sexta-feira, 20 de junho de 2025

25672

 O Brasil tem as maiores fontes de energias limpas. 1) Energia de futuro.

Na Natureza existem dezenas de fontes de energia, algumas ainda desconhecidas do homem; o homem criou, por transformação, outro tanto de fontes de energia.
O corpo vivo de microrganismos, vegetais e animais são fontes de energias físico-químicas. A energia desses corpos vem do Sol, mas também é criada no organismo vivo, por transformação, a partir da energia solar absorvida nos alimentos e armazenada pelo corpo vivo.
Energia de grande escala é usada pelo homem para gerar trabalho em seu benefício, entre as quais a elétrica, eólica, mecânica, solar, nuclear, química, tudo visando o seu bem-estar, para o seu progresso.
Emprega-se uma fonte de energia, (ou um tipo de energia) para se ter outro tipo de energia.
Os ventos têm a energia eólica que transformada em energia mecânica gera energia elétrica; a energia nuclear, com a fissão do núcleo dos átomos, energia calorífica que se transforma em energia elétrica;
A força (mecânica) da água corrente dos rios e nas represas se transforma em energia elétrica; a energia luminosa e calorífica do Sol é energia fotovoltaica que gera energia elétrica; a energia elétrica se transforma em energia mecânica ou calorífica/luminosa; o combustível fóssil animal, petróleo, é energia química que se transforma em energia mecânica, a energia fóssil vegetal (carvão) também é energia química;
A força mecânica do vácuo (ausência de ar em ambiente fechado) e a força mecânica do ar comprimido (hidráulica= gás ou líquido) se transformam em energia mecânica;
A energia química resultante de reações físico-químicas é armazenada em acumuladores (baterias) para gerar energia elétrica e posteriormente convertida em energia luminosa/calorífica. Abordaremos as fontes de energia que não poluem, não degradam, não causam danos ambientais e que são partes naturais do “meio”, do ambiente.
Este é o objetivo de Um Ser Consciente, racionalidade plena, o que é diferente da idéia de se ter energia com a queima de combustíveis fósseis – petróleo e carvão; de se queimar matéria orgânica – óleo de mamona, álcool de cana-de-açúcar ou de mandioca, madeira verde; Diferente da geração de energia elétrica nas turbinas das hidroelétricas, que depende da água corrente no rio;
A matéria fóssil é lixo –onde tem petróleo e carvão não há vida; a matéria orgânica e a água das chuvas para as hidroelétricas dependem do clima, além disto, o USO desses elementos significa consumir, gastar, destruir, situação Insustentável.
Quanto ao USO da energia nuclear para gerar outros tipos de energia (elétrica, mecânica, calorífica) já está provado por desastres contemporâneos (e com os que virão) que os primeiros erros de manipulação desencadearão a extinção da vida na Terra. Por outro lado, não há como integrar seus resíduos à Atmosfera.
Falaremos de energias limpas, inesgotáveis, coerentes com a vida e com o ambiente, prontas para serem “utilizadas”, dependendo apenas de adaptação científica: eólica, marítima, solar, química, á vácuo e a hidráulica.
A energia eólica (dos ventos), energia mecânica, é empregada largamente em toda Terra, e com muito sucesso no Nordeste Brasileiro, não havendo o que acrescentarmos em termos de informação;
A energia marítima é energia hidráulica-mecânica: 1/3 de toda energia elétrica consumida na Terra é produzida na água dos Oceanos, nas correntes marítimas e nas ondas do Mar.
O Mar do Nordeste Brasileiro tem as 2 únicas correntes marítimas do Brasil, uma da direção Sul e a outra da direção Norte se encontram(cruzam) no RN. Essas correntes marítimas são verdadeiros rios dentro do Mar nas quais podem se instalar (fixar) usinas que funcionam com turbinas, os mesmo princípios das hidroelétricas dos rios, com a diferença de que não precisa de cachoeira ou represas para aumentar a força da correnteza da água, que é constante.
O litoral nordestino contemplado com essas correntes marítimas tem mais de 3.000km de extensão, podendo instalar uma usina, nessas correntes, a cada 500m de intervalo, mais de 5 mil usinas, energia elétrica suficiente para abastecer todo o Brasil; nas ondas dos mares bravios do Nordeste podem se instalar milhares de usinas para gerar energia elétrica e já foi provado, na prática, que pode-se gerar 5.000KW/h por hectare de mar(10.000m² de ondas).
A energia gerada nas turbinas de vento (eólica) e nas turbinas hidroelétricas do Mar será aplicada para iluminação urbana, para os eletrodomésticos, para alimentar os motores elétricos do campo, e o excedente dessa energia pode ser armazenado em acumuladores de energia – baterias, para acionar os automóveis de motor elétrico (do futuro).
De todas essas fontes de energia há duas que são descomunais, confiáveis, que atendem a todas as exigências de segurança e eficiência: a energia calorífica e luminosa do Sol e a energia mecânica do vácuo e hidráulica do Ar.
A energia do vácuo e hidráulica do Ar exige mecanismos que convertem energia mecânica do Ar em energia mecânica condicionada pelo mecanismo criado, adaptado;
A energia luminosa e calorífica do Sol é incidente(nos corpos) e refletida de acordo com a cor, textura e dimensões dos corpos vivos e amorfos que integram a Terra; exemplo: um espelho reflete uma luz cuja intensidade é superior à intensidade da luz(solar) incidente no espelho; existe dezenas de materiais fotossensíveis, entre os 92 elementos minerais da natureza; há também os materiais semi-condutores.
Todos os corpos da Terra absorvem e refletem a luz solar. As pessoas de cor negra absorvem mais luz solar do que as pessoas de pele clara e conseqüentemente as pessoas de cor negra sofrem mais (e suam mais) por causa da luz do Sol.
O Brasil está com 80% do seu território na área da Terra que recebe uma grande intensidade de luz solar e se considerarmos as dimensões dessa área chegaremos à conclusão que o Brasil é contemplado com um descomunal volume de energia solar; a atual tecnologia da humanidade não aproveita esse potencial energético; calcula-se que em um quilômetro quadrado do território brasileiro há, a todo instante, durante o dia, energia solar suficiente para se produzir dezenas de bombas atômicas.
A energia hidráulica gerada com líquidos e gases obedece a leis da mecânica dos fluidos, é do domínio público, mas é pouco aproveitada porque depende de equipamentos mecânicos construídos especificamente com esse fim; a energia do vácuo é descomunal e consiste em criar-se um ambiente de onde se retira o Ar(existente em todo ambiente da Terra), mas depende de equipamentos específicos; é fonte de energia conhecida apenas experimentalmente; precisa ser considerada pela sua ilimitada potencialidade.
Até o ano 2.160 esgotam-se todas as fontes de energia fósseis; até o ano 2.050 o Rio São Francisco, que fornece energia elétrica para o Nordeste terá uma vazão (média) de água reduzida, insuficiente para mover as turbinas das hidroelétricas;
No Brasil haverá outros rios em situação idêntica; Felizmente, como já vimos, há, no Brasil, fontes para fornecer energia para toda Humanidade. Isto nos leva a afirmar, com muita convicção, que a partir de meados do Século XXI a área ocupada hoje pelo Brasil será a pátria de metade da humanidade de então, graças à abundância de energia, e de água doce para se produzir alimentos.
Transcrito do Informativo O Veredicto. O Brasil vai sediar o grande forum de debates sobre questões ambientais - a COP 30, que dá ênfase ao uso de energias limpas renováveis; a Eco92, em 1.992 no RJ foi o primeiro Forum de alcance mundial, no Brasil, para se debater temas relacionados aos problemas sócio-ambientais do Planeta Terra, quando aquele evento trouxe um ganho enorme a ponto de o Brasil criar em 1.994 o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da integração Nacional; de lá para cá esses ministérios sofreram descrédito e denominações diferentes a cada governo; Atualmente a economia brasileira está em frangalhos, se sustentando a duras penas com a exportação de alimentos- grãos e produção animal, tendo em vista a vocação brasileira beneficiada pelo clima favorável; com o aquecimento global em andamento o clima está errático em todo mundo, e não é diferente no BR; as regiões produtoras de alimentos estão sofrendo, ora com secas, ora com inundações devastadoras; o Brasil eternamente deitado em berço esplêndido não se preparou para essa Mudança extraordinária; ao sediar a COP30 o Brasil se instruiu para seguir a ideia desse Forum em substituir as fontes de energia sujas, limitadas- carvão mineral e petróleo, por fontes de energia, limpas, inesgotáveis, das quais o Brasil é DETENTOR como nenhuma outra parte, ou país da Terra; Metade dos povos da Terra são alimentados economicamente por petróleo, mas não há petróleo em 70% do Planeta; o Brasil tem petróleo no Mar, um pouco de petróleo no Continente, e recentemente foi descoberto petróleo as margens do Rio Amazonas, no BR, como acontece em outros países amazônicos; em princípio o poder executivo se mostrou reticente com a exploração de petróleo no Amazonas, visto que apesar da tecnologia, há notícias de muitos desastres ocorridos, que danificaria irremediavelmente o ambiente, a vida e esse extraordinária e principal artéria por onde circula o fluido, a água doce no estado líquido, que intervém naturalmente na vida de todos continentes e todos os Oceanos; O legislativo brasileiro, entretanto, não só é favorável a exploração de petróleo na Amazônia, como forma de salvar a economia brasileira, como desestimula investimentos em Fontes de energia limpa. inesgotável, como também inibe o aproveitamento dessas fontes, em substituição ao petróleo; O Brasil está entre a cruz e a espada, visto que a COP30 vai bater de frente com o governo Brasileiro, desestimulando programa do petróleo, oferendo inclusive recursos para exploração de fontes de energia limpa. Conheçam Um Projeto de Água para Um Projeto de Vida, desta Fonte - Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio Ambiental/1.992; siga-nos e seremos UM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário