Severino Medeiros
Patrono da Arma de comunicações do EB, comemorado no dia 5 de maio, dia do seu nascimento; em 1.922, na revolução de São Paulo, no posto maior de Marechal do Exército foi comandante das tropas oficiais, legalizadasa.
- Responder
Severino Medeiros
legalizadas.
- Responder
Áurea Daróz
Conheço sua história porque meu bisavô era seu primo e trabalhava com ele! Não consigo subir a árvore genealógica por serem primos por parte de mãe, indígena!
O trabalho de Rondon e sua equipe não era valorizado pela população, aliás, quase desconhecido. Os pais da minha bisavó nao queriam o casamento justamente pelo trabalho dele, sem prestígio.
Cândido Mariano da Silva Rondon foi um visionário, reconhecido em seu tempo muito mais no exterior do que em seu próprio país!
- Responder
Nanci Davi Davi
Tinha um certo preconceito contra militares até quando fui trabalhar numa escola com o nome de Marechal Rondon. Como sempre fazemos, fui pesquisar o tal famoso militar. Indignada fiquei ao constatar como nós brasileiros não conhecemos nossos heróis.
Marechal Rondon trabalhou arduamente nas primeiras décadas do século XX. Época que nos USA a máxima era: índio bom é índio morto.
- Responder
Zezé Baldassim
Um ser humano digno e fiel a suas origens! Em 1976, no 1° ano de faculdade (Psicologia), participei do Projeto Rondon...onde reunia vários estudantes de diversas áreas para levar um pouco de conhecimento para locais distantes e "esquecidos"....fomos para uma cidade a 600km de Salvador - Rio de contas. Foi uma experiência única!
Hoje essa cidade é referência turística da Chapada Diamantina.
Grande Marechal Cândido Rondon
- Responder
Tania Lima de Carvalho
Foi um homem de mente iluminada, e que tinha amor no coração. VIVA RONDON UM GIGANTE!
- Responder
Ildeu Moreira
Carta de Einstein propondo o General Rondon para o Prêmio Nobel da Paz em 1925.
- Responder
Nadja Oliveira
Fui bandeirante. Um ensino desbravador, maravilhoso. Devia voltar. Não perderiamos tantos jovens, se o projeto ainda existisse.
- Responder
Sonia Maria Varoli
Na minha época de escola aonde estudei minha infância e adolescência até estudamos um pouco sobre Rondon, mas não me lembrava desse feito dele. Até me lembro que minha professora de história uma vez fez nós fazermos um trabalho sobre Rondon e Santos Dumont o nosso pai da aviação. Me lembro que eu minhas amigas íamos a biblioteca para pesquisar sobre Rondon e Santos Dumont porque naquele tempo não tínhamos o avanço que temos hoje, foram mais de 2 meses de pesquisas. Mas valeu a pena, porque aprendemos muito com esse trabalho e foi tudo escrito a mão em papel sufite e com capa desenhada sei que ganhamos dez no trabalho. Esse trabalho guardei por muitos anos e minha filha mais nova teve que fazer um trabalho sobre Santos Dumont e usou meu trabalho para fazer o dela. Mas hoje infelizmente os estudos não são como antigamente, a gente ia a escola com prazer, mas hoje já não vejo o mesmo entusiasmo como o nosso, a vontade de aprender. Continua pesquisando e postando para podermos recordar nossa infância e adolescência. Obrigada

- Responder
Vera Augustinho
Aprendi muito, fui convidada na Universidade para fazer parte do projeto Rondon, mas não sabia da grandeza desse homem.
- Responder
Noemia Azevedo
Que narrativa rica, maravilhosa, que pesquisa brilhante!! E, seus escritos emocionam-me mais uma vez Fagner Oliveira, pois nos temíveis "anos de chumbo", durante a ditadura no Brasil, criaram um Projeto Rondon, como deve saber, onde depois de avaliações e rigoroso treinamento, (pois a participação impactava muito positivamente nosso futuro currículo profissonal), nós, estudantes universitários das mais diversas áreas, embrenhavámo-nos durante as férias de Julho e Janeiro em distantes, carentes e diferentes comunidades da nossa região ou de outros extremos do país, muitas vezes em difíceis condições. Participando do Projeto no meu Nordeste, nos anos de 77 a 79, tive a sorte de conviver com pessoas especiais e viver inesquecíveis experiências que moldaram para sempre minha escolha profissional pela área social e comunitária. Sempre "subvertíamos" grande parte das rígidas orientações e obrigações recebidas e juntávamo-nos à comunidade, buscando seus conhecimentos e saberes, tentanto empoderá-las o máximo que pudéssemos, mas, éramos nós que sempre saíamos enriquecida(o)s e grata(o)s. Tenho 68 anos atualmente, vivo fora do Brasil, mas muito, muito do que sou, devo àquelas vivências. Perdoe o longo comentário, mas tocou-me profundamente a alma aprender tanto, agora, sobre essa pessoa extraordinária. Não pare de pesquisar, de escrever, tens o dom, fazes o bem! Muito agradecida!
- Responder
- Editado
Marcos Antônio Gonçalves Ramos
O grande pioneiro da comunicação brasileira, o desbravador que interiorizou a tecnologia da comunicação por todo Brasil. Bravo Marechal Rondom.
- Responder
Marinete Alatrach de Moura
Na década de 1970, lembro-me bem da grande operação batizada de “Projeto Rondon”, onde estudantes universitários de todo país,se movimentavam na grande Operação Nacional, cruzando o país em equipes, de norte a sul do país, levando assistência médica, odontológica, assistência social às regiões mais pobres . Eu mesma participei da XV Operação Nacional de 1975 no RS/Ac sobre a implantação da lei 5692/71 sobre a reforma educacional brasileira que unificou o primário e o ginasial no 1º grau e tornou o 2º grau( atual ensino médio)profissionalizante é obrigatório visando preparar o jovem para o mercado de trabalho. O Lema da Operação Rondon era “Integrar para não Entegrar”
- Responder
Roberto Martines
RONDON É HISTÓRIA VIVA ATÉ HOJE, UM LEGADO DE VERDADEIRO PATRIOTA E ESTADISTA QUE MUITOS JAMAIS SERÃO COMPARADOS À ELE!!!
O PROJETO QUE RECEBE O NOME DE RONDON INFELIZMENTE DESAPARECEU DA MÍDIA; LEMBRO QUE POR MUITOS ANOS ERA MANCHETE EM TODOS OS NOTICIÁRIOS!!! DESPERTAVA NOS JOVENS A EMPATIA DE PARTICIPAR DELE, INDEPENDENTEMENTE DOS DESAFIOS E SACRIFICIOS QUE OS ESPERAVAM!!!
PARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA HISTÓRICA; FAZ MUITA FALTA NOS BANCOS ESCOLARES COMO MATÉRIA DE GRADE DE FORMAÇÃO!!!

- Responder
- Editado
Zezé Senerini
Brilhante, brilhante... Bela história de Rondon.
- Responder
Augusto Pantoja
RONDON FOI UM DOS GIGANTES DO BRASIL !
- Responder
Augusto Pinto Neto Neto
Boa tarde, Fagner, fiz parte do projeto RONDON, nos anos 80, já conhecia um pouco sobre Rondon, e agora fico orgulhoso em conhecer mais sobre esse Brasileiro formidável.
Parabéns.
- Responder
Mary Cecilia Nunes De Assis Silva
Os jovens de hoje desconhecem a história de Rondon.
A família da minha e RG Rondon de Poconé.
Mas é uma linhagem só.
- Responder
Maria Teixeira
Belíssimo texto! Digno de constar dum livro de crónicas circulando por todos os continentes.
Parabéns Jovem e obrigada pela partilha dos seus conhecimentos 
- Responder
Gilberto César De Nunes
Rondon originário de indígenas Bororó, a ele foi dado seu nome ao meridiano 52. A literatura afirma que foi um homem fantástico.
- Responder
Maria Da Gloria Soares
Grande homem. As aulas de história no currículo escolar deveria dar mais atenção a história desse herói e o que e ele fez pelo Brasil.
- Responder
Maria Lucia Duarte
Que orgulho participei de um Projeto Rondon em Passo Fundo.Recebemos Universitários da Bahia e de Pernambuco que trabalharam no interior do RS.
- Responder
Marialba Faleiros Cardozo
Obrigada por esse texto, qdo fiz o Projeto Rondon em 1977, não tinha idéia do peso e importância desse nome.
- Responder
Adelmar Graf Esbiteskoski
Esse foi o cara.Usou a cara e a coragem.
- Responder
Isabel Pimentel de Oliveira
Excelente texto sobre esse grande brasileiro. Na escola estudamos muito sobre ele e sua grande contribuição. Fagner, você poderia escrever sobre o Barão de Mauá, por favor. Obrigada.
- Responder
Vanessa Prattes
Coisa boa ler um bom texto.
Uma foto, um texto e muito saber.
Nada de IA, nada de correria.
Parabéns e obrigada.
- Responder
- Editado
Neusa Barreira
Na minha época , no ensino primário aprendemos sobre ele ,sua luta para desbravar a região amazônica
- Responder
Dione Sardinha
Realmente, você descreveu muito bem a vida desse ilustre desbravador, defensor dos indígenas e do meio ambiente. Li um sobre sua vida. Realmente,me encantei!
- Responder
Geraldo Costa Rosa
Moro na cidade de marechal candido rondon, no Paraná, fronteira com o Paraguai. A cidade homenageia esse grande sertanista, que esteve nesta região com um pelotão de soldados do exército, perseguindo o comunista Luis Carlos Prestes, que acabou fugindo para o Paraguai
- Responder
Francisco Xavier
Ganhei um livro da biografia do Marechal das mãos da Bisneta dele. Profa. Aline Rondon com dedicatória dela a minha pessoa. Em minha palestra sobre a Amazônia fecho a mesma com as palavras dele. " morrer se for preciso...matar nunca".
- Responder
- Editado
Roberto Vieira De Araújo Gonçalves Araujo
Sou filho de Militar e li um pouco sobre o Marechal Rondon.
Se atentando um pouco mais sobre os movimentos de hoje, percebo porque o nome deste Brasileiro é pouco comentado e exemplificando.
Um desperdício, a falta de reconhecimento para alguém que se dedicou a tantos.......
- Responder
Izabel Galindo
Morei muitos anos na Rua Marechal Rondon, em Recife. Conhecia a história e importância desse grande brasileiro! Verdadeiro patriota! Meu profundo respeito pela sua obra!
- Responder
Rai Sabino
No Exército Patrono das Comunicações. 


- Responder
Marcos Antonio
Meu avô Júlio Ferreira dos Santos trabalhou com marechal Rondon nas instalações de linhas telégrafo e me contava muitas passagens que acontecia com ele nas matas e ele tinha um sinal em sua coxa esquerda que era de frechada de índio mesmo assim a ordem era pra não revidar e apreendi com meu avô o caráter de homem destemido nas suas funções da época
- Responder
João Lucio Mousinho
Aqui em Santarém/PA, moro próximo a uma avenida que leva o nome dele. Meus tios e pai falavam muito sobre o trabalho dele. No entanto escola não comentavam nada na minha época.
- Responder
- Editado
Luiz Carlos Santana
Em Campo Mourão (PR) iniciei o primário e conclui na antiga Escola Municipal Marechal Cândido Rondon. E não lembro de haver aprendido essa riqueza de informações desse patrono.
- Responder
Meire Souza
Marechal Rondon,um homem brilhante!
Amei ler esse conteúdo. Tenho cinquenta anos e nunca tinha ouvido falar da sua história, Marechal Rondon.
Obrigada, @FagnerOliveira.
- Responder
Juarez Alves Sena
Esse e o brasileiro mais ilustre que o Brasil ja teve grande marechal cândido rondom
- Responder
Benildo Glorinha
O maior dos maiores homens que aqui teve! O paí das telecomunicações brasileira.
- Responder
Jucelia De Borba Alves
É necessário q saibamos , cada vez mais, dos nossos heróis para descortinar a nuvem de agonia de um Brasil injusto com seu povo. Parabéns, pela pesquisa e sua narrativa!
- Responder
Jose Menezes Teixeira
Sempre tive uma grande admiração pelo Marechal Randon pelo pouco conhecimento que tinha sobre sua vida, agora ao conhecer mais sobre os seus feitos e atitudes, minha admiração triplicou.
- Responder
Estou amando te seguir Fagner Oliveira, acho inclusive que vc deveria por tudo isso em um livro. Adoro também ler os comentários,,
- Responder
Kiko Franco
Sou fã desse cara!
- Responder
Helio de Oliveira
Uma dúvida, o posto de marechal no Brasil só é concedido em tempos de guerra? Rondon foi marechal sem guerra?
- Responder
- Editado
Carlos Amorim
Tenho o prazer de conhecer o lugar a onde ele nasceu em mimoso Mt . Tem um memorial construído turístico
- Responder
Torquato Viana
Bacana o relato, não conhecia a história dele. Um herói.
- Responder
Leidiane Mitiko Mizuno
Minha cidade chama-se Rondonópolis em homenagem à esse ilustre humano! Cidade muito boa de morar e progredir.
- Responder
Fernando Dias De Andrade
Fantástico esse texto!?
- Responder
Leila Claudete
Parabéns. Vida real contém as melhores histórias
- Responder
José Amadeu
Linda História! Não sabia desses feitos heróicos de Marechal Rondon! Isso infelizmente a Nossa História não nos conta! Que Deus abençoe o Marechal Rondon! Viva o Marechal Rondon!
- Responder
Lenilson Silva
Cândido Mariano da Silva Rondon um grande desbravador, herói nacional que poucos conhecem. Era marechal do Exército
- Responder
Marco Antonio Lembo
Ainda hoje existem pessoas q fazem da convivência com os povos originais o seu modo de vida. Graças a Deus e em memória do Marechal Rondon
- Responder
Maria Beatris Moreira Andreatta
Marechal Rondon foi um homem extraordinário como poucos nesse Brasil ! Minha avó paterna o conheceu qdo ele abria caminhos no interior de SP para as linhas telegráficas!
- Responder
Adilson Barros
Conheço a história ! Não pode ser esquecida ! Um brasileiro gigante que mostrou a verdadeira essência da brasilidade !
- Responder
Wilde Reusa


Belíssimo texto sobre esse magnífico homem e o legado deixado para nós. Quando morava em Corumbá - MS, estudava na UFMS, estávamos indo fazer um trabalho de pesquisa no destacamento da UNIVERSIDADE e era caminho da casa de RONDON. 


- Responder
Solange Simoes Blanch
Sou fã de Rondon e fiquei extremamente. decepcionada quando assisti um programa da TV (acho que foi Globo Rural) mostrando a fazenda da neta dele, onde ela alugava para estrangeiros que vinham caçar nossas onças. Ela mostrou, com todo orgulho, um exemplar magnífico caçado por um americano, era lindo e fiquei muito revoltada!
- Responder
- Editado
Suzete Nunes da Silva
Sempre admirei Rondon, eu ao contrário de ti aprendi na escola sobre a história dele mas claro que não com essa riquezas de detalhes que tu nos presentiasse.
- Responder
Sergio Medina Roman
Que história! Esse total descompromisso com a vaidade faz com que eu o veja como um verdadeiro herói!
- Responder
Luis Otavio Rodella
Esse tem meu respeito , admiração , filho de índia bororó e pai português , criado por um tio que tinha o sobrenome Rondon , maior e melhor oficial , general , marechal que esse país já teve , mal só em em tempos de guerra que tem essa patente , esse foi um exímio brasileiro , foi um homem honrrado , Brasileiro que muitos hoje com toda tecnologia , não seriam , viva Rondon , a sua memória , meus respeitos e admiração .
- Responder
Hernani Gomes da Costa
Foi escolhido por Einstein como candidato ao Nobel da paz.
Infelizmente bem poucos sabem ou querem reconhecer em qual pensador Rondon foi buscar esses ideais de fraternidade universal e de respeito à diversidade dos povos...
- Responder
Celso Hagemann
Melhor ler o livro do Larry Rother, que traz a biografia do marechal, livro imperdível
- Responder
Vicente Nascimento
Se as escolas não contam, é nos dias de hoje, porque na minha época, contavam, fazíamos até pesquisa na biblioteca sobre Rondon, trabalho escolar.
- Responder
Juliana Garcez
Nossa, me emocionei com a tua escrita e a história dele. Sabe o que faltou? Falar do projeto atual. Ainda existe, e ajuda muita gente.
- Responder
Zilda Valente Vilanova
Parabéns pelo belíssimo texto!!! Isto é cultura! Isto é um grande exemplo do que se deveria escrever e ensinar nas redes sociais, isto é história rica despida de qualquer intencão politica, crítica ou seja o que for.
Marechal Rondon é um orgulho nacional.
Um homem rarissimo que tanta falta faz no nosso Brasil! 



- Responder
Elizabeth Souza
Amei a história...a única coisa dele que sabia era dobre ser um desbravador, que instituiu s "Correios" e mais nada....um grande homem, admirável ,um herói !!!
- Responder
César Daniel Morel Centurión
Prezado Fagner...
No Estado do Paraná, tem uma cidade com o nome dele!... Um dado não menos importante, a Cidade de "Marechal Cándido Rondon"...
E outra, na década de 80, no Departamento de Alto Paraná (um Departamento é equivalente a um Estado), no Paraguay, foi fundada na região sul, a cidade de Nova Rondon, em homenagem aos colonos que partiram da cidade paranaense e se mudaram pra o meu pais, primeiros a se asentar no que em 1992 foi rebatizada como Distrito de Dr. Raúl Peña, um dos Presidentes do meu pequeno e gigante Paraguay...
O nome dele, extrapolou fronteiras!
Abraços, desde o Coração da America!!!
- Responder
- Editado
Jose Nivaldo Bezerra


o povo nescecita dessas histórias é sempre bom saber!
- Responder
Jair Noriler
Que bom conhecer a história desse valoroso brasileiro.
- Responder
Pedro Inacio Mezzomo
Usando seu nome Rondon, foi criado o Projeto Rondon. Projeto que levou muitos profissionais e estudantes a todos cantos do nosso Brasil.
- Responder
Eduardo Mendes Gomes
Ele tinha descendência indígena!
- Responder
Sandra Renata Bonilauri Mendes
Na época que eu estava fazendo escola Normal, muitas colegas participaram do projeto Rondon.
- Responder
Claudemir Vasconcelos
Rondon, um gigante!
- Responder
Ivan Doro
Mito.
Leia Um Grande Cerco de Paz, do Antonio Carlos de Souza Lima, para entender o que foi a criação do SPI e o que o sertanismo rondoniano significou para os povos indígenas "pacificados" e "nacionalizados" através do método construído pelas Comissões

Nenhum comentário:
Postar um comentário