segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

26747

 Publicação de Letras Ambientais


🚨 Porção norte do Nordeste é a região mais seca do Brasil em dezembro
.
🧐 O mapa mensal do número de dias secos mostra as regiões brasileiras que não receberam chuva, pelo menos nos últimos 30 dias consecutivos. No mapa, as áreas em vermelho indicam situação de seca-relâmpago (seca que se intensifica rapidamente, acompanhada de altas temperaturas). Já as cores em verde destacam chuvas regulares, durante o período de 11 de novembro a 10 de dezembro de 2025.
.
☀ De acordo com o mapeamento, no último mês, houve melhoria importante nos volumes de chuva em quase todo o Brasil, principalmente no Centro-Sul. Todavia, a região Nordeste ainda mostra impactos da intensa seca-relâmpago, em razão de uma massa de ar seco persistente sobre a região, pelo menor desde o mês de setembro. Atualmente, o norte do Nordeste é a área do Brasil mais impactada pela seca.
.
🗺️ O mapa semanal foi gerado no software livre QGIS, usando dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS). Esse índice de seca permite analisar a duração, frequência e gravidade das secas-relâmpago.
------------
📚 ÚLTIMOS EXEMPLARES – O Livro "Um século de secas" se tornou referência para quem tem interesse por seca, Semiárido, mudança climática e desertificação. Para adquirir a obra, de minha autoria com a pesquisadora Catarina Buriti, acesse nossa Livraria sem fins lucrativos: https://www.letrasambientais.org.br/sobre-livro
Damião Medeiros
Mesmo com a presença de La ñina que ao longo de centenas de anos tem sido favorável a uma boa oferta de chuvas na área vermelha do Mapa, normalmente já a partir de dezembro, se prolongando a junho do ano seguinte, trazendo 800mm de chuvas, o que colocaria essa área do NE fora do timbre de semiárido, que na literatura ambiental internacional é uma área da Terra que recebe de 300 a 500mm de chuvas por ano. ITIS - Instituto de Transformação e Inovação Social; Instituto nacional do semiárido. desemebrasil.blogspot.com,

Nenhum comentário:

Postar um comentário