sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Terceira LIÇÃO de Educação ambiental.


Conscientização e Democratização da Ciência Ambiental;
É justo e necessário que os visitadores deste BLOG acompanhem essas Lições (textos) para ENTENDER as postagens a seguir.

Continuação 7

39) a água da litosfera e hidrosfera evapora para a atmosfera a partir de 5°C, no Brasil tropical. No sertão nordestino a temperatura pode chegar a mais de 40°C durante o dia de Sol, mas não implica em evaporação de água para a formação de nuvens. Por quê? A temperatura à noite é inferior a 20°C, a umidade relativa do Ar é acima de 70% e a evaporação de água do chão é menor do que durante o dia. Pergunta-se: Durante o verão as plantas e animais são mais beneficiados com água à noite? E durante a estação das chuvas?
40)A seca e as enchentes no Brasil não tem qualquer relação com escassez ou excesso de chuvas(água); as enchentes só acontecem nas cidades onde casas, prédios, ruas, calçamentos impermeabilizam o terreno e com a eliminação da cobertura vegetal impedem a infiltração de água no chão, causando enxurradas, e porque a selva de pedras toma o espaço da água pluvial com aterro e lixo.
As enchentes nos rios só acontecem com o assoreamento pela atividade agrícola paleolítica (erosão, eliminação da cobertura vegetal) e desproteção das margens e várzeas dos rios, riachos.
 A seca no Nordeste é uma farsa: o menor volume de água das chuvas precipitadas no Nordeste é de 400 bilhões de metros cúbicos por ano, 8 vezes o volume de água subterrânea que alegam existir no aqüífero guarani, dentro do Brasil. Já se fala em seca na Amazônia onde está a maior oferta de chuvas e de água no Brasil; se fala em seca no RS onde a oferta de chuvas anual é de 1.500 a 2.000L/m² por ano.
A oferta de chuvas no Planeta Terra é a mesma há 10.000 anos, mas a degradação ambiental do progresso do homem elimina incondicionalmente a cobertura vegetal, elemento primordial para o equilíbrio do clima.
 Conclusão: as chuvas se precipitam em curto período do ano e aumenta o período de verão sem chuvas. É o que acontece no Brasil; Solução: captar e armazenar racionalmente a água das chuvas durante o período chuvoso para o verão; isto não pode ser feito em barragens, açudes, onde 60% desse lixo evaporam e fogem durante 6 meses de verão.

Continuação 8

41)Quando Jesus Cristo nasceu na Palestina a oferta de chuvas era maior ou menor do que é hoje? A vazão de água do rio Jordão era maior ou menor do que é hoje? Quais são as fontes de água que suprem a água no rio Jordão? Qual delas é periódica e/ou  temporária? Ou seriam as duas fontes nesta condição?
 42)Até final do Século XIX a caatinga do sertão nordestino recebia em média 600L/m² de água das chuvas, por ano, mas nos semiáridos o volume de chuvas precipitadas por ano varia de 300 a 500L/m².
A área semiárida natural do NE é a caatinga onde a oferta de chuvas anual, hoje, é de 300 a 500L/m² 3 a 5 anos seguidos, período intercalado por um ou 2 anos com precipitação pluviométrica de 800 a 1.000L/m² ao ano. Os 300L/m² de água das chuvas acontecem no tempo de El Niño(em ação em 2.010), os 400 e 500L/m² de água da chuva ao ano é um fenômeno recente criado pela eliminação de 85% da vegetação nativa e 70% do solo agrícola, graças as atividades agrícolas paleolíticas, com fogo, herdadas do índio local e escravo africano, reforçada com a estupidez tecnológica.
1.000L/m² de água das chuvas significam uma lâmina de água com 1 metro de espessura, um Mar de água, mas 80% dessa água vão imediatamente(após a chuva) para o Mar de água salgada nos rios e riachos temporários. Captando-se e armazenando-se 5% dessa água, sem perda, sem fuga, sem minerais, sem matéria orgânica, sem lixo, sem veneno não haveria a seca, a fome, a miséria, a ignorância no Nordeste.
 Parece utopia, mas na realidade está ao alcance de todo ser racional. Diferente de alguns desertos da Terra, a caatinga nordestina é contemplada com precipitação pluviométrica acima de 300L/m² todos os anos. 70% das doenças do povo nordestino são transmitidas na água de beber das cisternas; um milhão de cisternas= 2 milhões de nordestinos doentes, por ano, porque no telhado da casa tem lagartixas, ratos, cobras, todo tipo de insetos, inclusive percevejo, besouro da doença de chagas, já que durante o verão de até 8 meses, sem chuvas, a casa e o corpo do homem são alimento, abrigo.

Continuidade 9

43)A planta investe 60% dos nutrientes(13 a 50) minerais colhidos do chão, pelas raízes, no sistema de reprodução. Igual porcentagem de gases(4 gases) e energia colhidos da atmosfera, pelos estômatos das folhas e poros da epiderme são invertidos no sistema de reprodução, primordial para a geração e manutenção da vida, defesa e preservação das espécies. Em que parte do corpo investe a bananeira, a mangueira, a macaxeira (aipim).
Os animais, inclusive o homem, alimentam-se direta ou indiretamente do corpo do vegetal - Tudo o que a gente come vem do Reino Vegetal. O homem vegetariano e herbívoro come raízes, casca(canela+), caule, folha, flor, fruta, semente; come a carne, leite, ovos, mel de abelhas fornecidos por animais.
Parte dos nutrientes minerais e gases que integram os alimentos ingeridos por nós, animais, são naturalmente expelidos nos excrementos - fezes, urina, suor espontâneos. Como esses nutrientes excretados pelo corpo animal poderiam voltar ao solo(ciclo) para integrar novas plantas, vida?
Qual o único animal da Terra que não obedece a essa Lei natural, vital?
44)O sangue, a massa encefálica do homem tem mais de 80% de água. São as partes do corpo animal que apresentam maior porcentagem de água. Se o homem beber água com minerais, matéria orgânica(incluindo os microrganismos vivos ou mortos) isto pode afetar seu sistema imunológico?
O pH na água de beber não pode ser menor que 5 ou maior que 8. A água da chuva, no NE, tem pH 6,4.
45)O Ar Atmosférico puro tem 21% de oxigênio, mas as células animal e vegetal são formadas de 65% de oxigênio, sendo a maior porcentagem de átomos no corpo humano. Como se estabelece essa relação entre a oferta de oxigênio na atmosfera e a demanda de oxigênio no organismo da gente?
46) a função do oxigênio na célula do vegetal é diferente da função do oxigênio na célula do animal. Explique.
47)O reino vegetal expele(expiração) oxigênio na atmosfera, mas também coleta oxigênio(inspiração). Como e por quê?
48) O volume de oxigênio expelido é diferente do volume de CO2 inspirado?

Continuidade 10

49)A  gripe no homem(e na maioria dos animais) é causada por um vírus. Esse vírus causa doenças nos vegetais? O vírus da gripe se propaga também através do Ar Atmosférico; isto significa que o vírus é aeróbico?
 Podem-se eliminar os microrganismos anaeróbicos com oxigênio?
 50) os primeiros antibióticos eram feitos com material biológico de fungos para combater infecções causadas por bactérias nos corpos dos animais; por intermédio do processo metabólico os fungos do antibiótico eliminam as bactérias; a infecção no corpo animal é conseqüência do processo metabólico das bactérias?
51) a nomenclatura da palavra "antibiótico" significa contra-a-vida-microscópica. O homem é originariamente microrganismo (espermatozoide), o corpo é constituído de células microscópicas e no seu corpo há vários tipos de microrganismos benéficos ao funcionamento do organismo; Pergunta: os antibióticos podem destruir células boas e microrganismos úteis do corpo humano?
O USO excessivo do antibiótico pode torná-lo ineficiente?
52)Os microrganismos são aeróbicos ou anaeróbicos. Quais desses microrganismos podem viver naturalmente na atmosfera?
 53) A molécula de água H2O foi montada inicialmente na atmosfera, água no estado gasoso(1º estado) há 3,6 bilhões de anos. De onde vieram inicialmente os gases H e O que compõem a água?
Toda água que tem contato com o chão perde suas propriedades físicas por atrair eletronicamente, por covalência e/ou eletrovalência, minerais, matéria orgânica, lixo, sujeira. Existe água subterrânea H2O?
A água das chuvas no NEBR é água doce; existe água subterrânea doce?

 A água é salobra ou salgada devido a presença de vários sais naturalmente presentes no chão, porém o cloreto de sódio é o mineral mais significativo. Na água do Oceano Atlântico do NEBR é de 35 gramas de sal por litro de água, mas tem cerca de 50 outros minerais, o que mostra que o mar contém uma mistura, onde a água é solvente ou substrato. No sertão do Nordeste há água subterrânea salgada com 3 gramas de sal por litro de água, um processo recente. O salitre é um sal artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário