quinta-feira, 27 de outubro de 2022

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 383 - na defesa da Soberania e Independência do Brasil, desde 1.963 - Conscientização e Democratização da Ciência Ambiental desde 1.992.Como exercício da mente, intelectual, vamos, para melhor compreensão do problema ambiental, em pauta, desenvolver a tese: se esse grande açude (da foto 1) no agreste RN tivesse água, doce das chuvas, teria peixes, alimentos do Homem; poder-se-ia plantar lavoura irrigada, inclusive ração para alimentar o gado no verão; vendo-se essa área aberta, imensa, seca, sem vegetação permanente (árvores, arbustos) conclui-se facilmente que se trata de um semiárido; MAS se não tivesse esse grupo de pessoas, e sabendo-se que nessa área não tem qualquer forma de vida animal, pode-se dizer que se trata de um deserto; vejam-se, por exemplo, que essa mesma área tem, ocasionalmente, 3 classificações quanto a disponibilidade, ou não, de água; A água é, portanto, o principal elemento da vida, e nós que fazemos EDUCAÇÃO AMBIENTAL CIENTÍFICA, insistimos: estamos criando, produzindo informações imprescindíveis sobre sua EXCELÊNCIA, a Água Doce que gera e mantém a vida nas terras emersas da Terra.

Francisca Melo e Janilson Cleber
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