segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

26700

 Post de Na Mira da Notícia


A crise hídrica no município de Triunfo Potiguar ganhou contornos ainda mais graves após o desabafo do agricultor Antônio Celismar, morador do sítio Apipulcus, a cerca de 4 a 5 km da zona urbana. Em vídeo, ele mostra a realidade dura enfrentada pela família, que está há quatro meses sofrendo com a falta de água e sem apoio efetivo da prefeitura. “Não temos água para nada. Já informamos a prefeitura e até agora ninguém fez nada”, disse Antônio, visivelmente abalado.
A esposa dele, Iranyr Brito, reforçou o drama: “Estamos há 4 meses neste sofrimento. Alguém nos socorra. Estamos tentando fazer um cacimbão, mas não temos mais condições. Precisamos de uma retroescavadeira. O vice-prefeito Abimael prometeu, mas nada aconteceu.Temos crianças, animais… e ninguém nos ajuda”.
O que revolta a família é a diferença no atendimento às casas do sítio. Ao todo, são 9 residências na comunidade. Sete delas são abastecidas por carros-pipa. Apenas a casa de Antônio e Iranyr fica sem receber água. A denúncia expõe o sentimento de abandono e a cobrança por igualdade no atendimento às famílias que dependem da água para sobreviver no campo. A comunidade aguarda que a Prefeitura de Triunfo Potiguar se manifeste e tome providências urgentes para solucionar o problema, que já ultrapassa os limites da dignidade humana.
Severino Medeiros
O Brasil é o país da água doce e das chuvas, porém no NE de 1,5 milhão de km2 há o semiárido natural chamado caatingas, 1/6 do NE; a caatinga que na língua Tapuia significa CLAREIRA, sem SOLO, tem até 2.000m2 sem vegetação, expondo o sub solo pedregoso CINZENTO, meio impermeável, onde SOMENTE 5% das chuvas, ficam; a oferta média de chuvas era de 600mm;ano, podendo chover 300mm no ano de El ñino e 1.000mm no ano de La ñina. Com a ação nefasta do Homem durante 300 anos, ou mais, o clima ficou doidão, o que foi reforçado com o aquecimento global em andamento; a seca NE,. portanto, tem duas causas principais: quando a água da chuva se precipita no chão vira LIXO; e logo foge daqui extraordinariamente; se o Homem é o problema o mesmo Homem não conhece a solução: captar água da chuva, no seu tempo, sem contato com o chão, e armazenar essa ÁGUA, junto da área de captação para o abastecimento urbano e produção de alimentos; que dizer que a seca NE é obra de satanás que usa o Homem como MULA; assim, se o Homem não SABE, não quer e não pode nem Jesus Cristo dar jeito nesse TROÇO. desemebrasil.blogspot.com.
Juliana Miguel
O caso tá muito sério
É uma dificuldade pô uma carrada de água e quando chegar é mil e uma recomendação não pode usa pra quase nada.
Somente pra beber e tomar banho.
Aí ninguém pode lavar uma casa ninguém pode lavar uma roupa
Agora mim diga quem vevi nessas condições?
Eu mesma trago as roupas da minha mãe pra lava em jucurutu pô que no sítio represa tá uma tristeza.
Só Jesus pra nós socorrer.
Wendell Medeiros
O carro pipa ta no prego
A opção "Mais relevantes" está selecionada, portanto, alguns comentários podem não ser exibidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário