
Grande parte do Nordeste termina janeiro com chuvas escassas
.

O mapa semanal da precipitação, baseado em dados de satélite, destaca a distribuição das chuvas nas regiões brasileiras, no período de 22 a 23 de janeiro. De acordo com o monitoramento do Laboratório Lapis, na região Nordeste, as chuvas continuaram regulares somente em áreas do oeste, ficando escassas em grande parte da região.
.

O mapeamento também destaca chuvas regulares nas demais regiões do Brasil, com
exceção apenas do sul de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.
.

O mapa da precipitação faz parte do portfólio de produtos de monitoramento por satélite, do Laboratório Lapis. Com essa ferramenta, é possível se manter atualizado sobre a distribuição das chuvas, em qualquer área do território brasileiro, com frequência mensal ou semanal.
.

O mapa semanal foi gerado no software livre QGIS, a partir do cálculo do Índice de Precipitação Padronizado (SPI). Esse índice de seca permite analisar a duração, frequência e gravidade das secas meteorológicas, usando dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS).
.

Este mapa faz parte do portfólio de produtos de monitoramento por satélite do Laboratório Lapis. Se você quer aprender a utilizar as Geotecnologias, para gerar mapas e produtos de monitoramento por satélite, você tem a oportunidade de passar 01 inteiro sendo treinado pela equipe do Laboratório Lapis. Para dominar o software livre QGIS, até o nível avançado, inscreva-se para o Curso de QGIS “Mapa da Mina”:
https://mapadamina.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário