Você já ouviu falar em injustiça climática
A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.
Gases de efeito estufa que estão causando a #MudançaClimática incluem o dióxido de carbono, gerado, por exemplo, pelo uso de gasolina quando dirigimos um carro, e o metano, emitido em grandes quantidades pela atividade pecuária.
As emissões que causam a mudança climática vêm de todas as partes do mundo e afetam todas as pessoas, mas alguns países produzem muito mais do que outros:
100 países com as menores emissões geram 3% do total.
10 países com as maiores emissões contribuem com 68% do total mundial.
#InjustiçaClimática significa que os impactos da mudança do clima são sentidos de forma diferente por diferentes grupos de pessoas, comunidades e países, os quais possuem responsabilidades diferenciadas em relação à atual crise climática.
Neste vídeo, Kaime Silvestre, do Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos em Genebra, explica o que é injustiça climática e apresenta conceitos fundamentais para uma abordagem da ação climática baseada nos direitos humanos.
Assista ao vídeo completo e participe da campanha global pela #AçãoClimática: https://bit.ly/CampanhaAmbicaoClimatica
Nenhum comentário:
Postar um comentário