quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

26712

 Post de No Cariri Tem


Severino Medeiros
Há um DITO popular de que o "brasileiro só fecha as portas depois de roubado"; todas as plantas que o governo e comunidade acadêmica trouxeram de outros continentes para supostamente melhorar o AMBIENTE do semiárido NE, contribuíram para agravar o problema de aridez e/ou desertificação; como forrageira no Século XX a algaroba trazida dos desertos secos e salinizados das américas, tendo as vagens e grãos para alimentar os gados, além da madeira para lenha, carvão, estacas de cercas, foi um desastre para o solo, para as fontes de água, e pior: a planta deixa de botar flores, vagens quando há concorrência excessiva entre elas e, mais, não aceita em seu meio as árvores nativas do NE; Salinizam o SOLO, tornando imprestável para a agricultura. Neste caso o brasileiro desinformado, estúpido abriu as portas, trazendo essa desgraça para o NEBR; Enquanto isto há uma árvore nativa do semiárido NE que tem mil e uma Utilidades, principalmente como forrageira com suas folhas, vagens e grãos; Leguminosa, grande produtora de massa orgânica, inigualável no estabelecimento de cercas, tendo em vista dispensar o uso de arame farpado; pode e deve ser cultivada para restaurar Solo degradados; quando cortada para madeira, ou colhida suas folhas como forrageira se recupera extraordinariamente; Trata-se da árvore Sabiá, ou Sansão, nome científico Mimosa caesalpiniaefolia; A criação de gado bovino no semiárido foi a primeira rendosa atividade agropastoril, no tempo que nos 250.000km2 das CAATINGAS nascia, no período chuvoso. uma infinidade de espécies de relvas e gramíneas; a criação exaustiva de gado na CAATINGA extinguiu as sementes, enquanto o clima foi se tornando inóspito em outras áreas do NEBR, e hoje não existe PASTO para alimentar o Gado na maior parte do ano.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Airta Prado
É só plantar árvores frutíferas, nativas ...deixar a cidade bem arborizada fica um ambiente agradável, fresco, gostoso de se morar, passear...
Antonio Carlos Vieira Lima
Essa planta de onde ela é originária, é conhecida como planta farmácia, por seus inúmeros benefícios, o que existe é muito alarde e nenhum embasamento técnico pra condenar essa planta. Já foi muito estudada aqui no Brasil , só foram encontrados benefícios, pois sou apicultor e defendo o nim por conhecer suas utilidades.
Jose Arlindo Nevoa
Estas árvores é excelente para destruir tubulação de esgoto, fechar poço artesiano, para chiqueiro é ótimas para porcas nunca mais dar cria, enfim plante uma perto de uma casa que vocês vão ter muitos benefícios com elas
Maria Do Socorro
Faz como no Rio ,planta árvores que der frutos
Vera Elizeu
E impressionante como algums políticos não importa com o que realmente precisa ser feito na cidade
A cidade entrgue as baratas e eles preocupados com as árvores
Que serve para refrescar um pouco a cidade que tô torrando de tao quente.
Aparecida Alcantara
E o projeto novo para o plantio é quais árvores ?
  • Responder
  • Editado
Aderval Chagas Barbosa
A vantagem dessa árvore é porque da sombra rápido e não precisa agoar e muito resistente a seca do sertão
Cleber Luis
Poxa, tem que ser no Ceará todo. Essa planta é invasora.
João Inácio
Essa árvore tem veneno e mata as abelha
Leonardo Figueiredo
Deveriam criar e aprovar um projeto de lei que torne obrigatória a inclusão de medidas de proteção ao meio ambiente e de valorização do paisagismo com espécies da flora nativa brasileira em todas as obras públicas realizadas no Estado, não existe só construir sem pensar na qualidade de vida e na natureza.
  • Responder
  • Editado
Ualis Pereira
O que já deveria ter sido feito a muito bom é as cidades em vez de arborizar às cidades só com plantas sombreiras, deveria também plantar árvores frutíferas, tanto serviria de sombra como de alimentos paras os animais e também para às pessoas.
Neucélia Leal 
Projeto para impedir já tem.
Agora qual o projeto para arborizar a cidade ?
Vamos fazer matéria com mais rigor , informado e já dando resposta objetiva.
Quando irão fazer a troca? Quem será o órgão responsável?
Qual planta será melhor que não danifique só calçadas e muros mas também o meio ambiente.
Eitá Juazeirinho feio! Digo com propriedade, porque viajo e observo.
As praças de Juazeiro tá acabada .
Só ainda temos o que somos pelos romeiros .
Hoje olhava a praça defronte ao SAME, parece favela .
Com respeito as pessoas que residem , é poque tem espaço, mais não tem investimento.
Juazeiro parou . Não se empolgue com Romeirão.
Basta andar pelas ruas .
Osvaldo Souza
Pois é bom que tragam plantas que cresçam rápido e gerem sombras como essa
  • Responder
  • Editado
Fabiano Souza Machado
Essa árvore é pra ser proibida no Brasil inteiro
Leone Santiago
Eles não querem gastar para podar( cortar),pq todo mês têm q cortar as árvores,a madeira dela é muito utilizada, vão aprovar projetos q sirvam para a população que é melhor.
Fabio Silva
A prefeitura devia distribuir árvores nativas para a população plantar…
Raliso Ferrerax
Já está quente e ainda quer tirar as árvores que tem, tem que cuidar e da saúde o caos o instalado nos postos de saude,os buracos que tem quando cobertos vira quebra molas,e a preocupação e árvores que ainda arborizar a cidade, se vão tirar as que tem pelo menos arrumar outras plantas para a população plantar.
Beto Alencar
Vamos plantar o que? Já que o governo federal listou uma série de tipos de mudas frutiferas que estão proibidas. Tudo para trazer de exportar de fora igual a tilapia,Banana,até arroz! Acorda piagentina
Dora Arrais
Deveria fazer um projeto para arborização a cidade, as amenidades de Juazeiro eram para ser arborizadas, as praças precisam ser arborizadas, um lugar arborizado só traz benefícios para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário