[ATUALIZAÇÃO] Número de dias secos aumenta no Nordeste nos últimos 30 dias
.
Um mapeamento feito pelo Laboratório Lapis mostrou uma piora na situação da seca no Nordeste do Brasil. Desde o início de setembro, um bloqueio atmosférico afeta grande parte da região. A irregularidade das chuvas é consequência de uma seca prolongada, associada às altas temperaturas.
.
No mapa atualizado do número de dias secos, o vermelho destaca as áreas com seca há mais de 30 dias. O norteste da região Norte também enfrenta uma sequência de vários dias secos. O Laboratório identificou, a partir de estudos, que esse mapa é o produto de satélite mais adequado para se estimar secas-relâmpago.
.
As secas-relâmpago são períodos de ausência ou redução abrupta das chuvas, levando ao início de uma seca repentina, acompanhadas por altas temperaturas. Uma seca-relâmpago faz com que as lavouras sejam perdidas de forma muito mais rápida do que durante às longas secas convencionais, quando o processo era mais lento e gradativo.
.
É muito mais difícil prever secas-relâmpago usando modelos climáticos globais, em razão da instabilidade do clima e das limitações dos dados/ferramentas atuais. Por isso, o Laboratório Lapis já usa Inteligência Artificial (IA) para estimar esses eventos extremos de curta duração.
.
O produto de satélite “mapa do número de dias secos” mostra a frequência das chuvas nas regiões brasileiras, no período de 17 de outubro a 15 de novembro deste ano. No mapa, as áreas na cor vermelha indicam onde não ocorreu chuva, nos últimos 30 dias. Já as áreas em verde, mostram chuvas regulares ou os locais que tiveram apenas de 1 a 3 dias sem chover, durante o período.
--------------
Para mais informações sobre a previsão do Lápis de seca para o Nordeste em 2025, acesse o post completo: https://www.letrasambientais.org.br/.../laboratorio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário