terça-feira, 28 de setembro de 2021

Dependência e morte.

 r Ambientalista do Rio Grande do Norte

Humberto Barbosa 24 min 
.
Olá pessoal,
.
👁 Por que você acha que atribuímos as tempestades de poeira e areia, em municípios de São Paulo e Minas Gerais, somente aos fenômenos atmosféricos extremos.
.
📽O fato é que observando imagens de satélites, no dia (26/09) é percebido aspectos que poucos mencionaram na mídia. A cobertura do solo desnudo após a colheita das safras de verão e inverno de 2021, os terrenos foram arados e preparados para o plantio de grandes extensões da monocultura de cana-de-açúcar. A dimensão que as tempestades alcançaram se deve a grande medida o ambiente modificado facilitou a ocorrência do fenômeno.
.
🔥 Quem lembra quando, em 19 de agosto de 2019, o dia virou “noite” em São Paulo, por conta de partículas de fumaça, vindas de incêndios florestais, da Amazônia?
É mais uma prova de que as mudanças climáticas estão ocorrendo em uma velocidade até maior do que o IPCC tem previsto.
.
🎞 Uma rápida olhada no trailer dos filmes “Arrakis” e “Blade Runner 2049” dá uma ideia de quão apropriado é comparar o céu vermelho, nos municípios em São Paulo e Minas Gerais em 2021, com os filmes de Denis Villeneuve.
.
🎞 Não há nada mais Blade Runner do que ver um anúncio eletrônico brilhante, em meio a uma densa névoa de detritos no ar. Se a versão de 1982 não deixava claro que só um desastre ecológico transformaria a ensolarada Califórnia, num lugar constantemente ensopado por chuva ácida, "Blade runner 2049" começa com a seguinte epígrafe explicativa: "não há nem mais o que comer". Na trama, a chuva permanece impiedosa. Muros enormes impedem o mar de avançar sobre as ruas. Há áreas vastas, destinadas ao descarte de lixo. Em outras, a vegetação é morta e o ar tóxico.
.
🌎 Para vencermos o desafio da emergência climática, não devemos buscar exemplos na ficção científica, mas no passado, quando nos unimos para acabar com a chuva negra, e salvar a camada de ozônio. Esses momentos não podem se perder no tempo.
.
📚 🎙 Este tipo de conteúdo você vai encontrar, com mais profundidade, em nosso Canal do Telegram. Não deixe de entrar, é gratuito e você não deve ficar de fora: https://t.me/joinchat/AAAAAFgJq7gE8h5O9AL4bA
2 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar
2 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário