LAPIS - Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites
.
La Niña de terceiro ano terá influência até o próximo verão
.
A primavera meteorológica abrange o período de setembro a novembro. É a estação de transição de um período mais frio para um período mais quente do ano. Um fator importante para o clima da primavera deste ano será o La Niña, com um histórico conhecido de seus impactos climáticos sazonais. La Niña é uma fase fria do fenômeno El Niño Oscilação Sul (Enos), do Pacífico.
.
O La Niña se fortalece, com sua influência crescendo à medida que avançamos para a primavera, devendo se estender até o próximo verão 2022/2023.
.
A figura mostra os últimos dois anos de anomalias oceânicas, no oceano Pacífico. O primeiro evento de La Niña começou em 2020. No final de 2021, foi um La Niña de segundo ano. Um evento de terceiro ano está previsto para se desenvolver nesta primavera e no verão 2022/2023.
.
O La Niña enfraqueceu na primeira metade do inverno 2022. Mas desde meados de julho deste ano, tem se fortalecido novamente. Uma fase específica (quente ou frio) geralmente se desenvolve no final do inverno ou no início da primavera. Assim, espera-se que o La Niña fique mais forte nesse período.
.
O gráfico, baseado no modelo europeu de previsão do ECMWF, mostra a previsão da principal região ENOS 3.4. É possível observar as águas do Pacífico equatorial mais frias na primavera e no verão 2022/2023. No entanto, a média da previsão permanece dentro do limite da fase La Niña, entrando no verão.
.
A previsão da temperatura global do oceano do ECMWF mostra que o La Niña está presente em todo o oceano Pacífico equatorial, durante a primavera. Com base nas anomalias, isso parece um evento moderado de La Niña na primavera e verão. Mas um enfraquecimento do La Niña é esperado para o início do próximo ano, com possibilidade de um El Niño no final de 2023.
1 comentário
Visto por 1
Curtir
Comentar
Compartilhar
Comentários
Comentários mais relevantes
- Damiao MedeirosLa niña de 3° ano 2.021, 22 e 23; em 2.021 não atuou favorecendo a oferta de chuvas, no semiárido, como de praxe; em 2.022 trouxe média de 800mm nessa área; em 2.023 somente se La niña coincidir com o período chuvoso, de janeiro a junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário