domingo, 19 de maio de 2024

22310

 

Publicações do Feed de Notícias

.
🌳 Imagens de satélites mostram floresta derrubada em Porto Alegre antes das inundações
.
⚒ O aumento das áreas verdes e alagáveis nas cidades tem sido estratégia para conter o excesso de água da chuva. Soluções baseadas na natureza ajudam a reduzir os riscos climáticos em áreas urbanas. Na China, o conceito de “cidades-esponja” se popularizou na arquitetura, caracterizadas por grandes estruturas naturais alagáveis, para que a chuva possa ser contida por um tempo. E depois, as águas rapidamente são absorvidas pelo lençol freático, sem invadir as casas.
.
🌱 As imagens dos nanossatélites PlanetScope mostram áreas do interior de Porto Alegre com áreas significativas de vegetação removida, antes das inundações. A retirada da vegetação urbana, já escassa nas cidades brasileiras, aumenta a vulnerabilidade da população aos riscos climáticos.
.
🌎 Os riscos climáticos urbanos dependem da forma de uso e ocupação do solo. O acesso a banco de dados e informações confiáveis será moeda de troca importante, para gerenciar riscos, promover prevenção e minimizar os impactos.
.
🌎 O ordenamento do uso e ocupação do solo urbano é uma responsabilidade municipal. Cabe ao município organizar o mapeamento dos riscos urbanos, conhecer sua localização, seus impactos, bem como o planejamento das medidas de mitigação e controle. Por exemplo, os riscos decorrentes do uso e da ocupação do solo englobam a instabilidade das encostas, provocada pela ocupação desordenada; enchentes, provocadas pela impermeabilização do solo
.
⚠ Os danos humanos e prejuízos materiais por inundações podem ser minimizados, desde que se disponham de sistemas de informações seguras, em tempo hábil. As técnicas de sensoriamento remoto, baseadas em dados de satélites, combinadas com Sistemas de Informações Geográficas (SIG), como o software livre QGIS, é uma dessas ferramentas.
.
⚠ Leia o artigo completo sobre o assunto "As 6 soluções da natureza que mudarão o futuro das cidades": https://www.letrasambientais.org.br/.../as-6-solucoes-da...
Pode ser uma imagem de mapa
Todas as reações:
Letras Ambientais e 1 outra pessoa
1
14
Gosto
Comentar
Partilhar
Damião Medeiros
Falando-se sobre proteção das encostas com cobertura vegetal, o litoral do NE entre RN e BA se constitui de dunas de areia e morros massapê da zona da mata NE; o desmonte de dunas para a construção da selva de pedras, impermeável, tem consequência com danos inimagináveis com relação aos elementos da Natureza - chuvas, luz solar, temperatura, umidade e má qualidade do Ar, ventilação; Contaminação da água; Clima; o desmonte dos morros de massapê na zona da mata BR para a construção da selva de pedras causas desastres ambientais do RN ao RS, inclusive lixos e esgotos urbanos, ocupação dos espaços das águas junto ao Mar para onde escorrem todos os rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário