Você sabe identificar os 4 principais tipos de desinformação climática
Divisão: Enfraquece as pessoas defensoras do meio ambiente e da #AçãoClimática, colocando-as umas contra as outras e demonizando-as para tentar diminuir o apoio do público.
Desvio, incluindo o “greenwashing”: Minimiza o papel dos combustíveis fósseis na degradação do clima e reenquadra o debate, centrando-o no comportamento individual.
“Doomismo”: Defende a ideia de que já é demasiado tarde para evitar a catástrofe climática e considera fúteis todos os esforços nesse sentido.
“A difusão destas narrativas é um grande negócio a nível mundial. Grandes agências de notícias, redes sociais, agências de publicidade e empresas globais de relações públicas estão lucrando com isso.”
Em artigo publicado pela iniciativa #Verificado de combate à desinformação, a chefe de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, reitera a urgência de unir forças e ideias para desbancar as táticas e estratégias que buscam minar e atrasar a #AçãoClimática:
“Não podemos cruzar os braços. Todos nós, que estamos do lado da ciência e das soluções, temos de redobrar os nossos esforços. Quer expondo incansavelmente a desinformação sobre o clima e os que estão por detrás dela, quer tornando-nos mais corajosos, mais inteligentes e mais estratégicos - não apenas no que comunicamos, mas como.”
A alta funcionária das @naçoesunidas participa, nesta semana, do evento global sobre integridade da informação e combate à desinformação que está sendo organizado em São Paulo pelo @g20org.
Para saber mais, leia o artigo completo de @melissarfleming em acesseverificado.org e acompanhe a transmissão ao vivo do evento nesta quarta (1) na página g20.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário