domingo, 19 de setembro de 2021

Dependência intelectual X independência da informação.

 


O registro fotográfico dessa flor, em uma blog de Educação ambiental, mesmo com informações  científicas, certamente é comum; chamar a atenção para os detalhes do corpo da flor, para a cor, para os elementos funcionais que a constituem como órgão reprodutor da planta; não seria novidade dizer-se que ela exala um perfume muito agradável que tem a finalidade de atrair animais (principalmente insetos alados) polinizadores, normalmente abelhas, e que sem esse adjutório SOCIAL não haveria reprodução; Mas  para quem CRIA a informação como " Educação Ambiental" é diferente de qualquer órgão, instituição que CONSOME a informação; Esta flor é registrada, postada nesta página: 1) Essa (e outras) flor só aparece  no semiárido NE na época das chuvas, se o volume de chuvas for maior que 300mm em período de 90 dias, tempo suficiente para  manter o solo úmido para a semente germinar, a planta crescer e se reproduzir, primeiramente botando a flor que será convertida em frutos, vagens, com sementes; 2)   a semente da planta dessa flor germinou, cresceu, mas como a oferta de chuvas na área de 150mm/ano, não teve flor. 3) as abelhas, principais agentes polinizadores das plantas praticamente desapareceram no semiárido, por conta das longas estiagens, quando não há flores para lhes fornecer o néctar para o mel, seu alimento; a probabilidade dessa flor não se converter em sementes, por falta de abelhas para a polinização, é muito alta; 4) Eu, como parte desse MEIO, entendo que só verei essa, e outras flores nesta área, a partir de do mês de maio, se chover a partir de janeiro; Provavelmente os visitadores desse BLOG vão concluir que isto é conhecimento empírico (sem fundamento científico); Mas o que é ciência se não trabalhos de pesquisas empíricas a partir de valores intuitivos, empregando-se instrumentos de investigação? Como produzir informações de Educação ambiental sem apontar as causas socioambientais que inibem a CRIAÇÃO, o Estabelecimento, a Reprodução dos elementos dos reinos animal e vegetal de um BIOMA?  Como ignorar que se ESTA Flor não se converter em frutos,  a minha Vida, (e do restante da Humanidade) está em decadência, principalmente intelectual e espiritual? Pois bem;  Quando em 1.992 iniciamos este TRABALHO de educação ambiental, o assunto para a maioria dos brasileiro era futilidade ,menos importante do que o bate-papo FULEIRO do dia a dia dos brasileiros; Hoje a Terra toda sofre as consequências de não levar o assunto Educação Ambiental a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário