quarta-feira, 12 de abril de 2023

18130

 

Tudo o que a gente come vem direto, ou indiretamente das plantas; não há exceção. O Reino Vegetal é AUTÓTROFO, convertendo os Elementos da Natureza em Massa orgânica (vegetal); Por isso, e muita mais, o VEGETAL é o quinto Elemento da Natureza.
Reino Produtor de alimentos dos outros reinos vivos.
Tudo o que a gente come vem direto, ou indiretamente das plantas; não há exceção.
Forma agráRIDA á RÉ. Assentamento do Incra de 23 anos. Não HÁ produção agropecuária – alimentos.
O Reino vegetal é comprometido com o equilíbrio do clima:
Luz solar -energia luminosa e calorífica do Sol;
Atmosfera – gases, água no estado gasoso, ventos,nuvens, chuvas;
SOLO – formação e integridade – nutrientes minerais, matéria orgânica viva e decomposta, drenagem, absorção e armazenamento de água ao alcance das raízes das plantas;
ALIMENTOS no corpo das plantas – raízes (tubérculos), caule nas hortaliças, folhas, flores frutas, sementes;
Depende da cobertura vegetal, em porte, número de indivíduos por área(densidade); interação com temperatura (calor), ventos, formação de nuvens, formação de chuvas, criação e restauração do solo, controle de umidade e evaporação do SOLO, dos reservatórios, dos corpos de animais e de vegetais.
A água, principal elemento da Natureza tem tudo a ver com a cobertura vegetal; neste lugar e clima estudado a escassez, ou ausência de plantas faz com que a perda de água no reservatório seja de 10mm, ou 1cm por dia; a fuga de água do solo é de 3,5L/m2 ao dia; no meu corpo animal de 70kg a fuga de água, no suor, das 7 as 17 horas, é de 700 miligramas, ou 700 mililitros por hora. Este Solo recebeu de janeiro a julho de 2.022 800 litros de água por m2, ou 800mm, um dos maiores índice de chuvas na Terra; 60 dias após a última chuva resta menos de 1% dessa água no ambiente;
As plantas e os animais precisam de água a todo instante.
Se falta água ao alcance das raízes, as plantas murcham, secam, perdendo a água do corpo juntamente com os minerais, matéria orgânica, restando 20% da massa em celulose; assim a intempéries vão desintegrar o corpo da planta, incorporando as partículas ao SOLO.
A massa vegetal seca não alimenta os animais, que por falta, ou escassez de alimentos fica desnutrido, que com perda das defesas do organismo, adoece, sendo descartado no ambiente para nutrir o solo e alimentar animais e microrganismos.
Do volume de água das chuvas precipitadas nessa área do Brasil, menos de 10% são aproveitados para a criação da vida, enquanto que os 90% da água que FOGE não contribui para a formação de nuvens, não contribui com as chuvas, e não forma lençóis de água subterrânea; tudo isso graças a eliminação incondicional da cobertura vegetal de 5.000m3 de massa vegetal por hectare; consequentemente a fauna foi EXTINTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário