Educação ambiental ao todo; Quando focalizamos uma abordagem desse tema EDUCAÇÃO AMBIENTAL (1) nos valemos de um cabedal de dados comparativos, desde o conhecimento empírico (2) da vivência, da observação, chegando ao conhecimento científico (3) resultante de aplicação em pesquisas no próprio Meio, buscando, com oficinas,(4) as respostas que justifiquem enunciados e teses(5); em qualquer estudo há de se tocar nas características da vida estabelecida no que tange aos 4 elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas(6) no tempo e no espaço, o que significa estudo do Ambiente, enquanto que ao Ambiente alterado(7), modificado pelo Homem chamaremos de MEIO (
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Analisar os Elementos da Natureza no tempo e no espaço é encontrar medidas de valores instantâneos das variáveis atmosféricas: Temperatura(9), pressão atmosférica, intensidade de Luz Solar(10), direção e intensidade dos ventos, umidade do ar, umidade do chão, disponibilidade de água armazenada em lagos, rios(11), fontes de água, Solo, estações do ano, oferta de chuvas(12) e todos se refletindo nas características da vida estabelecida; Ver a cobertura vegetal, natural como autótrofa(13), ou seja, que converte os elementos da Natureza em massa orgânica vegetal, e assim sustenta as outras formas de vida(14), e, comprometida com o equilíbrio do clima, goza da nomeação de quinto elemento da Natureza;
vemos os elementos da fauna(15), em porte, variedade de espécies, número e densidade por área, reprodução como intrinsicamente dependente do nível de cobertura vegetal no habitat(16); vemos a agropecuária do Homem, lavoura e gado(17, como produto do Meio, ou seja, impostos artificialmente, e como tal trazendo danos, situação que pode ser atenuada e até mesmo contornado, equilibrada com medidas científicas.
Quando, por exemplo, abordamos o Inseto Formiga(18), do reino animal, vamos observar a espécie, tamanho do corpo, alimentação, comportamentos e funções dos integrantes, componentes; no formigueiro(19) vamos avaliar a terra removida externamente para a construção das câmaras internas em: volume, cor do terreno, material de atividades recentes, ou antigas;
observamos a parede de terra que algumas espécies(20) fazem em torno da entrada como proteção para impedir a penetração de água das chuvas; observar as espécies de plantas(21) que as formigas utilizam as folhas para fermentar, criar fungos como alimento no formigueiro; se usam outros insetos(22) outros animais como fonte de alimentação; o comportamento do formigueiro nas 4 estações do ano; atividades externas na época das chuvas, e no verão seco; o crescimento populacional; criação de novos formigueiros, ou extinção.(23)Se vamos pesquisar uma planta cultivada, lavoura, hortaliça, plantas frutíferas - árvore, arbusto; legume, cereal; planta de extrativos, vemos o aspecto externo do indivíduo, da espécie, comparando a vida útil, porte e crescimento com relação a idade;
(24)floração e reprodução; pesquisamos o solo quanto a textura, cor, disponibilidade de nutrientes minerais, e de matéria orgânica decomposta e viva, espessura, drenagem e absorção de água(25); disponibilidade de água, volume de chuvas, umidade do ar; intensidade de luz solar e de ventos em cada estação do ano(26); tratamento dado, como, aragem, aspecto dos elementos radiculares enterrados no solo; a exemplo das raízes de sustentação(27; associação, ou não com outras espécies de plantas; vamos focalizar a produção, no tempo, de massa orgânica por área cultivada e a relação entre o volume e peso de massa orgânica da planta e da massa orgânica em peso e volume do fruto, da semente(28), ou da fruta utilizada como alimento da gente, ou dos (outros) animais.
Se abordamos a pecuária na produção de mel, carnes, leite, ovos(29) vamos enquadrar á adaptabilidade, ou não, da espécie animal ao clima, como Luz solar, umidade do Ar, ventilação, relevo; seu alimento, e, se herbívoro(30), verificar as plantas nativas do seu menu; as plantas cultivadas no lugar, volume e peso de alimento ingerido por cada espécie, por dia.
Quanto as fontes de alimentos do gado(31) avaliamos a produção de massa orgânica produzida por área, peso e volume no tempo e no espaço; sugerir melhorias que permitam sustentar o maior número de animais da pecuária na mesma área, sem sobrecarregar o Ambiente, com maior produção de alimentos na mesma área e melhor nutrição.
(32)Se o Homem é o objetivo dessas fontes de alimentos vamos analisar os alimentos apreciados no seu menu; oferta e procura; volume e peso de cada alimento ingerido diariamente por cada indivíduo;(33) se os alimentos de um povo têm a ver com cultura, poder econômico, também vamos enquadrar, sobre o Homem local, a cultura predominante, formas de recreação, gastos de energia nas diversas formas de trabalhos, físicos e mentais(34).
Vamos focalizar o Homem no comportamento social na comunidade, com o Estado e País; Relação com o Meio físico, com as outras formas de vidas; (35)doenças e males físicos, mentais, psicológicos....(36)Estamos, assim, vendo-nos como um ser vivo constituído de corpo físico, Mente e Espírito, cuja evolução é psíquica, e que para isto depende de um corpo são, mente sã e Espírito altivo, 3 formas de energias antagônicas, mas no conjunto harmonicamente complementares.
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