Os produtos de satélite mais indicados para a previsão de secas
.
Grande parte do Brasil continua enfrentando seca. A seca é um fenômeno complexo, que pode ser estimado de várias maneiras.
.
As secas são agravadas pela baixa umidade, ventos fortes, temperaturas altas e maior quantidade de radiação solar. Todos esses fatores aumentam a perda de água do solo e das plantas. Isso significa que estimativas de umidade no solo por satélite podem ser usadas para analisar a seca, que vai além da escassez de chuvas. Dessa forma, podemos prever os impactos da seca antes que aconteçam.
.
Há algumas evidências que sugerem que secas generalizadas e prolongadas, como a recente seca de 2012-2017, podem ter sido exacerbadas pela secas-relâmpago. Parte do desafio de projetar mudanças futuras está relacionado à forma como a temperatura e a precipitação variam juntas. Secas prolongadas são mais raras de acontecer do que ondas de calor.
.
São os chamados eventos extremos. Temos chamado atenção para o aumento na frequência e intensidade da seca, que influencia nas próprias queimadas na Amazônia e no Pantanal pela ação humana.
.
Recentemente, publicamos um artigo, em um periódico internacional, sobre o aumento das secas extremas no Rio do São Francisco. Identificamos que, desde os anos 1990, esse fenômeno se tornou mais frequente e intenso na Bacia.
.
O aquecimento do Planeta significa maior probabilidade de que os anos de baixa precipitação também sejam quentes, sugerindo que, sob a mudança climática, as secas podem ser mais quentes, sobretudo no Rio São Francisco. Mas as condições secas também costumam resultar em temperaturas locais mais quentes, aumentando a perda de água do solo e das plantas.
.
O Laboratório Lapis utiliza um conjunto de indicadores, para avaliar a condição de seca, nas regiões brasileiras. O percentual de umidade do solo ou índice de umidade do solo são os indicadores mais adaptados para analisar e prever a secas-relâmpago.
.
Esses produtos foram gerados no QGIS, o software livre de Geoprocessamento mais usado do mundo. Você pode passar 01 ano inteiro sendo treinado pela equipe do Laboratório Lapis: https://mapadamina.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário