quinta-feira, 29 de junho de 2023

18850

 

Quanto de água tem na vida e quanto de vida tem na água.

 

60% da vida se constituem de água; a vida animal e vegetal foi criada na água doce, e milhões de anos depois surgiram os oceanos, criando a vida aquática de água salgada; hoje existe a vida de água salgada nos oceanos e a vida de água doce nas terras emersas, ou seja, na litosfera; na litosfera existe vida animal e vegetal aquática nos lagos, nos rios, nos açudes.

 

Observando-se esse pequeno açude que encheu e sangrou pela última vez em 2.011, portanto há 12 anos; todos os anos tem água da chuva diretamente sobre o açude e na bacia hidrográfica, e todos os anos o açude seca, condição que nos permite afirmar que não tem peixes, mas tem sapos e outros anfíbios que quando o açude seca podem viver enfiados no chão com alguma umidade; os anfíbios se reproduzem com as primeiras chuvas do ano, antes de o açude tomar água; se o Homem introduzisse alevinos no açude certamente não haveria tempo de se desenvolver, crescer, em 4 a 6 meses em que o açude tem água.

E plantas aquáticas?  As plantas aquáticas nos açudes, barragens, lagoas, rios não vivem totalmente submersas e terão que manter parte do corpo fora d`água, no caso,  as folhas, para a fotossíntese, floração, reprodução, e estariam visíveis.

Ao longo dos últimos 12 anos o açude passa no máximo 6 meses com água armazenada, tempo insuficiente para a semente de plantas aquáticas germinem, que a planta cresça e se reproduza.

A construção de um açude, ou barragem tem por finalidade captar água das chuvas, no seu tempo, e armazenar essa água para se dispor dessa reserva de água para suprir as necessidades da vida no tempo seco, sem chuvas; mas se esse pequeno açude não enche há 12 anos, e seca todos os anos, qual a finalidade de sua construção se somente tem água no período das chuvas, e no máximo 2 meses depois da última chuva; Podemos afirmar com conhecimento de causa que há 60 anos quando foi construído o açude enchia, sangrava o excesso de água, e permanecia com água armazenada até a estação chuvosa do ano seguinte.

 

Houve, portanto, uma redução na oferta de chuvas por até 6 anos seguidos, a partir da década de 70, e consequente e paralelamente aumentou a fuga de água da represa em 4 vetores: por evaporação, para o Ar; drenada no terreno embaixo da represa, sugada pela terra seca em torno da represa, e pelos ventos secos.

Durante os 6 meses em que o açude tem água armazenada, que inclui 4 meses de estação chuvosa, nasce muito pasto verde, e o proprietário das terras cria gado bovino que bebe no açude; 6 meses é tempo bom para nascer bezerras, bezerros, e com os bovinos bem alimentados o animal adulto ganha até 150 kg de massa corpórea, e o gado jovem atinja 200 kg; Com o açude vazio e o pasto seco, morto, o pecuarista vende o gado, ainda gordo, para não morrer de fome e de sede.

Quanto aos animais que ainda resta da fauna, predominando poucas espécies de lagartos, alguns pássaros, cobras, terão que arribar para outros áreas onde tem água e alimentação, e a área se assemelha a um deserto seco e sem vida; as plantas a nível de árvores e arbustos perdem as folhas, e consequentemente não processam a fotossíntese, não produzem a clorofila, ficam da cor cinza, não crescem, não se reproduzem, e pode secar e morrer.

 

 

As dimensões do açude construído têm a ver com a oferta média de chuvas e com a área da bacia hidrográfica; pelo exposto neste texto as condições ambientais, hoje, são diferentes, desfavoráveis a construção de açudes e barragens, mas, enquanto isso o Homem aumentou o número de açudes e barragens em cada bacia hidrográfica de modo que nenhum enche, e todos secam todos os anos. Com 300mm de chuvas, como é o caso de 2.023 nessa área são 300 litros por m2, ou 300.000m3 por km2; quando cheio o açude em pauta armazena no máximo 150.000m3, que é metade da água da chuva que caiu em 1km2, em  cerca de 100 dias de 2.023.

 

Para que se possa viver nessa área, com densidade de 70 pessoas por km2, e com oferta de chuvas, média de 400mm ao ano é preciso captar e armazenar água da chuva de forma eficiente para o abastecimento urbano e produção de alimentos nos 365 dias do ano.

 

Existe Um Projeto de captação e armazenamento de água que pode ser executado em qualquer lugar do semiárido, onde nenhuma outra obra hídrica, conhecida da Humanidade, poderia ser útil.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário