Publicações do Feed de Notícias
Mapa semanal mostra distribuição das chuvas no Semiárido brasileiro
.
O mapa semanal da precipitação, baseado no Índice de Precipitação Padronizado (SPI), destaca como foi a distribuição das chuvas no Semiárido brasileiro, no período de 08 a 12 de abril deste ano.
.
Você pode observar no mapa que a estiagem atingiu grande parte da Bahia e do norte de Minas Gerais, com chuvas escassas também no sul do Piauí, Semiárido de Sergipe e de Alagoas, além do sudoeste de Pernambuco. Isso ocorreu em razão de uma forte massa de ar seco, que atingiu a região, durante o período.
.
Na última semana, voltou a chover na porção norte do Nordeste brasileiro, após uma trégua da massa de ar seco. Mas na região Sudeste, esse sistema de alta pressão trouxe predomínio de estiagem no período.
.
O mapa faz parte do portfólio de produtos de monitoramento por satélite, gerados semanalmente pelo Laboratório Lapis. Com essa ferramenta, é possível se manter atualizado sobre a distribuição das chuvas, em qualquer área do território brasileiro, com frequência mensal ou semanal.
.
O mapa foi gerado no software livre QGIS, a partir do cálculo do Índice de Precipitação Padronizado (SPI). Esse índice de seca permite analisar a duração, a frequência e a gravidade das secas meteorológicas, usando dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS).
.
Este mapa é um dos produtos de satélites gerados com a aplicação do método “Mapa da Mina”, do Laboratório Lapis. Para conhecer como funciona o mesmo método usado pela equipe interna do Lapis, baixe o e-book gratuito mais completo do Brasil “Como definir o QGIS: o guia definitivo para mapeamento”: https://mapadamina.org.br/qgis
Todas as reações:
1Letras Ambientais1
Gosto
Comentar
Partilhar
Damião Medeiros
O mapa mostra que em 2.024 e apesar do domínio do El Ñino houve uma inversão no volume de chuvas, quando parte do semiárido predominantemente contemplado com maior índice chuvas - MG-BA-AL-SE-PE teve uma redução, mas favorecendo o semiárido próximo ao Oceano; poderia o aquecimento global ter influenciado nesse resultado; aquecimento = maior teor de evaporação de água para a atmosfera; no Oceano está maior volume de água da Terra para evaporar e formar nuvens de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário