) nos Capítulos 29, 30, 31 e 32 verifica-se que para se destruir uma área úmida e fértil faz-se: 1) o desmatamento total (arrancando as plantas pela raiz) e 2) tocam-se fogo em tudo (como se faz no Brasil) transformando a matéria orgânica que deveria voltar ao pó para integrar os corpos vivos) em carvão, cinzas, fumaça, fuligem, multiplicando o desastre ambiental do desmatamento por 1.000. Foi exatamente isto o que Caim fez no Jardim do Éden - Gn 2,8 -31 e depois no país de Nod Gn 4,16 a leste do Éden.
Narrativa Bíblia: - Gn 4,17-24 – Caim casou-se com uma mulher Homo Erectus (não podia ser com suas irmãs descendentes de Adão/Eva de onde Caim foi expulso por Deus) do país de Nod, aonde seus descendentes fundaram uma cidade com o nome do seu primeiro filho – Henoc.
Gn 6 – CAUSA DO FLAGELO DA HUMANIDADE, que culminou com o dilúvio – Gn 7; 8.
Quando os homens (Homo Erectus) começaram a se multiplicar na face da Terra lhes nasceram filhas. Os filhos de Deus (descendentes de Shet, 3° filho de Adão/Eva, 2º na gemeologia Adão-Jesus) viram que as filhas dos homens eram belas, e tomaram para suas esposas. O Senhor Deus disse: Meu Espírito não dirigirá SEMPRE o homem, em razão dos seus erros; o homem não passa de carne. Por isso seus dias de vida serão reduzidos para até 120 anos Gn 6, 1-3.
Os filhos ( e filhas) do homem eram gigantes o que fez os filhos de Deus preferirem suas mulheres – Gn 6,4.
Com esse cruzamento entre o Homo Erectus e o Homo Sapiens Deus viu que a maldade se multiplicava sobre a terra; o homem não fazia outra coisa, senão o mal. O Senhor Deus arrependeu-se de ter criado o homem a sua imagem e semelhança – Gn 6, 5-6, afligindo-se muito, e disse: apagarei da superfície da Terra o homem que criei, e com ele exterminarei todos os animais criados para servi-lo – Gn 6,8. Aqui toda a Humanidade passou a ser conhecida como “filho do homem” – ser humano. Sempre que Deus se dirige ao Homem o chama de “filho do Homem” (ver o Livro do Profeta Ezequiel). Jesus Cristo é o filho do Homem por ter sido gerado no ventre de uma mulher (Maria). O Corpo que Jesus Cristo tem hoje, no céu tem aparência humana, mas não tem necessidades fisiológicas. A partir do surgimento da religião cristã (nasceu do judaísmo) os hebreus que se intitulavam filhos de Deus passaram a se autodenominar “israelitas”, uma pequena linhagem
dos hebreus. Descrevemos, com base na Bíblia judaica/cristã a segunda etapa do Planejamento do Homo Erectus ( Gn 1,26) ao Homo Sapiens (Gn 2,7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário