Publicações do Feed de Notícias
.
O produto de satélite mais utilizado para aumentar a produtividade agrícola
.
Dados de satélites, aplicados à agrometeorologia, tornaram-se ferramentas essenciais para o aumento da produtividade na agricultura. A utilização das Geotecnologias nesse setor já é uma tendência.
.
Uma das dificuldades encontradas pelo profissional da agricultura é estimar os níveis de evapotranspiração no campo. Para isso, o produto evapotranspiração (ET) tem sido muito utilizado no planejamento da irrigação das lavouras. A ET é um produto de satélite importante para o manejo hídrico, sobretudo para se planejar a irrigação.
.
Existem muitas limitações para o produtor rural ou o profissional da agricultura estimar os dados dessa variável em campo. Isso porque o percentual de ET depende de vários fatores, como umidade do solo, demanda atmosférica, volume de chuva na bacia hidrográfica e tipo de bioma.
.
Para se utilizar o potencial desse produto, são necessários dados de alta resolução temporal, o que possibilita monitorar o balanço hídrico do agroecossistema, ao longo do tempo. Isso acontece porque as imagens de baixa resolução não detalham, de forma suficiente, as diferentes formas de uso da terra, reduzindo a precisão espacial da estimativa de evapotranspiração.
.
Já imagens de satélites com alta resolução e capacidades multiespectrais, bem como com elevada frequência temporal, tornam-se uma ferramenta poderosa, para obtenção da ET.
.
O mapa é um exemplo da estimativa do percentual de evapotranspiração, nas diferentes regiões brasileiras. Ele faz parte do portfólio de produtos de monitoramento do Laboratório Lapis, processado com uso do software livre QGIS. Com esse produto, os profissionais podem estimar adequadamente a quantidade de água necessária à irrigação.
.
Se você quer aprender a utilizar essas ferramentas de Geotecnologias, você tem a oportunidade de passar 01 inteiro sendo treinado pela equipe do Laboratório Lapis, para dominar o software livre QGIS, até o nível avançado. As inscrições para o Curso de QGIS “Mapa da Mina” estão sempre abertas neste link; https://mapadamina.org.br
Todas as reações:
1Letras Ambientais1
Gosto
Comentar
Partilhar
Damião Medeiros
Em suma: os vegetais, flora, e os animais, fauna -agropecuária necessitam (se constituem de mais de 65% ) de água nos seus corpos de matéria); água doce nas terras emersas e salgada nos Oceanos; a célula, elemento básico da vida na Terra tem a água, FLUIDO, em volume X massa, como principal Elemento; a água é um fluido de baixa viscosidade, grande massa específica (1L=1kg); todo fluido é capaz de escoar, e sempre toma a forma do seu recipiente; o volume de água da chuva no território BR dá, matematicamente, para abastecer a Humanidade (7,5 bilhões) durante 113 anos; cientificamente a produção de alimentos (agropecuária) no BR utiliza a milionésima parte do volume de água das chuvas; a lavoura precisa de água (solo úmido) do plantio à colheita durante 90 dias (média), todavia é comum durante o período chuvoso, até na Amazônia, passar muitos dias sem chuvas, quando dobra a fuga de água no SOLO, nos corpos de plantas e de animais, rios, reservatórios; a agriCULTURA deve EVOLUIR, planejando captar e armazenar água da chuva sem perda, sem contaminação, junto a área de Plantio; para cada hectare cultivado reservar uma área de um hectare para o Projeto de captação e armazenamento de água, em pauta; Somos todos responsáveis; Temos dito!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário