Post de Gláucia Lima
Flávio Modesto
Não adianta apelar, no carnaval serão novamente jogadas milhares de litros de água potável fora. Uma cidade que não valoriza recursos hídricos, meio ambiente e causa animal, não adianta chorar o Itans seco. O mais importante seria às ações mais plausíveis das autoridades constituídas com o que realmente interessa a todos!
- Responder
Jucelino Ferreira
Itans grande bacia grande logo vc volta a tomar água e ficar cheio
- Responder
Francimario De Sousa
Com todo respeito a população de Caicó e a enorme representatividade que tem esse manancial para a população Caicoense, mas vejo muitas pessoas fazendo vídeos sobre o Itans apenas atrás de curtidas e likes nas redes sociais.
Não ví ninguém Cobrando as autoridades competentes para uma grande limpeza ao longo do manancial como também a retirada de lama o que veio a soterrar o açude com o passar do tempo.
Vejo muita hipocrisia e ninguém Cobrando um grande investimento para deixar esse açude pronto para a chegada dessas águas que muitos esperam, tem que cobrar a limpeza do Itans e não ficar de fotinhas atrás de curtidas.
- Responder
Nildo Gomes
Francimario De Sousa limpeza era pra o exercito fazer todos os anos ..pois o nome é batalhao
- Responder
Francimario De Sousa
O exército está a cada dia mais sucateado o máximo que consegue fazer e pintar o meio fio da "Parede".
O governo municipal junto com o estadual devem se reunir junto com o ministério do meio ambiente, DNOCS e demais ministérios para tratar de investimentos em limpeza e manutenção do manancial e seus afluentes como o açude do esguicho em Ouro Branco que também precisa desses investimentos, para assim que as chuvas voltarem estar prontos para assegurar abastecimento para as cidades.
Porém vindo do governo estadual e federal que quanto mais a população viver as migalhas e dependentes de carros pipas melhor para eles pois atraem votos para eles se perpetuarem no poder.
- Responder
Severino Medeiros
Francimario De Sousa O açude Itans não toma água a dezenas de anos porque: 1) com o aquecimento global em andamento dobrou a fuga de água nos reservatórios; 2) as chuvas estão cada vez mas irregulares; 3) construíram muitos barreiros nos afluentes do rio desse açude; 4) com a mudança climática captar e armazenar água da chuva em açude, barreiro, barragem é bestialidade humana; 5) se repetir-se, como está previsto, 6 anos seguidos com pouca chuva(como 2.012/18) todos os açudes do RN, inclusive o Armando Ribeiro Gonçalves entrarão em colapso (encheu pela última vez no ano 2.009), mas com 300mm de chuvas ao ano = 300 milhões de litros de água da chuva por km2 - um dilúvio, como se fosse uma lâmina de água de 30cm de espessura, porém isto acontece em 100, ou mais dias; quando chega a água da segunda chuva a água da primeira já sumiu, não dando tempo pra que a planta colha água do chão, por intermédio das raízes; 6) a Solução e tudo mais foi explicado ao Bispo D. Manoel Delson Pedreira da Cruz; Somos a Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio AMBIENTAL da Região Nordeste, FEMeA, desde 1.992
- Responder
Severino Medeiros
Só rezar não basta; de acordo com Gn 2,5 Deus fez a chuva; a seca NE não tem nada a ver com falta, ou escassez de chuvas, mas porque o diabo usa o Homem como MULA para: 1) quando a água da chuva se precipita no chão vira lixo; 2) a água foge daqui como o diabo da cruz; em 2.025 o território do RN recebeu 25 bilhões de m3 de água da chuva, metade da água do aquífero Guarani; nos últimos 30 anos foram construídas 20 milhões de obras hídricas, em 16 modalidades (incluindo as ideias do carro-pipa, transposição do lixo-liquido do Velho Chico), obras da indústria da seca em 1.000.000km2 de semiárido, que em 2.025 recebeu um volume de água das chuvas equivalente a 10 vezes a água do aquífero Guarani; Educação ambiental tem Nome e Endereço: RNNEBR. desemebrasil.blogspot.com
- Responder
Severino Medeiros
Captar e armazenar água da chuva em qualquer lugar para o abastecimento urbano e produção de alimentos, desde que a oferta de chuvas seja maior que 100mm/ano; Maquete do Projeto
- Responder
Severino Medeiros
Não morram á mingua por ignorância; façam como D. Manoel, bispo Franciscano, busquem a Fonte de Informações segura, real sobre os problemas ambientais do NEBR.
- Responder
Severino Medeiros
Ainda dá tempo para 2.026; matar a seca RN afogada e apagar o fogo do aquecimento global.





as chuvas estão cada vez mais irregulares.
ResponderExcluir