quarta-feira, 28 de abril de 2021

Caatinga.

 Caatinga.Damiao Medeiros

Mapa do semiárido NE/MG, que engloba o sertão de caatingas, de 500.000km2 no NE e o semiárido artificial criado em 300 anos de desastre ambiental em MG; ao todo 1.200.000km2. 2) caatinga sem solo no sertão; o que se vê é o subsolo com com pedras, seixos cortantes, pontiagudos e lajedos emergentes; por não tem SOLO a vegetação nativa, raquítica não chega a 30 espécies, incluindo 4 espécies de cactos, que varia de 0,02m3/m2 no verão seco, e 0,020m3/m2 n…
Ver mais
Pode ser uma imagem de natureza e árvore
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar
1 comentário
  • Foto 1 dentro da serra, abas, grota profunda, com um riacho seco; o RN tem mais de 15.000 km2 de caatingas onduladas, sem solo, com sub solo semipermeável, onde 95% da água das chuvas escorrem para as depressões - riachos, rios daí porque tantos rios(secos) nesse mapa.
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    • Curtir
    • Responder
    • 1 min
25 min 
Compartilhado com Público
Público
Damiao Medeiros
Mapa do semiárido NE/MG, que engloba o sertão de caatingas, de 500.000km2 no NE e o semiárido artificial criado em 300 anos de desastre ambiental em MG; ao todo 1.200.000km2. 2) caatinga sem solo no sertão; o que se vê é o subsolo com com pedras, seixos cortantes, pontiagudos e lajedos emergentes; por não tem SOLO a vegetação nativa, raquítica não chega a 30 espécies, incluindo 4 espécies de cactos, que varia de 0,02m3/m2 no verão seco, e 0,020m3/m2 na época d…
Ver mais
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar
1 comentário
  • 1) caatinga; por não ter SOLO, quarto Elemento da Natureza, a vegetação ínfima em termos de espécies e número, a FAUNA que existia em outras áreas do sertão - onças, veados, antas evitavam cruzar as caatingas; roedores - Mocó, preá, punaré; camaleão, tejuaçu;, seriema; cobras; como os 4 elementos da Natureza são interdependentes significa que a grande área da caatinga (50% do sertão) impunha no sertão: a umidade do AR, temperatura, ventos; 2) corte feito na aba da serra, a rocha matriz, que tem SOLO com vegetação de Cerrado, enquanto em outras serras somente tem solo na chã, o que significa dizer que nas abas sem solo tem vegetação de caatinga; 3) várzea de um rio temporário do serão - ligeiramente plana, tem um solo de sedimentação com mais de 5m de espessura assentado na Rocha Matriz (sem subsolo); enquanto na caatinga sem solo fica menos de 5% da água de uma chuva precipitada. nas várzeas ficam 20% dos 500mm de chuvas. A várzeas, férteis, tinham vegetação nativa (porte ) de mata atlântica. 4) açude em um rio da CAATINGA (Santana do Matos-RN), vendo a Serra ao fundo, com vegetação de CERRADO. desemebrasil.blogspot.com.
    Educação Ambiental
    DESEMEBRASIL.BLOGSPOT.COM
    Educação Ambiental
    Educação Ambiental
    • Curtir
    • Responder
    • Remover prévia
    • 9 min
50 min 
Compartilhado com Público
Público
Adotou-se o dia 28 de abril como o dia da CAATINGA: Palavra indígena que significa clareira com até 2.000m2 Sem vegetação permanente; Clareiras com 2 a 8km2 cercadas por rios que já foram temporários, CERRADOS (solo e vegetação típicos) e serras, em 8 dos 9 Estados do NE, exceto MA. É o cerrado natural do NE com 250.000km2, PORQUE não tem solo de sedimentação, quarto Elemento da Natureza.
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar
1 comentário
  • Mapa do semiárido NE/MG, que engloba o sertão de caatingas, de 500.000km2 no NE e o semiárido artificial criado em 300 anos de desastre ambiental em MG; ao todo 1.200.000km2. 2) caatinga sem solo no sertão; o que se vê é o subsolo com com pedras, seixos cortantes, pontiagudos e lajedos emergentes; por não tem SOLO a vegetação nativa, raquítica não chega a 30 espécies, incluindo 4 espécies de cactos, que varia de 0,02m3/m2 no verão seco, e 0,020m3/m2 na época das chuvas; no verão seco, 30 dias após a última chuva do ano, todos os arbustos - pereiro, marmeleiro, velame liberam as folhas para diminuir a dependência de água (que não tem no chão e o AR com baixa umidade), inclusive a jurema que é leguminosa. A única planta com porte de árvore na caatinga é a favela, que foi trazida pelos escravos africanos, da família da seringueira (láctica) que produz 4 sementes em um coco., saborosíssima, cultivada em Canudos- BA e por isso cantada em prosa e verso por Euclides da Cunha, em Os Sertões; tem um espinho urticante até nas folhas e no coco; na caatinga não há o que se desmatar, e nem se planta( a não ser construindo-se o SOLO); No sertão tem caatingas, cerrados, muitos rios e suas várzeas, enquanto que a maioria das elevações tem vegetação de cerrado na chã e nas abas. desemebrasil.blogsppot.com.
     
    • Não foi possível publicar o comentário. 
      Tentar novamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário