Post de No Cariri Tem
Severino Medeiros
Há um DITO popular de que o "brasileiro só fecha as portas depois de roubado"; todas as plantas que o governo e comunidade acadêmica trouxeram de outros continentes para supostamente melhorar o AMBIENTE do semiárido NE, contribuíram para agravar o problema de aridez e/ou desertificação; como forrageira no Século XX a algaroba trazida dos desertos secos e salinizados das américas, tendo as vagens e grãos para alimentar os gados, além da madeira para lenha, carvão, estacas de cercas, foi um desastre para o solo, para as fontes de água, e pior: a planta deixa de botar flores, vagens quando há concorrência excessiva entre elas e, mais, não aceita em seu meio as árvores nativas do NE; Salinizam o SOLO, tornando imprestável para a agricultura. Neste caso o brasileiro desinformado, estúpido abriu as portas, trazendo essa desgraça para o NEBR; Enquanto isto há uma árvore nativa do semiárido NE que tem mil e uma Utilidades, principalmente como forrageira com suas folhas, vagens e grãos; Leguminosa, grande produtora de massa orgânica, inigualável no estabelecimento de cercas, tendo em vista dispensar o uso de arame farpado; pode e deve ser cultivada para restaurar Solo degradados; quando cortada para madeira, ou colhida suas folhas como forrageira se recupera extraordinariamente; Trata-se da árvore Sabiá, ou Sansão, nome científico Mimosa caesalpiniaefolia; A criação de gado bovino no semiárido foi a primeira rendosa atividade agropastoril, no tempo que nos 250.000km2 das CAATINGAS nascia, no período chuvoso. uma infinidade de espécies de relvas e gramíneas; a criação exaustiva de gado na CAATINGA extinguiu as sementes, enquanto o clima foi se tornando inóspito em outras áreas do NEBR, e hoje não existe PASTO para alimentar o Gado na maior parte do ano.
- Responder
Airta Prado
É só plantar árvores frutíferas, nativas ...deixar a cidade bem arborizada fica um ambiente agradável, fresco, gostoso de se morar, passear...
- Responder
Antonio Carlos Vieira Lima
Essa planta de onde ela é originária, é conhecida como planta farmácia, por seus inúmeros benefícios, o que existe é muito alarde e nenhum embasamento técnico pra condenar essa planta. Já foi muito estudada aqui no Brasil , só foram encontrados benefícios, pois sou apicultor e defendo o nim por conhecer suas utilidades.
- Responder
Jose Arlindo Nevoa
Estas árvores é excelente para destruir tubulação de esgoto, fechar poço artesiano, para chiqueiro é ótimas para porcas nunca mais dar cria, enfim plante uma perto de uma casa que vocês vão ter muitos benefícios com elas
- Responder
Maria Do Socorro
Faz como no Rio ,planta árvores que der frutos
- Responder
Vera Elizeu
E impressionante como algums políticos não importa com o que realmente precisa ser feito na cidade
A cidade entrgue as baratas e eles preocupados com as árvores
Que serve para refrescar um pouco a cidade que tô torrando de tao quente.
- Responder
Aparecida Alcantara
E o projeto novo para o plantio é quais árvores ?
- Responder
- Editado
Aderval Chagas Barbosa
A vantagem dessa árvore é porque da sombra rápido e não precisa agoar e muito resistente a seca do sertão
- Responder
Cleber Luis
Poxa, tem que ser no Ceará todo. Essa planta é invasora.
- Responder
João Inácio
Essa árvore tem veneno e mata as abelha
- Responder
Leonardo Figueiredo
Deveriam criar e aprovar um projeto de lei que torne obrigatória a inclusão de medidas de proteção ao meio ambiente e de valorização do paisagismo com espécies da flora nativa brasileira em todas as obras públicas realizadas no Estado, não existe só construir sem pensar na qualidade de vida e na natureza.
- Responder
- Editado
Ualis Pereira
O que já deveria ter sido feito a muito bom é as cidades em vez de arborizar às cidades só com plantas sombreiras, deveria também plantar árvores frutíferas, tanto serviria de sombra como de alimentos paras os animais e também para às pessoas.
- Responder
Neucélia Leal ·
Projeto para impedir já tem.
Agora qual o projeto para arborizar a cidade ?
Vamos fazer matéria com mais rigor , informado e já dando resposta objetiva.
Quando irão fazer a troca? Quem será o órgão responsável?
Qual planta será melhor que não danifique só calçadas e muros mas também o meio ambiente.
Eitá Juazeirinho feio! Digo com propriedade, porque viajo e observo.
As praças de Juazeiro tá acabada .
Só ainda temos o que somos pelos romeiros .
Hoje olhava a praça defronte ao SAME, parece favela .
Com respeito as pessoas que residem , é poque tem espaço, mais não tem investimento.
Juazeiro parou . Não se empolgue com Romeirão.
Basta andar pelas ruas .
- Responder
Osvaldo Souza
Pois é bom que tragam plantas que cresçam rápido e gerem sombras como essa
- Responder
- Editado
Fabiano Souza Machado
Essa árvore é pra ser proibida no Brasil inteiro
- Responder
Leone Santiago
Eles não querem gastar para podar( cortar),pq todo mês têm q cortar as árvores,a madeira dela é muito utilizada, vão aprovar projetos q sirvam para a população que é melhor.
- Responder
Fabio Silva
A prefeitura devia distribuir árvores nativas para a população plantar…
- Responder
Raliso Ferrerax
Já está quente e ainda quer tirar as árvores que tem, tem que cuidar e da saúde o caos o instalado nos postos de saude,os buracos que tem quando cobertos vira quebra molas,e a preocupação e árvores que ainda arborizar a cidade, se vão tirar as que tem pelo menos arrumar outras plantas para a população plantar.
- Responder
Beto Alencar
Vamos plantar o que? Já que o governo federal listou uma série de tipos de mudas frutiferas que estão proibidas. Tudo para trazer de exportar de fora igual a tilapia,Banana,até arroz! Acorda piagentina
- Responder
Dora Arrais
Deveria fazer um projeto para arborização a cidade, as amenidades de Juazeiro eram para ser arborizadas, as praças precisam ser arborizadas, um lugar arborizado só traz benefícios para a população.
- Responder

Nenhum comentário:
Postar um comentário